nº 17 :: 30 de Janeiro / 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

nº 17 :: 30 de Janeiro / 2013


20 anos de fundação da Fisenge

A história se repete. Fórum Social Mundial, de Porto Alegre, janeiro de 2003

20 milhões de brasileiros na escuridão

 

Confira trechos da matéria sobre o setor elétrico, realizada durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, em janeiro de 2003.

“Em meados de 2001, os brasileiros foram submetidos a mais um choque. A rotina das pessoas, o transporte público e todo o sistema produtivo de nosso País foram colocados diante do fato concreto do racionamento de energia elétrica. Na memória do País, apenas durante a 2ª Guerra havia ocorrido alguma coisa semelhante”, Luiz Inácio Lula da Silva – 30/04/2002

 

“A reconstrução do modelo energético brasileiro é estratégica para o desenvolvimento econômico e social do País. O mundo carece de energia e o Brasil dispõe de um potencial renovável que precisa ser resgatado e aprimorado, pois representa uma imensa vantagem competitiva internacional” (…), Carta de Curitiba assinada por: Fisenge; Crea-PR; Senge-PR; Aepet; FUP; Sindipetro PR-SC; Ilumina; MAB; Intersul; Sindenel; Sinergia-SC; Sindinorte-SC; Abramam; Sintec-PR; Sindiarq; Sipev; Sintresc; Aprosul; APEE; Fórum Popular contra a venda da Copel; Movimento Sinergia Paraná.

 

A Ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, quer incentivar nova geração de energia, formando sociedade entre as estatais Furnas, Eletronorte e Chesf com companhias privadas na construção de novas hidrelétricas. Pretende também colocar o setor elétrico funcionando de maneira estável, com remuneração justa para o investidor e sem sacrifícios para a população.

Qual a orientação do ministério para os novos presidentes das estatais?

Eu diria que a nossa orientação de gestão está baseada em três princípios: absoluta idoneidade, transparência no trato das questões administrativas e financeiras; eficiência técnica e o respeito a todo este patrimônio, que é o setor elétrico.

Qual o papel das estatais?

Furnas, Chesf e Eletronorte terão papel central para nós. São as três grandes empresas do setor. Sem falar na Eletrosul, que é uma empresa de transmissão, hoje um dos maiores problemas no setor.  


Fisenge lamenta tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul

O Brasil acordou na manhã deste domingo, dia 27, com a notícia trágica do segundo maior incêndio do país, que ocorreu na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foram 231 mortos e 106 feridos, a maioria jovens entre 18 e 21 anos.  Muitos destes jovens universitários, vindos de todo o Brasil, cursavam agronomia e engenharia de alimentos e perderam ali, por falhas da própria estrutura, o sonho da formatura. Até o momento, foi apontada uma série de falhas, entre elas: o uso de sinalizadores em ambiente fechado, falta de sinalização e saídas adequadas, problemas de funcionamento de extintores e bloqueio das saídas. Este é um momento de reflexão importante para mobilizar os órgãos públicos e as comunidades técnica e acadêmica. O Brasil não carece de novas leis. Temos legislação adequada, mas nos falta cumprimento e fiscalização. Lamentamos profundamente esta tragédia e esperamos que os devidos esclarecimentos e punição sejam realizados.

Fisenge – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros


 

Setor elétrico: O que está por trás da redução das tarifas?

As mudanças anunciadas pela Presidenta Dilma para o setor elétrico se inserem no amplo conjunto de medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo de estimular a economia nacional. Entretanto, ainda restam dúvidas quanto aos seus resultados. Seguindo um diagnóstico de que o aumento do investimento é condição necessária para o País enfrentar os recentes desafios impostos pela crise mundial de 2008, e, assim, iniciar um novo ciclo de crescimento, o governo tem adotado uma estratégia de incentivo ao investimento privado e de “aumento” da competitividade do setor produtivo nacional. No entanto, as diversas ações tomadas ao longo do ano não confirmaram as expectativas de crescimento da economia em 2012.  

O artigo completo, de autoria do Dieese, pode ser lido AQUI


Coletivo de Mulheres da Fisenge se reúne em Salvador

Será realizada, entre os dias 1 e 2 de fevereiro, a primeira reunião de 2013, do Coletivo de Mulheres da Fisenge, em Salvador. De acordo com a diretora da mulher, Simone Baía, a reunião tem o objetivo de planejar as próximas ações do Coletivo. “Aproveitaremos o encontro para realizar um seminário sobre A Mulher e o Mercado de Trabalho, dentro de uma proposta de formação política e também pautaremos as ações coordenadas com os sindicatos para o 8 de março e demais lutas das mulheres”, destacou. O seminário “Mulher e o mercado de trabalho” contará com a presença da deputada federal, Alice Portugal; a Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM) na Bahia, Lucinha Barbosa; a supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos da Bahia (Dieese-BA), Ana Georgina; e a engenheira Teresa Bahiense.

 

                                                                    Leia mais AQUI


Cesan é obrigada a pagar Salário Mínimo Profissional a engenheiros no Espírito Santo

O Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) conquistou, por meio de mandado de segurança, o cumprimento do Salário Mínimo Profissional (SMP) na Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). De acordo com o presidente do Senge-ES, Orlando Zardo, esta foi uma importante vitória para a categoria. “A Cesan abriu concurso público com um salário inicial de R$2.861,51 para 44 horas de trabalho, muito abaixo do que determina a lei. Agora, a empresa está obrigada a pagar o SMP para todos os engenheiros”, contou.  


