nº 14 :: 20 de Dezembro / 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

nº 14 :: 20 de Dezembro / 2012

Fisenge encaminha documento a parlamentares pedindo apoio ao PL 7607/2010

Foi encaminhado na sexta-feira, dia 14, um documento aos parlamentares solicitando apoio ao Projeto de Lei nº 7607/2010. A propositura considera as atividades desempenhadas pelas profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo exclusivas de Estado. A Fisenge pede apoio aos deputados integrantes das Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e a de Constituição e Justiça e Cidadania, uma vez que alguns parlamentares estão retirando as assinaturas de apoio ao projeto. “Atribuindo à Engenharia a denominação de carreira típica do Estado, garantiremos um processo mais transparente, idôneo e com mais autonomia dos profissionais, especialmente quando escândalos de corrupção afetam a sociedade. Estaremos atentos às movimentações do projeto e reforçamos a importância do reconhecimento destes profissionais diante do Estado”, afirma o documento. 

Leia a íntegra do documento AQUI


Conselho Enlace UNI Brasil se reúne em São Paulo

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 17, uma reunião do Conselho Enlace UNI Brasil, na sede da Contracs/CUT, em São Paulo. “Fizemos uma avaliação das conferências realizadas no Uruguai e encaminhamos um calendário com três seminários para o ano que vem: Negociação Coletiva; Comunicação; e Trabalho Imigrante no Brasil”, contou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, que representou a federação no encontro.   


Fisenge incentiva campanha nacional de valorização profissional

Seguindo as comemorações do Dia do Engenheiro, 11 de dezembro, a Fisenge incentivou entre os sindicatos filiados uma campanha de valorização profissional. Os Senges promoveram outdoors e spots nas rádios de suas cidades.

 


Senge-PR lança agenda de lutas com Núcleo Piratininga de Comunicação

O Senge-PR lançou uma agenda personalizada em conjunto com o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Com o tema “História das Lutas, Levantes e Insurreições Populares no Brasil dos séculos XIX, XX e XXI”, a agenda traz alguns fatos que marcaram a história do Senge-PR.

 


Nova diretoria do Senge-SE toma posse hoje

Será realizada hoje, dia 20, a posse da nova diretoria do Senge-SE. A Chapa “Construindo um Sindicato Aberto e Participativo” tem 50% dos diretores em primeiro mandato e seis mulheres na composição. Após a cerimônia haverá apresentação teatral sobre as questões da engenharia, show musical e a confraternização de final de ano do sindicato. A posse será às 20 horas no Clube de Engenharia de Sergipe.


Confira a cobertura completa dos 65 anos do Senge-MG  

Já está online a 3ª edição da revista eletrônica do Sindicato de Engenheiros, o Senge Notícias. Nesta edição, o programa traz a cobertura das comemorações do Dia do Engenheiro, que contam com o depoimento dos ex-presidentes do Sindicato, Rubens Moreira e Nilo Sérgio Gomes, além de palestra do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Na ocasião foi lançada a revista comemorativa dos 65 anos da entidade. O Senge Notícias traz, ainda, um balanço das negociações coletivas realizadas pelo Sindicato em 2012, que incluem Copasa, Consultoria, Cemig, Gasmig, entre outras. O 1º Café com Debate, que discutiu o tema “desaposentação” também foi abordado no programa.

Assista ao vídeo AQUI 


Senge-RO indica novos conselheiros para o Crea  

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge-RO) encaminhou ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RO), Nélio Alencar, a relação dos novos conselheiros que representarão a entidade junto ao Conselho. Eles foram eleitos em uma Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última quarta-feira, dia 12 de dezembro, no auditório do sindicato.

Segundo o presidente do Senge-RO, engenheiro civil Jorge Luiz da Silva Alves, o encaminhamento da relação atende a uma solicitação feita pelo Crea-RO, através do oficio nº 423/2012/CRT/PRES/CREA-RO, que pedia a indicação dos nomes dos representantes da entidade para compor os 21 assentos de conselheiros do Crea-RO a partir de janeiro de 2013.

Leia mais AQUI


Engenheiros recebem indenização da Coelba

O Senge BA efetivou nesta terça-feira, dia 17, e quarta-feira dia 18, o pagamento do recurso indenizatório liberado pela Coelba, a 60 engenheiros, depositado em conta específica criada para o recebimento. “Foram 15 anos de processo, mas finalmente o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia sentenciou a Coelba a indenizar os engenheiros eletricistas que não receberam o adicional de periculosidade devido, por exercerem atividades perigosas em contato com a energia elétrica, conforme prevê a Lei Federal 7.369/85”, explica o advogado do Senge BA, Pedro Ferreira. A ação foi iniciada em 1997 e o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge BA) representou a categoria ao longo de todo o processo. “O resultado reafirma a importância de fortalecemos a categoria através das entidades profissionais, como o Senge BA, uma vez que é muito mais difícil fazer uma luta individual em defesa da garantia dos direitos profissionais”, diz o engenheiro civil, Ubiratan Félix, presidente do Senge BA.


Ex-presidente da UDR será julgado em fevereiro acusado de assassinar trabalhador sem terra

As investigações sobre o caso apontam Marcos Prochet como autor do disparo que matou o agricultor sem terra Sebastião Camargo Filho, além de ser identificado como chefe do esquema das milícias privadas no sul do Brasil. Marcos Prochet, ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), vai a Júri Popular no dia 4 de fevereiro de 2013, em Curitiba, acusado de assassinar o agricultor  integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Sebastião Camargo Filho, de 65 anos. As investigações sobre o caso apontam Prochet como autor do disparo que matou o trabalhador, durante um despejo ilegal envolvendo cerca de 30 pistoleiros integrantes de milícia organizada pela UDR, em 1998, no Noroeste do Paraná. O ruralista também é apontado como chefe do esquema das milícias privadas no sul do Brasil.

Leia mais AQUI


Jornal da Fisenge traz matéria sobre setor elétrico com olhar do trabalhador

O jornal de dezembro da Fisenge traz em sua matéria de capa uma matéria especial sobre a renovação das concessões do setor elétrico e suas consequências. Os principais interlocutores são os trabalhadores, que expõem suas histórias e avaliações sobre o processo.

Confira o jornal AQUI

 


Dias de funcionamento da Fisenge

A Fisenge fechará no dia 21 de dezembro e retornará no dia 02 de janeiro de 2013.

Desejamos a todos boas festas!