nº 26 :: 30 de Abril / 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email


nº 26 :: 30 de Abril / 2013

20 anos de fundação da Fisenge

Dando continuidade à série 20 anos de fundação da Fisenge, publicamos nesta edição a entrevista realizada com o engenheiro eletricista, Paulo Bubach.  Foi no final da década de 1990, exatamente em 1999, que Bubach assumiu a presidência da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). A eleição aconteceu durante o 5º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), em Recife. Bubach foi reeleito no 6º Consenge, em Aracaju, e exerceu o mandato até abril de 2004.  

 

“A reforma política é central na luta dos trabalhadores”, Paulo Bubach

 

 

Qual era a conjuntura brasileira quando assumiu a presidência da Fisenge?

O final da década de 1990 foi um período terrível para os brasileiros e para a engenharia. Isso porque predominava com muita força a concepção neoliberal de governo. Dentro dessa avaliação, havia o entendimento de que o remédio para combater crises externas era a recessão. Quando o país não cresce, a primeira categoria a sentir os impactos é a engenharia, que trabalha diretamente no setor produtivo. Seguindo uma política de Estado mínimo, ou seja, um estado praticamente sem intervenção, as empresas estatais foram depreciadas e muitas privatizadas. E não havia investimento em infraestrutura. Nessa época, as lutas maiores eram contra o arrocho salarial e contra as privatizações.

 

Quais foram as principais lutas das quais a Fisenge participou nessa época?

Conseguimos barrar algumas privatizações e numa luta política mais ampla, lutamos firmemente contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que queria transformar o Brasil em mercado dos EUA. Também estivemos presentes contra a intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país.

 

Leia a entrevista completa AQUI

 


.:. Informativo eletrônico nº 26 :: 30 de Abril / 2013 .:.


1º de maio e a luta cotidiana dos trabalhadores

Por Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

 

O 1º de maio é uma data histórica para a luta dos trabalhadores e decorre da greve geral dos operários, ocorrida nos EUA, em 1886. Os operários reivindicavam, principalmente, a redução da jornada. Em meados do século XIX, a jornada média nos EUA era de 15 horas diárias. No Brasil, ainda travamos a luta pela redução da jornada para 40 horas semanais. Esta reivindicação – parte da luta de classes – é alicerçada pelos movimentos sociais e sindicais. O sindicalismo surge a partir da luta contra o avanço do capital, que aumenta a exploração da força de trabalho. Legitimado pelo discurso da crise econômica e do custo, o mercado vem impondo uma série de regras em favor da flexibilização das condições de trabalho, como: terceirizações, descumprimento da jornada de trabalho, salários rebaixados, etc. Para lutar contra este cenário, é fundamental um movimento sindical forte e combativo, que consiga atingir o conjunto dos trabalhadores e ampliar a consciência coletiva.   

 

Leia mais AQUI

 


 

Fisenge é homenageada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

 

Na terça-feira, dia 23, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) foi homenageada durante sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A noite de homenagens faz parte do ciclo de comemorações dos 30 anos do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC). De acordo com o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, a forte representatividade do Seagro no estado também repercute nas mesas de negociação coletiva, tanto em empresas públicas, como em privadas, pela conquista dos direitos dos profissionais. “Hoje, o Seagro-SC ocupa a diretoria da Fisenge, representado pelos diretores Eduardo Piazera e Jorge Dotti Cesa, e contribui imensamente para as políticas e o avanço da federação. Parabenizamos o Seagro por esses 30 anos de luta e construção de um sindicato forte e combativo na luta dos trabalhadores em prol de uma sociedade fraterna e igualitária”, afirmou Bittencourt, que representou a Fisenge durante a solenidade. Na mesa de honra o presidente da Alesc, deputado Joares Ponticelli, o deputado José Milton Scheffer, que propôs a homenagem, o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, Airton Spies, secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Agricultura e Pesca, representando o governador do Estado, o deputado e ex-secretário da agricultura Moacir Sopelsa, o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier e o presidente do Seagro-SC, Vlademir Gazoni. A sessão solene, com participação de mais de 200 pessoas, foi indicada pelo deputado estadual e engenheiro agrônomo José Milton Scheffer. O Seagro-SC foi o último sindicato a se filiar à Fisenge, em 2000, e é o único sindicato exclusivamente de agrônomos.

