nº 32 :: 30 de Junho / 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email


nº 32 :: 30 de Junho / 2013

20 anos de fundação da Fisenge: Reforma Política em 2006

No jornal de março de 2006, a Fisenge publicou uma entrevista com o então deputado federal, Mauro Passos (PT-SC), que falou sobre a reforma política, implantação da TV Digital no Brasil e petróleo.

 

“A Fisenge continua debatendo fortemente a questão da Reforma Política, principalmente nos pontos de interesse aos engenheiros em geral”, março de 2006.

 

 

 

 

 

 


.:. Informativo eletrônico nº 32 :: 30 de Junho / 2013 .:.


 

Reforma Política: pauta histórica da Fisenge ganha força com mobilização nacional

As manifestações – que iniciaram devido ao aumento da tarifa do transporte público – estão trazendo para o debate nacional a reforma política. A presidenta Dilma Rousseff anunciou a realização de um plebiscito popular para definir os pilares da reforma. A Fisenge faz parte do Movimento Nacional de Combate à Corrupção (MCCE) e participa ativamente das mobilizações pela reforma do sistema político e contribuiu para a formulação da Lei Ficha Limpa. Ainda este ano, a federação realizou um seminário sobre o tema e lançou o documento: “Fisenge pela radicalização da democracia”.

 

Confira o documento completo AQUI

 

 


Saiu o CNPJ da Confetu

A Confederação dos Técnicos e Trabalhadores Universitários (Confetu) teve seu pedido de CNPJ aceito pela Receita Federal, nesta quinta-feira, dia 27. De acordo com o presidente da Confetu, Clovis Nascimento este é um importante passo na construção da confederação.


Senge-MG: Termina o julgamento do Dissídio da Cemig

O julgamento do Dissídio Coletivo dos eletricitários terminou nesta quinta-feira, 20 de junho. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) aprovou reajuste salarial de 6%. A empresa estava oferecendo, desde 2012, o percentual de 4,5%, que estava abaixo da inflação medida para o período. O Tribunal manteve a cláusula da periculosidade sobre o salário base e a verba de 1,2% sobre a folha de pessoal para avaliação de desempenho. Além disso, manteve a eleição para DRP da Forluz.  O TRT aprovou, ainda, o mesmo percentual do salário, ou seja, 6% para o reajuste das demais cláusulas econômicas e aprovou garantia de emprego de 4 meses. Para o vale alimentação/refeição, o Tribunal aprovou reajuste de 4,5%, considerando a inflação de fevereiro a outubro. A sentença determina, ainda, que a Cemig deve estabelecer política contra o assédio moral e que a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) seja de 4 anos, retroativo a 1º de novembro de 2012.

Leia mais AQUI


 

Senge-BA: Entidades alertam para desvalorização de quadros técnicos da prefeitura e do estado  

 

Representantes do Crea-BA, do Sindicato dos Engenheiros (Senge-BA) e da Associação Municipal de Engenheiros e Arquitetos de Salvador (Asmea) se reuniram na quarta-feira (19) para discutir ações conjuntas voltadas para a valorização profissional dos quadros técnicos da Prefeitura de Salvador. O encontro foi aberto pelo presidente da Associação, engenheiro Ronald Silva, que destacou os problemas gerados pelo avanço da contratação, por parte dos gestores municipais, de profissionais terceirizados para atuar em áreas que exigem habilitação e qualificação técnicas. “Além de promover a desvalorização dos quadros técnicos existentes, essa prática compromete a adequada fiscalização de projetos e obras realizadas no município. Os terceirizados são contratados como encarregados mas, na prática, exercem a função de engenheiros e, em muitos casos, assinam projetos”, alertou Silva.

Leia mais AQUI


Senge-VR: Engenheiros recusam 2ª proposta do Acordo Coletivo 2013-2014 por unanimidade  

Os Engenheiros da CSN recusaram por unanimidade a proposta do Acordo Coletivo 2013-2014 da empresa, em assembleia na sexta-feira, dia 21. A oferta da empresa foi repudiada pela classe dos engenheiros. Assim como a categoria, os Metalúrgicos também recusaram a proposta, com mais de 95% de rejeição. A assembleiados engenheiros, para discussão e votação, foi realizada na sede do Sindicato porque, depois do encontro com a CSN na quarta-feira, dia 19, a diretoria do SENGE-VR ainda considerou a proposta da empresa muito ruim. “Decidimos colocar em votação para saber a opinião dos engenheiros, apesar de toda a diretoria ser contra esta proposta que reduz o poder de compra do trabalhador”, explicou o presidente do SENGE-VR, João Thomaz. “Como já era esperado, a proposta foi totalmente recusada pelos engenheiros”, completou.

