nº 30 :: 10 de Junho / 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email


nº 30 :: 10 de Junho / 2013

20 anos de fundação da Fisenge: 6º Fórum Social Mundial em 2006

Entre os dias 24 a 29 de janeiro de 2006, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) fez parte da delegação brasileira do 6º Fórum Social Mundial realizado em Caracas, Venezuela. O encontro debateu questões e propôs alternativas para as desigualdades sociais provocadas pela globalização. A Fisenge também foi palestrante na oficina “Saneamento e Resíduos Sólidos: A Cidade Sustentável”.

 

 

 

 

 

 

 


.:. Informativo eletrônico nº 30 :: 10 de Junho / 2013 .:.


 

Fisenge participa de seminário sobre energia e indústria

“Os trabalhadores – energia, petróleo e pré- sal, a indústria e desenvolvimento”. Este será o tema do seminário que irá acontecer nos dias 13 e 14 de junho, em São Paulo. A atividade tem o objetivo de estabelecer um processo de debate e compartilhar a análise que cada categoria de trabalhadores tem realizado no tema da industrialização brasileira e a questão energética, e buscar a construção de propostas aglutinadoras sobre o tema. O debate contará com a contribuição do economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann; com um educador popular do Dieese e do Cepis. Representarão a Fisenge, os diretores Fernando Jogaib e Agamenon Oliveira, o presidente do Senge-SE, Rosivaldo Ribeiro, e o diretor do Senge-RJ Gunter Angelkorte.

 

O seminário é promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ), juntamente com a Plataforma Operária e Camponesa para Energia da qual fazem parte a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia- SC).

 

 


Marcada a Segunda Rodada de Negociação do ACT da Eletrobrás

Após ter sido adiada, a 2ª Rodada de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2013/2014 da Eletrobras já tem uma nova data. O encontro, que estava previsto para o dia 6 de junho, acontecerá entre os dias 20 e 21 deste mês, em Brasília.


Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança nota sobre lei da ficha limpa

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual a Fisenge participa, lançou no dia 4 de junho uma nota em defesa da lei da ficha limpa e em repúdio à decisão do Grupo de Trabalho constituído no âmbito da Câmara dos Deputados, que aprovou uma proposta de drástica redução dos efeitos da Lei da Ficha Limpa.  

Leia a nota completa AQUI


 

Plano nacional de saneamento é aprovado pelo ConCidades após 5 anos de trabalho

 

Em reunião do Comitê Técnico de Saneamento Ambiental do Conselho das Cidades, realizada no dia 05 de junho, foi apresentada e aprovada a versão final do Plano Nacional de Saneamento Ambiental (PLANSAB). Após revisão do ponto de vista da redação e dos números, a partir das emendas acatadas e dos dados quantitativos o Plano finalmente foi aprovado por unanimidade, pelo pleno do Conselho Nacional das Cidades e pelo pleno do Conselho Nacional da Saúde e pelo Conselho nacional de recursos Hídricos, marcando mais uma conquista importante para o setor de Saneamento. Considerado como um momento histórico o Pleno do CONCIDADES se manifestou com emoção em clima de comemoração, mas ainda com o sentimento de que os desafios continuarão, principalmente, para garantir a implementação do PLANSAB, que também será um norteador para que os municípios elaborem os seus Planos Municipais de Saneamento Ambiental e ao mesmo tempo serão ferramentas fundamentais para que o PLANSAB dê certo. O secretário-geral da Fisenge e integrante do Conselho Nacional das Cidades, Clovis Nascimento, participou do evento.

Leia mais AQUI


Em assembleia, engenheiros da Sanepar votam pela manutenção da greve

Engenheiros, geólogos e geógrafos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de todo o estado entraram em greve nesta sexta-feira, dia 7, por tempo indeterminado, pelo reenquadramento salarial da categoria. A definição se deu em assembleia simultânea realizada em frente às sedes da empresa em Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel e Maringá. Foram 147 votos pela continuidade da paralisação, 120 pelo fim da greve, 3 votos brancos e um nulo. A defesa é a da revisão da curva salarial para a valorização da carreira dos profissionais de engenharia. Na empresa, um engenheiro com pouco mais de um ano de trabalho recebe mais que um profissional com 12 anos de experiência e serviços prestados.  A revisão da curva salarial dos engenheiros foi um compromisso assumido há um ano pela Sanepar, com a anuência do Ministério Público do Trabalho, porém ignorado pela empresa.