Silvio Tendler conversa sobre política e cinema no Senge-RJ


O cineasta Silvio Tendler esteve no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), atendendo a um convite especial da diretoria. Em pauta, a proposta de realizar um documentário sobre o processo de privatizações no Brasil, suas consequências para o desenvolvimento nacional e reflexos na vida das cidades e dos cidadãos. “Nossa ideia é resgatar a história das privatizações no estado do Rio de Janeiro, sem, no entanto, deixar de abordar o que aconteceu, na história recente, em todo o país”, esclareceu o diretor Antônio Gerson, já com um pré-roteiro em mãos a ser encaminhado para avaliação do conjunto da diretoria com o objetivo de dar início às primeiras pesquisas.

Leia mais AQUI


Boletim “Boa Tarde, Engenheiro”, do Senge-PR, chega à milésima edição

Um dos vários instrumentos de comunicação entre o Senge-PR e seus representados, o boletim Boa Tarde, Engenheiro acaba de completar mil edições. Instituído em 29 de setembro de 2008, o Boa Tarde, Engenheiro leva diariamente às caixas de e-mail dos associados do Senge-PR inúmeras informações sobre o seu Sindicato e a defesa dos profissionais de engenharia.

Leia mais AQUI


Vitória para o setor agropecuário catarinense

O governo do Estado encerrou, na semana passada, os rumores sobre o desmonte no atendimento ao setor agropecuário em Santa Catarina. Isso porque confirmou que não vai mais haver a fusão entre as empresas públicas Epagri e Cidasc. A secretaria de Estado da Agricultura divulgou uma nota, assinada pelo secretário João Rodrigues, informando que as duas empresas vão continuar exercendo suas funções – a Epagri, com a pesquisa e extensão rural e a Cidasc, na defesa sanitária animal e vegetal. O presidente da entidade, Vlademir Gazoni, afirma que o momento é de expectativa já que ainda não está definido o processo de unificação física dos escritórios municipais e que, ao contrário, o Governo amplie a estrutura destas empresas e valorize os seus profissionais

Leia mais AQUI



Senge-PB luta pelo cumprimento do SMP

O Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge-PB) irá impetrar, em fevereiro, nova reclamação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Estado da Paraíba. De acordo com o assessor jurídico do sindicato, Antonio Barbosa, a ação pede a revisão da lista entre celetistas e estatutários. “O Estado soltou uma lista enumerando os celetistas, mas acreditamos que este número seja ainda maior. A reclamação pretende beneficiar ainda mais engenheiros com o cumprimento do Salário Mínimo Profissional (SMP)”, explicou.


Senge-MG aconselha cautela na adesão ao novo programa de desligamento voluntário

O Senge-MG recomenda aos engenheiros cautela na adesão ao Programa Incentivado de Desligamento (PID), divulgado na última quarta-feira, 23 de março, pela Cemig. O Departamento Jurídico do Sindicato está avaliando o programa e vai se manifestar sobre as implicações que o mesmo possa ter sobre os direitos dos trabalhadores e sobre as medidas a serem tomadas para preservar estes direitos. Segundo a Cemig, o programa tem como principal objetivo garantir aos empregados que já se encontram em plenas condições de aposentadoria ou que estejam próximos de alcançar essas condições, um plano que prevê vantagens diferenciadas para o desligamento. As adesões ao PID podem ser feitas até o dia 27 de março de 2013.

Leia mais AQUI


Senge-BA promove tradicional Feijoada dos Engenheiros  

Será realizada no sábado, dia 02, a tradicional Feijoada dos Engenheiros, promovida pelo Senge-BA, com o apoio da Fisenge. O evento terá início às 14h, na sede do sindicato, localizado na rua Alexandre Gusmão, 04, Rio Vermelho.


Financiamento público eleitoral poderá ser votado em 2013

Em tramitação no Congresso já há mais de uma década, propostas de reforma políticas continuam dividindo as opiniões entre os deputados. As visões divergem sobre quase todos os pontos, tanto que a votação das propostas acabou adiada para 2013. Entre os pontos mais polêmicos se destaca a eventual implantação do financiamento público exclusivo para campanhas eleitorais. Com a finalidade de debater este e outros pontos acerca do tema, a Fisenge irá promover no dia 08 de março, em Aracaju, um seminário sobre reforma política. Atualmente, o financiamento das campanhas é misto, cabendo uma parte a doadores particulares e outra aos cofres públicos, por meio dos fundos partidários e do horário gratuito de televisão e rádio. Os que defendem o financiamento exclusivamente público acreditam que ela vai reduzir a corrupção política e equilibrar a disputa, hoje cada vez mais concentrada na capacidade de cada candidato ou partido de arrecadar recursos.


Brasil de Fato comemora 10 anos e presta homenagem a fotógrafo João Zinclar

Parece difícil pensar numa comunicação de esquerda, ligada à vida dos trabalhadores e trabalhadoras e, ao mesmo tempo, com grande tiragem e alcance. Há exemplos dentro da história do movimento operário no Brasil. O Partido Comunista Brasileiro, em 1946, possuía oito jornais diários nas grandes capitais brasileiras. Muito antes, o jornal Avanti!, escrito em italiano para os trabalha­dores imigrantes de São Paulo, durou de 1902 a 1908, também com tiragem impressa diária. Algo certamente distante da realidade atual, mas não impossível. Um dos grandes colaboradores do jornal foi o fotógrafo João Zinclar, falecido em um acidente de ônibus, enquanto viajava de Ipatinga para o Rio de Janeiro.

“Mudar o mundo eu acho que é uma tarefa muito maior do que a fotografia. Mudar o mundo é ter milhões de pessoas na rua em movimentos contra os opressores, contra as ditaduras, é isso que muda o mundo. E a fotografia, se ela quiser cumprir esse papel, tem que andar pari passu com esses movimentos, colocando realidades objetivas e subjetivas, porque não existe verdade absoluta.” (João Zinclar, em “Caçadores de Alma”, de Silvio Tendler

Leia mais AQUI