nº 12 :: 30 de Novembro / 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

nº 12 :: 30 de Novembro / 2012

Ministra da Casa Civil recebe Fisenge em audiência

Durante a 69ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Brasília, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o secretário-executivo da Casa Civil, Gilson Bittencourt, receberam em audiência o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Joel Krüger; o coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, André Luiz Schuring; o conselheiro federal Francisco Ladaga e demais lideranças políticas das categorias. No encontro, foi apresentada a seguinte agenda parlamentar: a necessidade de atualização da Lei 5.194∕66 que trata da legislação profissional, a importância da Engenharia como carreira típica de estado, a entrada de profissionais estrangeiros no país e projetos de lei em tramitação no Congresso como a Lei de Regulamentação dos Tecnólogos.

Leia mais AQUI


Salário Mínimo Profissional é tema do 4º Fórum de Valorização Profissional

Aconteceu no dia 21, durante a 69ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), o 4º Fórum de Valorização Profissional, em Brasília. Na mesa, estiveram o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt; o presidente da Federação Nacional de Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro; o presidente da Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev), José Alberto Rossi; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR), Joel Krüger. Cerca de 80 pessoas participaram do fórum. O principal ponto de debate foi o Salário Mínimo Profissional (SMP). “Precisamos fortalecer as entidades para a fiscalização do SMP e reafirmar nossa campanha de valorização profissional”, disse Bittencourt.

Leia mais AQUI


Rio lança Comitê Ficha Limpa

Será lançado na sexta-feira, dia 7, o Comitê Ficha Limpa, no Rio de Janeiro. Com o apoio da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), o evento contará com a exibição do documentário “Ficha Limpa – Uma história de combate à corrupção”, produzido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A atividade terá início às 19h, na sede do Crea-RJ, localizada na rua Buenos Aires, nº 40, Centro.

MCCE se reúne em Brasília

Na quinta-feira, dia 22, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizou uma reunião nacional, em Brasília. Estiveram presentes o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, e o representante da Fisenge no MCCE, Maurício Garcia. O movimento debateu sobre a campanha de reforma política e a importância das entidades se engajarem na coleta de assinaturas. A expectativa é que sejam coletadas mais de 1,5 milhão de assinaturas até 30 de julho de 2013. Nesse sentido, a Fisenge promoverá, na primeira quinzena de março, um seminário sobre reforma política, em Aracaju.  

Assine o abaixo assinado AQUI 


Fisenge divulga nota em defesa da engenharia nacional na SOEA

A Fisenge participou da 69ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), que aconteceu em Brasília, entre os dias 19 e 23 de novembro. A federação foi a única entidade nacional a ter um estande na Expo SOEA e lançou o documento “A Fisenge acredita na engenharia nacional”.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

 

 


Nova diretoria do Seagro toma posse dia 6, em Florianópolis

No dia 6 de dezembro o Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) realiza a posse da nova diretoria em cerimônia na Fiesc, na Capital. A nova gestão será comandada por Vlademir Gazoni, eleito no início de novembro com 95,27% dos votos. O atual presidente, Jorge Dotti Cesa, assumirá a diretoria de comunicação e imprensa do sindicato. Na cerimônia haverá também a posse das 22 Diretorias Regionais e do Conselho Fiscal.

Leia mais AQUI


Trabalhadores aprovam proposta com 1% de aumento real, após mobilização histórica no Paraná

Por 1.953 votos a 1.350, os trabalhadores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) aprovaram a nova proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/13, na manhã desta quinta-feira, dia 29. Assim, os 13 sindicatos que, unidos, representam mais de 90% dos copelianos, irão assinar o documento, que prevê reajuste salarial de 5,58% retroativo a outubro, pagamento de abono de duas remunerações (com desconto do imposto de renda), aumento real de 1% a partir de maio de 2013 e adoção do divisor 200, em vez do 220, para o cálculo de horas extras, como determina súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além disso, não haverá desconto nos salários dos milhares de copelianos que aderiram à paralisação do último dia 22. A aprovação da proposta encerra as manifestações que, pela primeira vez em 23 anos, levaram os copelianos a cruzar os braços e protestar contra a direção da empresa.

Leia mais AQUI


Morre o ex-deputado Sergio Miranda

Morreu na manhã do dia 26, em Brasília, o ex-deputado Sergio Mirada, 65 anos, que vinha lutando contra um câncer de pâncreas.  Sergio Miranda nasceu em Belém,  mas mudou-se ainda na infância para Fortaleza onde, aos 15 anos, começou a militar no movimento estudantil, ingressando no PC do B. Durante a ditadura, foi preso no Congresso da UNE em Ibiuna e expulso do curso de matemática da Universidade Federal do Ceará, passando a militar na clandestinidade e atuando, quando podia, como professor secundarista. Radicou-se depois em Minas Gerais, onde elegeu-se vereador em 1988. Em 1993, com a renúncia de Célio de Castro, que se elegera vice-prefeito da capital mineira, assumiu o mandato de deputado federal como suplente, reelegendo-se em 1994, 1998 e 2002. Era presidente do diretório do PDT em Belo Horizonte e presidente da Fundação Alberto Pasqualini. Sérgio deixa sua esposa, Maria Cristina Sá, ex-diretora da Fisenge e primeira presidente mulher do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge-MG), que, juntos, muito contribuíram nas lutas da federação e no movimento de engenheiros.

