nº 13 :: 10 de Dezembro / 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

11 de dezembro: dia do engenheiro

Números, algoritmos e expressões. Quando pensamos no engenheiro, estas são as primeiras impressões da maioria das pessoas. Por trás de toda a matemática existem as ideias, os projetos, as concepções e, principalmente, visão de mundo. Nós, engenheiros, contribuímos todos os dias para escrever a história deste país. Participamos das discussões políticas que permeiam o Brasil e o mundo. Somos participantes concretos na transformação da sociedade em busca de igualdade, fraternidade e solidariedade.

Nossa agenda política se mantém viva no cotidiano. Lutamos pela reforma agrária, pela reforma urbana, por uma política nacional de agroecologia, pela universalização do saneamento básico, pela mobilidade urbana, por cidades sustentáveis, pela integração da América Latina, pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, por condições de trabalho dignas, entre outras pautas.

Devemos reafirmar todos os dias a função social da engenharia. Construímos prédios, estradas, automóveis. Planejamos cidades. Mas, acima de tudo, temos responsabilidade com a sociedade. E, por isso, é fundamental nosso engajamento numa ampla campanha de valorização das profissões com respeito ao Salário Mínimo Profissional (SMP); incentivo à mão de obra nacional; estímulo às pesquisas. Somos engenheiros que transformam a sociedade todos os dias.  


Brasil perde um grande homem

“Quando a gente fala em uma sociedade melhor, justa, em que todos se compreendem, tudo pede que o ser humano esteja disposto”, Oscar Niemeyer.

Um homem que ajudou a projetar o Brasil para além de seus croquis. Um homem que pensou a política desse país. Um homem que fez história e revolucionou a arquitetura com uma identidade brasileira. Estes foram alguns dos traços deixados por Oscar Niemeyer, que faleceu na noite desta quarta-feira, dia 5. Niemeyer, comunista histórico, era um intelectual comprometido com as demandas sociais em busca de igualdade, solidariedade e fraternidade. Lamentamos a perda deste grande homem. Que seus traços permaneçam vivos na história e projetem sonhos e conquistas nas lutas cotidianas da sociedade.

 


Conferência UNI Américas reúne mais de 350 participantes

Aconteceu, entre os dias 5 e 7, a 3ª Conferência UNI Américas, em Montevidéu, no Uruguai. A abertura contou com a presença do presidente José Mujica e do Ministro do Trabalho e Seguridade Social, Eduardo Brenta. Mais de 350 pessoas das Américas participaram da conferência. De acordo com o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, o evento foi um importante espaço para conhecer a realidade sindical das Américas. “Foram apresentadas as conquistas em negociação coletiva global nos últimos dois anos. México, Colômbia e Estados Unidos são os países com piores índices no desrespeito aos trabalhadores e condições de trabalho. Nos EUA, por exemplo, os trabalhadores organizaram um sindicato, ocuparam o supermercado Wall Mart, uma das empresas campeãs em desrespeito aos direitos do trabalhador, e conquistaram vitórias importantes para as categorias”, contou Bittencourt, que representou a Fisenge na conferência.

Leia mais AQUI


Nova diretoria do Seagro-SC toma posse

 

Na última quinta-feira, dia 6, a nova diretoria do Seagro-SC tomou posse, em cerimônia na Fiesc.  A nova gestão – encabeçada por Vlademir Gazoni – foi eleito no início de novembro com 95,27% dos votos. Gazoni é graduado em agronomia pela UFSC (1983). É funcionário da Epagri e sempre atuou na Secretaria de Estado da Agricultura, no Programa Estadual e Nacional de Crédito Fundiário. Foi fundador da seccional de Biguaçu da Escola de Pais do Brasil; diretor do Núcleo da Aeasc e Conselheiro do CREA-SC. É sócio-fundador da Aeagro. No Seagro, está na diretoria executiva desde 1991. Foi vice-presidente da entidade nos últimos dois mandatos.


Senge-PR assina ACT com a Copel

O presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, assinou na última sexta, 30 de novembro, junto com outros 12 sindicatos o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13. O ACT prevê reajuste salarial de 5,58% retroativo a outubro, pagamento de abono de duas remunerações (com desconto do imposto de renda e que será pago dia 5 de dezembro), aumento real de 1% a partir de maio de 2013 e adoção do divisor 200, em vez do 220, para o cálculo de horas extras, como determina súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além disso, foi aprovada a proposta de compensação de horas extras a pedido do empregado para uma hora e meia de folga para cada 60 minutos trabalhados em caráter extraordinário.