 


Estudante de engenharia civil é destaque em Conferência Mundial, em Londres

Aconteceu, entre os dias 15 e 16 de abril, Conferência Mundial de Profissionais e Diretores da Uni Global Union, em Londres. Londres. Para a mesa “Building an Inclusive P&M Workforce and Union Culture” (“Construindo uma Força de Trabalho Inclusiva e uma Cultura de União”), a estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tainá Andreoli Bittencourt, representou a Fisenge na palestra sobre a organização dos estudantes de engenharia. Outras apresentações também versaram sobre o mesmo tema, mas a apresentação brasileira se destacou pelo fato de ter sido feita um depoimento de uma estudante, diferentemente de um estudo feito por sindicalista ou pesquisador com um caráter diferenciado. Na palestra, Tainá falou sobre o trabalho da Diretoria da Mulher e do lançamento da história em quadrinhos sobre assédio moral. “Cartilhas, boletins eletrônicos, seminários, palestras e assembleias estão sendo realizados para tentar fazer com que as engenheiras realmente se identifiquem com o sindicato, se sintam representadas por ele e, finalmente, desejem ser parte atuante dele”, detalhou. De acordo com a estudante, os espaços de auto-organização promovem a troca de experiências, o debate e a formação dos próprios sujeitos, garantindo autonomia e empoderamento da classe e construindo uma identidade política comum. “Afinal, nenhuma luta é individual, mas sim global e coletiva. Nós, universitários e profissionais, assumimos uma responsabilidade para com a sociedade. Representamos milhares de pessoas que foram privadas do estudo, do conhecimento técnico-acadêmico e das melhores oportunidades de carreira para que nós pudéssemos ter esse direito dentro desse desigual sistema econômico que opera hoje. É nosso dever retribuir essa oportunidade à comunidade em que estamos inseridos”, contou Tainá, que destacou as ações pioneiras da experiência do Senge Jovem, nos sindicatos de engenheiros da Bahia, Minas Gerais e Paraná. “Os Senges Jovem ou Senges Junior tentam unir temas da engenharia, da luta sindical e de interesse estudantil; colocando como prioridades a discussão técnica por novas tecnologias e planejamentos, que busquem a sustentabilidade ambiental e social, o debate por novas políticas públicas, que atendam efetivamente às necessidades dos engenheiros, e é claro, a formação ética e política dos novos quadros do sindicalismo nacional”, finalizou.


Fisenge participa de Conferência Mundial de Engenheiros

Foi realizada no dia 12 de abril, a Conferência Mundial de Engenheiros, em Oslo. Segundo o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, este espaço representa um importante momento de intercâmbio de experiências e fortalecimento do movimento sindical global. “A conferência tem a finalidade de colocar os principais desafios da categoria diante da atual conjuntura globalizada e apontar para a construção de redes sindicais”, afirmou. O diretor da Fisenge, Agamenon Oliveira, a Conferência de Oslo tem o objetivo de criar uma rede mundial de sindicatos de profissionais e, desta maneira, possibilitar o desenvolvimento de planos em nível nacional para organizar os profissionais. “É de extrema relevância para uma entidade de caráter nacional como a Fisenge, a troca de experiência e o desenvolvimento de atividades no plano internacional. A diversidade e multiplicidade dessas realidades traz um enriquecimento inestimável à pratica sindical de nossa entidade, além de seu fortalecimento político ao se inserir no contexto dessas práticas”, explicou Agamenon. Os principais pontos abordados foram: a compressão dos principais desafios frente à engenharia globalizada; a construção de uma rede global de sindicatos de engenheiros para troca de informações e experiências; a contribuição para o desenvolvimento de planos nacionais para a organização dos engenheiros em seus sindicatos; e a fomentação instrumentos que reforcem a função social da engenharia. Durante todo o dia 18, na sede da Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), Paris, a Fisenge esteve reunida com representantes da Confederação e outros convidados. Pela manhã, houve uma efetiva e profícua troca de informações e experiências sobre temas diversos das realidades brasileira e francesa, que, diretamente, afetam a organização dos engenheiros. A segunda parte da reunião versou, primordialmente, sobre a formação dos engenheiros, as questões relativas à regulamentação profissional no Brasil e o sistema Confea/Creas.


Debate sobre criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural acontecerá na próxima quinta-feira

Entidades e empresas debaterão a criação de uma Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, proposta pelo Governo Federal. A mesa redonda será realizada no dia 9 de maio, às 14h, no Clube de Engenharia. O evento está sendo organizado pelo Senge-RJ, em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), o Fórum Nacional dos Engenheiros Agrônomos (FNEA) e o Clube de Engenharia. Diretores da Fisenge irão participar do debate. O Clube de Engenharia fica na Avenida Rio Branco, 124, Centro do Rio.


Senge-RJ amplia sede e lança livro de memória

Às vésperas das comemorações de 1º de maio, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) comemora a ampliação de sua sede e o lançamento do livro Oito décadas de História & Lutas, nesta terça-feira, dia 30. Na placa de bronze, que inaugura as novas instalações, além da diretoria (gestão 2010/2013), o homenageado é o deputado federal Jorge Bittar, eleito presidente do Senge-RJ, em 1980. “Na ocasião, o Brasil vivia um processo de redemocratização. A vitória de Bittar, em meio à crescente mobilização do movimento sindical, significou a chegada de um novo sindicalismo e de significativos avanços, com destaque para o êxito do processo da data-base de Furnas, que também se iniciou no mandato Jorge Bittar”, explicou o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos.

