nº 9 :: 30 de Outubro / 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Fisenge promove seminário de formação sindical  

                                                                             

A Fisenge irá promover entre os dias 8 e 9 de novembro o seminário de formação “Sindicalismo no Brasil: História, Concepções, Estrutura e Financiamento”. No primeiro dia, o professor Helder Molina irá palestrar sobre o movimento sindical no país e as concepções atuais sobre a estrutura da entidade. No segundo dia, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) irão explanar sobre a estruturação financeira das entidades e o imposto sindical. Logo em seguida, haverá a mesa “A Organização Sindical dos Engenheiros no Brasil: História, concepções e estruturação atual”, coordenada pelo diretor do Senge-RJ, Agamenon Oliveira e pelo diretor da Fisenge, Roberto Freire, autor da dissertação “A Consenge e o novo sindicalismo dos engenheiros: rupturas e permanências”. 

   Programação completa AQUI 


Pela demarcação das terras indígenas da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS                                                                              

Desde 1991, apenas oito terras indígenas foram homologadas para esses indígenas que compõem o segundo maior povo do país, com 43 mil indivíduos, que vivem em terras diminutas. Por tudo isso, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) pede a devida demarcação de terras, de acordo com reivindicação dos povos indígenas. Ainda com todas estas ameaças e contexto de violência, os indígenas resistem e prometem resistir mais. Resistimos juntos, lado a lado pelo direito de realmente viver, e não apenas sobreviver, uma vez que estes povos vivem em situação extremamente limitada com alimentação, ameaças de pistoleiros. Não podemos permitir a extinção de comunidades tradicionais, que são o Brasil. Não decretemos o genocídio de um povo. Pelo direito do bem viver. Pelos direitos dos povos tradicionais e da demarcação de terras.  

Leia a nota completa AQUI


Conselho de Enlance Brasil encaminha preparativos para 3ª Conferência UNI Américas 

Aconteceu no dia 22 de outubro, na sede da Fisenge, a reunião do Conselho de Enlace UNI-Brasil. Na pauta, preparativos para a 3ª Conferência UNI Américas, que será realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Montevidéu, capital do Uruguai. Na ocasião, serão realizadas Conferências da UNI Américas Finanças e UNI Américas Gráficos, além das Conferências de Mulheres e de Juventude. Estiveram presentes na reunião: o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt; Márcio Caldas (Fecomerciários); Lucilene Binsfeld (CONTRACS/CUT); Mário Luiz (Contraf CUT); Jacira Carvalho (SEEB-GO – UGT); Rumiko Tanaka (Contec-UGT).


Fisenge encaminha documento a parlamentares pedindo parecer contrário ao PL 7607/10

Foi encaminhado no dia 23 de outubro, um documento ao deputado Onix Lorenzoni e demais parlamentares das comissões, solicitando parecer contrário ao Projeto de Lei nº 7607/10. O PL dispõe sobre a regulamentação da profissão de zootecnista e retira as atribuições e competências dos engenheiros agrônomos na área. “Somos a favor da regulamentação da profissão, mas contrários à retirada das atribuições dos engenheiros agrônomos. Suprimir um direito estabelecido em lei representa um retrocesso. A contribuição do engenheiro agrônomo é enorme no âmbito do desenvolvimento da pecuária brasileira, uma vez que esta área é um dos principais pontos de sua formação. A retirada destas atribuições significa um grande prejuízo ao desenvolvimento do país”, argumentou o presidente da Fisenge e engenheiro agrônomo, Carlos Roberto Bittencourt.

Nota na íntegra AQUI


Blecaute traz à tona debate sobre condições de trabalho

Pouco antes da meia-noite, estados do Norte e do Nordeste sofreram um blecaute total nesta quinta-feira, dia 25. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o Sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste. Coincidentemente, representando a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Freitas esteve no mesmo dia, em Brasília, para uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia a matéria completa AQUI  


Senge-RJ lança sistema de votação via internet

A partir de 1º novembro será lançado o Vota Senge, um novo sistema de votação eletrônica, via Internet. Desenvolvido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), ele foi elaborado com base na segurança, transparência, confiabilidade e sigilo do voto. “Esta é uma das discussões que existem no campo Confea/Crea. A votação via internet vem modernizar e trazer transparência ao processo eleitoral. Além disso, possibilita o aumento da participação. Acreditamos que esta é uma iniciativa pioneira no Senge Rio e que pode ser reproduzida por outras entidades de classe”, comenta o presidente do sindicato, Olimpio Alves dos Santos.

Leia mais AQUI


Presidente do Senge-PR pede fim do uso do amianto no Brasil

Em seminário realizado no dia 26, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak pediu o banimento definitivo do uso da fibra mineral no Brasil. “Devemos seguir o exemplo de outros países, que já eliminaram e proibiram a utilização do amianto e, dessa forma, protegeram a vida dos trabalhadores expostos a esse minério”, ressaltou. As principais doenças causadas pelo contato com o amianto são a asbestose, que é uma fibrose no pulmão e o mesotelioma, um raro tipo de câncer, muito agressivo, sem tratamento adequado e de rápida letalidade.

Leia mais AQUI


Jovens e mulheres se destacam na eleição do Seagro-SC

No dia 6 de novembro, acontecem as eleições do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) para a nova Diretoria – gestão 2012/2015. A única chapa inscrita é “Renovar para Avançar” e tem por objetivo trazer uma renovação de nomes para dar continuidade aos avanços do sindicato. Para isso, compôs uma diretoria com 40% de jovens profissionais que ingressaram recentemente no mercado de trabalho. Mesmo a chapa sendo única, a Diretoria do Seagro considera importante a participação de todos nas eleições para dar maior legitimidade ao processo democrático e mostrar a força da categoria.

Além da participação dos jovens, outra novidade destas eleições é a maior representatividade feminina na Diretoria. A chapa conseguiu reunir 16 engenheiras agrônomas, seis a mais do que na última eleição, um recorde em toda a história do sindicato. A composição de mulheres corresponde a 25% da diretoria executiva e 18% da diretoria geral, um dado muito relevante, já que no Seagro apenas 8,8% dos associados são mulheres.


Senge-ES promove capacitação profissional a detentos

Quando chamado, o aluno levantava de seu lugar e acompanhado por um familiar, recebia seu certificado sob aplausos. Parecia uma formatura comum, mas havia uma diferença: toda cerimônia estava sendo realizada na Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV-II). O curso Instalador de Gesso Acartonado (Drywall) é uma iniciativa inédita do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-ES) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES) do Espírito Santo, com SESI/SENAI, Rede Cidadã e Placo do Brasil. O objetivo é garantir a ressocialização dos detentos por meio da qualificação profissional.

Leia mais AQUI


Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança documentário

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual a Fisenge faz parte, comemora 10 anos de lutas e mobilizações com o lançamento do documentário sobre a história da organização e da aprovação da Lei de iniciativa popular que consolidou a Ficha Limpa no Brasil. O MCCE uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas, apartidário e que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral.

Confira o vídeo completo AQUI


Clipping Fisenge

Confira aqui as notícias da Fisenge veiculadas na mídia. Basta clicar nas entidades abaixo.

CUT
AEPET – Demarcação das terras indígenas
AEPET – Blecaute no Nordeste
JusBrasil
Sisejufe
Só Esquerda
Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)