nº 11 :: 20 de Novembro / 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

nº 11 :: 20 de Novembro / 2012

Fisenge participa de negociação com CPRM  

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 13, a última rodada de negociação com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013. De acordo com o diretor de relações sindicais da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Fernando Jogaib, os principais itens econômicos foram: o percentual de 4,95% relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) retroativo à data base, que incide em todos os itens econômicos e a distribuição de 2,8% da folha para trabalhadores elegíveis.

Leia mais AQUI


Coletivo de Mulheres da Fisenge lança nota para o Dia da Consciência Negra

                                                                       20 de novembro: camélias da atualidade

20 de novembro é dia nacional da consciência negra. Momento que lembramos a luta de Zumbi, liderança do Quilombo de Palmares, símbolo da luta contra a escravização. Não somente a luta de Zumbi, como também a luta cotidiana de negras e negros por direitos. A luta não parou com a abolição. Não parou com a falaciosa assinatura da princesa Isabel. A luta é permanente no processo histórico. Um símbolo abolicionista era a camélia, que a própria Princesa Isabel cultivava. Mas um erro histórico é atribuir a abolição à monarquia da época e suas elites, que, na realidade, por temerem uma revolução em proporção maior, assinaram a abolição.

A assinatura da abolição foi fruto de revoltas de quilombos e movimentos negros. E, até hoje, por falta de políticas públicas e pelo abandono da população negra após a abolição, vemos os resquícios da escravidão surgirem em nossa realidade e atual conjuntura. Leia mais AQUI


Engenheiros agrônomos elegem nova diretoria

O resultado do processo eleitoral do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) foi divulgado na quarta-feira, dia 14. Com 44,63% de participação da categoria, a chapa “Renovar para Avançar” foi eleita com 42,52% dos votos. A votação, não obrigatória, aconteceu em 22 urnas divididas em cada regional do estado. O presidente eleito, Vlademir Gazoni afirma que este é um momento histórico, devido ao processo de renovação e participação de mulheres. “A renovação é importante para a formação de novas lideranças sindicais. Hoje, na nossa base em Santa Catarina, temos 8,8% de mulheres engenheiras agrônomas e nossa chapa, ao todo, reuniu 16 mulheres, o que significa 25% na diretoria executiva e 18% na geral”, comentou.  

Leia mais AQUI


Mais de 4 mil trabalhadores dizem “não” à proposta da Copel  

Em uma votação histórica, realizada no dia 9, trabalhadores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) rejeitaram a proposta da empresa para um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Nas assembleias, realizadas em todo o Paraná, 4.249 dos 5.840 trabalhadores repudiaram a oferta da Copel. Foram apenas 1.531 votos favoráveis, 52 abstenções e um voto nulo. Ao todo, são 16 sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores. Com este indicativo e a mobilização de todos, estão previstas paralisações para quinta-feira, dia 22.

Leia mais AQUI

Assista ao vídeo com o discurso do presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, na Assembleia Legislativa do Paraná AQUI


Engenheiros da Paraíba realizam assembleia e ameaçam paralisar atividades

Foi realizada no dia 13 de novembro, uma assembleia geral para avaliar o processo de negociação com o Governo do Estado da Paraíba. De acordo com o presidente do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge-PB) há uma brutal defasagem salarial. “Reivindicamos a unificação do plano de cargos, carreira e remuneração, promessa de campanha do governador”, afirmou. A proposta do Governo foi apresentada em audiência – realizada no dia 10 – entre o secretário da administração e o procurador geral do Estado. “O governo se comprometeu a avaliar nossas reivindicações e emitir uma resposta em 15 dias, mas estamos mobilizados para paralisação, caso nossa pauta seja ignorada”, explicou Duarte.


Senge-PE participa de audiência com presidente da Aneel

Será realizada, no dia 17 de dezembro, uma audiência com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012-2013. De acordo com o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Fernando Freitas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou redução de 13% na gratificação de férias, passando de 80 para 67% sem ganho real, só a reposição do IPCA (5,24%) e a retirada da cláusula de perda de massa salarial. “Este é o momento da classe trabalhadora se mobilizar por uma pauta justa. Vamos questionar as condições de trabalho as quais os profissionais são submetidos”, afirmou.


MCCE lança campanha pela reforma política

Depois da conquista da Lei da Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral encabeça campanha pela reforma política. Já está disponibilizado um abaixo-assinado com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para uma reforma no sistema eleitoral.

Acesse o abaixo assinado AQUI