Leia mais AQUI


Senge-SE apresenta reivindicações ao governador do estado

Nesta terça-feira, dia 27, o governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu, no Palácio de Veraneio, o presidente do Senge-SE, Rosivaldo Ribeiro, o deputado estadual Garibalde e os representantes dos engenheiros estatutários. Na audiência, foram colocadas em discussão as propostas de novo Plano de Cargos e Concurso Público para reestruturação da engenharia do Estado.

Leia mais AQUI


Eletricitários podem parar dia 3 em defesa das estatais, da redução das tarifas de energia e do emprego

Os eletricitários anunciaram possível paralisação nacional na próxima terça-feira, dia 3. Os trabalhadores defendem a renovação das concessões do setor elétrico e da redução de tarifas, sem demissões no setor. Há o entendimento de que é preciso aperfeiçoar a Medida Provisória 579, com a aprovação de cinco emendas.

A primeira delas é a emenda 191, apresentada pelo deputado Fernando Ferro, que proíbe a terceirização de atividades-fim.  O processo de privatização ocorrido na década de 90, provou um aumento considerável da terceirização, responsável por acidentes graves e mortes,  além de interferir na qualidade da prestação dos serviços.

Leia mais AQUI


Diretor do Senge-RJ critica ato dos royalties  

A passeata “Veta, Dilma” reuniu, na tarde desta segunda-feira (26), mais de 100 mil manifestantes. O protesto no Centro do Rio foi organizado pelo governo do estado para pressionar a presidenta Dilma Rousseff a vetar a proposta do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O projeto prevê que os estados produtores, como Rio de Janeiro, deixarão de ter exclusividade sobre a exploração dos royalties, que passariam a ser destinados a todas as prefeituras e estados do Brasil. O governo gastou mais de R$ 780 mil com o ato. Antonio Gerson, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), criticou a maneira como Sérgio Cabral vem conduzindo a questão dos royalties. Para Gerson, o governador está sendo “pouco político” e está provocando a ira dos outros estados contra o estado do Rio. “Não dá para concordar com o que ele vem fazendo, especialmente ao utilizar todo o aparato estadual para promover essa passeata ‘chapa branca’, feita pelo governo. Infelizmente, o Rio tem sido vítima dos seus próprios governantes.”

LEIA MAIS AQUI


3ª Conferência da UNI Américas acontece no Uruguai

Acontecerá, entre os dias 5 e 7 de dezembro, a 3ª Conferência UNI Américas, que será realizada em Montevidéu, capital do Uruguai. Na ocasião, serão realizadas Conferências da UNI Américas Finanças e UNI Américas Gráficos, além das Conferências de Mulheres e de Juventude. Irão representar a Fisenge nas atividades: o presidente da federação, Carlos Roberto Bittencourt, a diretora da mulher, Simone Baía e o vice-presidente, Raul Otávio. Também estará na delegação da Fisenge, a coordenadora estadual do Senge Jovem de Minas Gerais, Karla Gonçalves, que irá apresentar na Conferência da Juventude o trabalho desenvolvimento pelos estudantes na organização do Senge Jovem.


Gerente-Geral de Toxicologia da Anvisa é exonerado por denunciar corrupção

O gerente-geral de toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Luís Cláudio Meirelles, foi exonerado do cargo no dia 14 de novembro. Segundo carta divulgada hoje, o pesquisador que trabalhava há 12 anos no órgão, denunciou irregularidades graves na liberação de agrotóxicos. “As graves irregularidades envolveram o deferimento de produtos sem a necessária avaliação toxicológica, falsificação de minha assinatura e desaparecimento de processos em situação irregular”, aponta o documento. Ao constatar as irregularidades, Meirelles denunciou os atos: “Em seguida, solicitei ao Diretor-presidente o afastamento do Gerente da GAVRI, pois os problemas estavam relacionados às atividades de sua Gerência, assinalando que houve rompimento da relação de confiança exigida para o cargo.”. Entretanto, a medida contrariou interesses maiores dentro da instituição, e na relação com o Ibama e MAPA.

Leia mais AQUI


Clipping Fisenge

Confira aqui as notícias da Fisenge veiculadas na mídia. Basta clicar nas entidades abaixo.

Agência internacional de notícias Adital

CUT