Leia mais AQUI


Rio lança Comitê Ficha Limpa

Foi lançado na sexta-feira, dia 7, o Comitê Ficha Limpa, no Rio de Janeiro. Com o apoio da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), houve exibição do documentário “Ficha Limpa – Uma história de combate à corrupção”, produzido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Assine o abaixo assinado AQUI 


Engenheiros aprovam o Vota Senge

A pesquisa foi realizada para saber a opinião dos engenheiros sobre a utilização do sistema de votação via internet, Vota Senge, para as eleições da diretoria colegiada, que deverá ser realizada ainda este ano. A enquete foi realizada de 28 de novembro até 3 de dezembro. Mais de 61% dos eleitores afirmaram que “sim, desde que o sistema não vincule o voto ao eleitor e que o voto seja inviolável” e 31,5% disseram simplesmente “Sim”, totalizando 92,9% de concordância com a utilização do sistema. Não houve votos em branco ou nulo.

Leia mais AQUI


Senge-MG encerra comemorações dos 65 anos com painel de debates e lançamento de revista

O Senge-MG irá encerrar as comemorações dos 65 anos da entidade no próximo dia 12. Na ocasião, também será comemorado o dia do engenheiro. O evento vai contar com o depoimento dos ex-presidentes do Sindicato, Rubens Moreira Martins e Nilo Sérgio Gomes, que vão falar sobre suas respectivas gestões (1995 a 2004 e 2004 a 2010), e também com os depoimentos dos ex-diretores que fizeram parte destas gestões. Os depoimentos serão colhidos para o projeto Senge Memória. Além disso, será realizado um painel de debates sobre Logística de Transportes no Brasil, com palestra de Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O evento vai contar, ainda, com o lançamento da revista comemorativa dos 65 anos do Senge-MG e vai encerrar as comemorações do aniversário do Sindicato.

Leia mais AQUI


Conselheiros federais tomam posse

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 28, a cerimônia de posse dos conselheiros do Confea.  Foram eleitos: o engenheiro agrônomo de Rondônia, João Francisco dos Anjos, e o engenheiro mecânico de Sergipe, Gustavo Braz, que relatou projetos como gestão de lixo, redução do consumo e geração de energia e capacitação de jovens trabalhadores entre suas prioridades junto ao Conselho.“Também pretendemos contribuir para o fortalecimento de todas as entidades, não só as industriais e ainda os Creas, a Fisenge e seus sindicatos”, disse Gustavo.


Nova gestão de Salvador precisa valorizar engenheiros e arquitetos

Como desenvolver a infraestrutura de uma cidade sem uma equipe técnica qualificada e valorizada de engenheiros, arquitetos e urbanistas? O questionamento é posto desde 2010 pela categoria integrante do quadro técnico da Prefeitura de Salvador, que chega ao final de 2012 com a defasagem salarial de 300% em relação ao mercado de trabalho. Nessa última quarta-feira dia 5, representados pela Associação de Engenheiros e Arquitetos do Município – ASMEA, os profissionais se mobilizaram na Câmara de Vereadores para a entrega do projeto de realinhamento salarial, em luta para que a emenda seja aprovada e conste na Lei Orçamentária Anual do Município – LOA.

Leia mais AQUI


Agenda Semana de Comemorações do Dia do Engenheiro

Senge BA – Almoço no dia 09/12
Senge MG – Painel de debates sobre “A logística de transportes no Brasil”, no dia 12, e lançamento da revista comemorativa de 65 anos do sindicato
Senge PR – Jantar no dia 14/12
Senge PB – Feijoada com tarde musical no domingo, dia 16, parceria com Crea-PB e Clube de Engenharia
Senge PE – Jantar no dia 13/12
Senge RO – Palestra nos dias 11 e 12 com o diretor da Fisenge, Agamenon Oliveira: “Os novos desafios da Engenharia e o contexto das inovações tecnológicas” e “O surgimento e as transformações da ciência na Engenharia!”
Senge SE – Torneio de futebol com tarde musical no sábado, dia 8 e “Corrida e Caminhada do Engenheiro 2012” no domingo, dia 9
Senge VR (estado do Rio de Janeiro) – Jantar no dia 13