Leia mais AQUI


 

Diretor do Senge-RJ dará palestra em MG

 

O diretor do Senge-RJ Agamenon Oliveira será um dos palestrantes da 2ª Jornada Acadêmica das Faculdades Kennedy. A palestra, que será realizada no dia 11 de junho, terá como tema “História da Engenharia e o Desenvolvimento Tecnológico”.  O evento é voltado para estudantes de engenharia civil. O evento é uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), por meio da Inspetoria de Belo Horizonte, com o objetivo de desenvolver atividades de apoio à formação dos estudantes de engenharia.

 


 

Governo mantém proposta de demissões e sindicatos podem fazer manifestação nesta 2ª feira

No dia 6, a Secretaria da Agricultura manteve a proposta intransigente e absurda do Governo para os profissionais da Epagri e Cidasc. Além de não avançar nas reivindicações das categorias, o Governo sinaliza com demissões em 2014, já que não aceita renovar a cláusula que estende a garantia de não haver demissões sem justa causa até abril de 2015. Os sindicatos entendem que isto demonstra claramente a disposição de enxugar a estrutura de pessoal.

Leia mais AQUI


Senge Estudante marca presença nas instituições de ensino da Bahia

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia – Senge BA está investindo cada vez mais na aproximação dos estudantes de cursos técnicos e de graduação da área da Engenharia. “É fato que precisamos renovar o Sindicato, estimular os futuros engenheiros a conhecerem seus direitos e garantias profissionais e as atuais lutas pela valorização profissional da categoria. Afinal, quando profissionais, estarão contribuindo com a entidade e poderão ser os próximos dirigentes sindicais”, afirma o engº civil Ubiratan Félix, presidente do Senge BA. O Senge Estudante incentiva a participação dos estudantes como sócios aspirantes do Sindicato. A proposta é oferecer aos sócios aspirantes acesso a atividades e ações sobre as novas tendências do mercado de trabalho, as políticas públicas que demandam da Engenharia, Sustentabilidade e Inovação tecnológica, Ética Profissional e os direitos e garantias da categoria.

Leia mais AQUI


Senge-VR lança página no Facebook

O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) acaba de lançar página e perfil no Facebook. Para ficar por dentro das novidades do sindicato e outras informações relativas à categoria, acesse: https://www.facebook.com/sengevr.sindicatodosengenheirosdevoltaredonda


 

Senge Jovem-MG: Projeto é apresentado para Federação dos Bancários do RJ e ES

O projeto Senge Jovem foi apresentado para a Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo no último dia 28 de maio, durante evento da Federação. A coordenadora do grupo, Karla Gonçalves, foi a responsável por divulgar o projeto para os dirigentes sindicais bancários. Na ocasião, o vice-presidente da Federação, Nilton Damião Esperança, ficou impressionado com a iniciativa e percebeu o quanto ela poderia ser inspiradora para os bancários. “Sabemos que é preciso atrair os jovens para as discussões sindicais e políticas, mas ainda não conseguimos definir a maneira de fazer isso. A experiência do Senge Jovem nos traz algumas ideias interessantes e considerei importante convidar a coordenadora do projeto para expor o projeto aos nossos sindicalistas”, esclareceu Nilton.

Leia mais AQUI


 A sociedade industrial do século 19: os EUA se desenvolveram com forte investimento estatal   

O capitalismo não é apenas um modo específico de organização da economia, mas também orienta o modo de se viver, pensar e organizar o cotidiano. Esta afirmação foi feita pelo professor Reginaldo Carmelo de Moraes em aula para os alunos do curso de comunicação popular do NPC, no dia 11 de maio, sobre o funcionamento do sistema capitalista hoje. “Os países desenvolvidos nos dizem para não fazermos exatamente o que eles fizeram no passado. Os Estados Unidos, por exemplo, se desenvolveram com um forte investimento estatal. Mas hoje eles nos dizem o contrário: que devemos tirar o Estado da economia”, explicou. Reginaldo Moraes apresentou as mudanças por que passou o capitalismo desde o século 19, quando Marx estudou a sociedade. “De lá para cá houve muitas mudanças, como o perfil do capitalista e da classe trabalhadora”. Mas, segundo ele, as diferenças sociais ainda são uma realidade, e a desigualdade existente dentro de cada país pode ser vista na comparação entre o Norte e o Sul, tanto no nível de concentração de riqueza mundial quanto na produção de conhecimento e alta tecnologia.  

 

Leia mais AQUI