Os frutos dessas lutas, contadas em 196 páginas do livro “Oito décadas de histórias e lutas”, estão visíveis nas comemorações que acontecem em paralelo ao lançamento de mais uma publicação histórica do Senge-RJ. Além de um espaço ampliado para a área jurídica, administrativa, financeira, de informática e de comunicação, a consolidação de um projeto de formação profissional com áreas para cursos refletem o novo momento.


Começa hoje 1ª rodada de ACT da CSN, em Volta Redonda

Começa hoje, dia 30, a 1ª rodada do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014 da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). De acordo com o diretor de relações sindicais da Fisenge e diretor do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR), Fernando Jogaib, este primeiro momento é de apresentação e entendimento da pauta, que propõe: reajuste salarial, a partir de 1º de maio, com variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC); aumento real de 4%; além de cumprimento do Lei 4.950-A, que dispõe sobre o Salário Mínimo Profissional (SMP), entre outros pontos.


Senge-BA promove Seminário Diagnóstico sobre Sistema Metroviário de Salvador

 

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT) e a Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizam, no dia 09 de maio, o Seminário Diagnóstico do Sistema Metroviário de Salvador. O evento tem o objetivo de avaliar tecnicamente a atual situação de implantação do metrô de Salvador e os desafios da sua gestão operacional.  Na pauta, a integração do sistema metroviário com o ônibus, depois que os 12 km da Lapa até Pirajá ficarem construídos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.sengeba.org.br. Será oferecido certificado, as vagas são limitadas.

Confira a programação AQUI

 

 


Senge-ES realiza planejamento estratégico

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) promoveu, nos dias 19 e 20 de abril, seu Planejamento Estratégico Situacional. O evento foi realizado em Vitória e reuniu diretores e conselheiros do Senge-ES, bem como lideranças sindicais de entidades como Sintec, CUT e Fisenge. Na ocasião, os presentes participaram da elaboração de metas e objetivos do Senge-ES para o próximo ano. Representando a Fisenge, o secretário-geral, Clovis Nascimento, fez uma reconstrução histórica dos 20 anos de atuação da federação e apontou sobre as principais ações para defesa da categoria e da sociedade. “O planejamento estratégico é um processo que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido. O objetivo é organizar ações que aperfeiçoem a relação do sindicato com a categoria e também com a sociedade”, apontou o presidente do Senge-ES, Orlando Zardo.

 


Senge-PE participa de assembleia dos acionistas da Chesf

O Sindicato dos Engenheiros no estado de Pernambuco (Senge-PE), como acionista minoritário da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) participou de assembleia geral Extraordinária (AGE), nesta segunda-feira, dia 29, para acompanhar algumas medidas restritivas do Governo Federal. Na ocasião, o Senge-PE externou, ao tomar conhecimento das demonstrações financeiras do exercício de 2012, sua preocupação quanto ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aliado ao fato de que, neste exercício, não foram pagos os dividendos aos acionistas.  

Leia mais AQUI


Senge-PR alerta para perigo de pedágio sem estudo prévio na PR-445 em Londrina

O diretor financeiro do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), Valter Fanini, alerta para o perigo de partir para uma parceria público-privada (PPP) com o objetivo de viabilizar a duplicação da PR-445, no trecho de aproximadamente 80 quilômetros entre Londrina e Mauá da Serra. Fanini participou de um estudo realizado por uma comissão tripartite sobre os pedágios existentes no Estado. A pesquisa apontou que o governo não tem controle sobre os contratos com as concessionárias e por isso não consegue negociar a contento os valores praticados nas praças. Sobre a opção do governo de duplicar a PR-445 através da PPP, o diretor do Senge afirma que pode ser uma armadilha. “Se o governo não tem um modelo de gerenciamento, não sabe nem qual é a receita [das empresas], como vai criar novos trechos se não existe um modelo de gestão do pedágio no Paraná?”, questionou.

Leia mais AQUI


Senge-MG: Contraproposta de Banco de Horas da empresa é aprovada em AGE

Os engenheiros, administradores, secretárias e técnicos industriais que trabalham na Vision Engenharia e Consultoria Ltda aprovaram, em assembleia realizada no dia 29 de abril, a contraproposta da empresa relativa ao Banco de Horas.

Confira os principais pontos:

1) Manter a proporção atual de compensação de horas.

2) As horas adicionais em campo relacionadas a projetos que estiverem sendo efetivamente mediadas para o cliente da Vision em homem-hora não irão integrar o banco de horas, devendo ser pagas pela Vision de acordo com a convenção coletiva vigente. Exceção é feita quando o funcionário estiver com saldo do banco de horas negativo, sendo que nessa situação serão seguidas as regras de acúmulo/compensação de horas deste acordo.

3) No término do prazo deste acordo, todas as horas excedentes a 90 horas no saldo dos funcionários (positivas ou negativas) deverão ser pagas pela Vision (no caso de saldo positivo) ou descontadas do funcionário (no caso de saldo negativo) na(s) folha (s) de pagamento seguintes, limitadas à compra ou desconto de até 50 horas por mês.


 

Obra completa de Paulo Freire grátis para download

O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas, que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire. Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Acesse o material completo AQUI