Fisenge promove seminário de formação sindical
A Fisenge irá promover entre os dias 8 e 9 de novembro o seminário de formação “Sindicalismo no Brasil: História, Concepções, Estrutura e Financiamento”. No primeiro dia, o professor Helder Molina irá palestrar sobre o movimento sindical no país e as concepções atuais sobre a estrutura da entidade. No segundo dia, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) irão explanar sobre a estruturação financeira das entidades e o imposto sindical. Logo em seguida, haverá a mesa “A Organização Sindical dos Engenheiros no Brasil: História, concepções e estruturação atual”, coordenada pelo diretor do Senge-RJ, Agamenon Oliveira e pelo diretor da Fisenge, Roberto Freire, autor da dissertação “A Consenge e o novo sindicalismo dos engenheiros: rupturas e permanências”.
Pela demarcação das terras indígenas da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS
Desde 1991, apenas oito terras indígenas foram homologadas para esses indígenas que compõem o segundo maior povo do país, com 43 mil indivíduos, que vivem em terras diminutas. Por tudo isso, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) pede a devida demarcação de terras, de acordo com reivindicação dos povos indígenas. Ainda com todas estas ameaças e contexto de violência, os indígenas resistem e prometem resistir mais. Resistimos juntos, lado a lado pelo direito de realmente viver, e não apenas sobreviver, uma vez que estes povos vivem em situação extremamente limitada com alimentação, ameaças de pistoleiros. Não podemos permitir a extinção de comunidades tradicionais, que são o Brasil. Não decretemos o genocídio de um povo. Pelo direito do bem viver. Pelos direitos dos povos tradicionais e da demarcação de terras.
Leia a nota completa AQUI
Conselho de Enlance Brasil encaminha preparativos para 3ª Conferência UNI Américas
Aconteceu no dia 22 de outubro, na sede da Fisenge, a reunião do Conselho de Enlace UNI-Brasil. Na pauta, preparativos para a 3ª Conferência UNI Américas, que será realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Montevidéu, capital do Uruguai. Na ocasião, serão realizadas Conferências da UNI Américas Finanças e UNI Américas Gráficos, além das Conferências de Mulheres e de Juventude. Estiveram presentes na reunião: o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt; Márcio Caldas (Fecomerciários); Lucilene Binsfeld (CONTRACS/CUT); Mário Luiz (Contraf CUT); Jacira Carvalho (SEEB-GO – UGT); Rumiko Tanaka (Contec-UGT).
Fisenge encaminha documento a parlamentares pedindo parecer contrário ao PL 7607/10
Foi encaminhado no dia 23 de outubro, um documento ao deputado Onix Lorenzoni e demais parlamentares das comissões, solicitando parecer contrário ao Projeto de Lei nº 7607/10. O PL dispõe sobre a regulamentação da profissão de zootecnista e retira as atribuições e competências dos engenheiros agrônomos na área. “Somos a favor da regulamentação da profissão, mas contrários à retirada das atribuições dos engenheiros agrônomos. Suprimir um direito estabelecido em lei representa um retrocesso. A contribuição do engenheiro agrônomo é enorme no âmbito do desenvolvimento da pecuária brasileira, uma vez que esta área é um dos principais pontos de sua formação. A retirada destas atribuições significa um grande prejuízo ao desenvolvimento do país”, argumentou o presidente da Fisenge e engenheiro agrônomo, Carlos Roberto Bittencourt.
Nota na íntegra AQUI
Blecaute traz à tona debate sobre condições de trabalho
Pouco antes da meia-noite, estados do Norte e do Nordeste sofreram um blecaute total nesta quinta-feira, dia 25. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o Sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste. Coincidentemente, representando a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Freitas esteve no mesmo dia, em Brasília, para uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia a matéria completa AQUI