Leia mais AQUI


 

Seagro-SC realiza cursos sobre o Novo Código Florestal Brasileiro em todo o Estado

 

O Seagro-SC, que representa mais de cinco mil engenheiros agrônomos em Santa Catarina, em parceria com Uneagro-SC e apoio do Crea-SC, promove a partir deste mês, cursos sobre o Novo Código Florestal para engenheiros agrônomos, em diversas regiões do estado. Serão dez edições para possibilitar que o maior número de profissionais sejam capacitados. O objetivo é qualificar a categoria para atender esta demanda do mercado de trabalho. Na atual conjuntura, quando inicia-se uma fase de adequação da sociedade ao Novo Código Florestal, o engenheiro agrônomo figura como o principal profissional responsável pelas atividades agropecuárias, sua relação com o meio ambiente e implantação do que determina o novo código. Estão programados cursos para as cidades de São Miguel do Oeste, Araranguá, Itajaí, Videira, Campos Novos, Canoinhas, Florianópolis, Agronômica, Lages e Tubarão. O presidente do Seagro-SC, Vlademir Gazoni, ressalta que “nesta nova fase para a atividade agropecuária brasileira, os engenheiros agrônomos têm papel fundamental na adequação da sociedade ao Novo Código Florestal Brasileiro, pelo trabalho que desenvolvem junto aos produtores rurais”.  

 

 

 


 

Senge-PR: Em greve, engenheiros e arquitetos apresentam proposta à Cohab

 

Mobilizados por equiparação salarial com a de profissionais de igual função da administração municipal, os engenheiros e arquitetos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), em greve desde a manhã desta quarta-feira (26), encaminharam à empresa uma proposta dar fim ao impasse. No último dia 20, os profissionais da Cohab pararam por 24 horas. Como não houve avanço nas negociações, retomaram o movimento paredista, que se estenderá até amanhã (27). Os quadros de engenharia e arquitetura da Cohab recebem hoje 2/3 a menos que os engenheiros e arquitetos empregados em outras esferas da estrutura municipal dentro da própria prefeitura e também de empresas de economia mista como a Urbs e a Curitiba S/A.Se a empresa aceitar a proposta, os manifestantes se propuseram à suspender a paralisação.

Leia mais AQUI


Centrais sindicais decidem realizar ato conjunto no dia 11 de julho

A CUT, as demais centrais sindicais (CTB, Força, UGT, CSP/Conlutas, CGTB, CSB e NCST), e o MST decidiram, em reunião realizada nesta terça-feira (25), em São Paulo, organizar atos conjuntos – do movimento sindical e social – no próximo dia 11 de julho em todo o País – e também os itens da pauta que serão levados à presidenta Dilma Roussef, em audiência que será realizada amanhã (26), no Palácio do Planalto, em Brasília. As paralisações, greves e manifestações terão como objetivo destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos gabinetes dos ministérios e também construir e impulsionar a pauta que veio das ruas nas manifestações realizadas em todo o país dos últimos dias.“Vamos chamar à unidade das centrais sindicais e dos movimentos sociais para dialogar com a sociedade e construir uma pauta que impulsione conquistas, as reivindicações que vieram das ruas à pauta da classe trabalhadora”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Leia mais AQUI


Nota da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política

Sim ao Plebiscito sobre a reforma, mas com participação popular .Nos últimos dias, o povo tomou as ruas para demonstrar o seu descontentamento e  repúdio  a forma como se faz política no Brasil, num profundo questionamento de como as decisões são tomadas, por quem são tomadas e em nome de quem são tomadas. O que está sendo questionado é o nosso sistema político como um todo, que em resumo podemos definir como uma democracia sem povo. Nós da Plataforma dos  Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político fazemos parte deste movimento e reafirmamos a nossa convicção da necessidade de uma profunda reforma do sistema político, que começa com o fortalecimento da democracia direta e a reforma do sistema eleitoral.

Leia mais AQUI