MOVIMENTO EM DEFESA DA PETROBRAS: em defesa da Petrobras e do pré-sal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Petrobrás é uma das maiores realizações brasileiras no caminho da afirmação da soberania do país ao libertá-lo da dependência da mais importante fonte de energia desde o Século XIX. É instrumento de descoberta e de desenvolvimento de uma das mais valiosas riquezas do planeta, chegando até à vastidão do Pré-Sal, e protege o povo brasileiro contra a ganância e a voracidade das empresas estrangeiras em relação aos preços dos combustíveis. Abastece as populações que vivem nos recônditos mais distantes do país nos mesmos valores das áreas mais próximas às suas refinarias. Ao mesmo tempo toma cuidados em relação ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas como nenhuma outra petroleira o faz. Promove a formação de brasileiros em valiosos saberes e é força propulsora de avanços tecnológicos que possibilita ao Brasil deter a mais avançada tecnologia para exploração e produção em águas profundas. Ao longo de sua existência, sempre foi motivo de orgulho para nós, brasileiros, ao demonstrar nossa capacidade realizadora e empreendedora. Fortalece nossa economia ao fomentar a geração de empregos e conhecimento priorizando o interesse nacional. Propiciou a criação de numerosas empresas fornecedoras de bens e serviços gerados no país ao disseminar tecnologias desenvolvidas pela Petrobrás e por empresas brasileiras, patrimônio tecnológico da engenharia nacional que deve ser preservado.

Sobreviveu a algumas administrações ruinosas, resistiu e venceu as pressões e as ameaças dos grupos econômicos em torno das petroleiras privadas estrangeiras, suas maiores adversárias, das mais corruptoras do mundo, protagonistas em deposições e assassinatos de governantes e deflagradoras de conflitos ao redor do mundo. Sofreu com o golpe da quebra do monopólio no ápice da política neoliberal e com os danosos leilões que permitem os grupos estrangeiros ter acesso aos nossos estratégicos recursos petrolíferos.

Agora, a Petrobras tornou-se vítima de grupos econômicos privados gananciosos e vorazes e de pessoas de seu próprio seio, assim como de parlamentares inescrupulosos, em práticas de corrupção inadmissíveis e inaceitáveis. A nação, ao longo de nossa história, luta tenazmente para se livrar de gente e práticas como estas. Estamos vigilantes ao acompanhar as apurações para que ninguém escape das devidas penalidades, corruptos e corruptores.

Por outro lado, é preciso atentar que as mesmas correntes que tentaram impedir a criação da Petrobras, que procuraram solapá-la ao longo de sua existência, ressurgem, agora, sob o pretexto do combate à corrupção, a querer prejudicá-la e até destruí-la. Busca-se até tirar a Petrobras da condição de operadora única do Pré-Sal e fragilizar a engenharia nacional para abrir caminhos às empresas estrangeiras de engenharia. São os mesmos que sempre tramaram contra o Brasil e os interesses do povo brasileiro e, prioritariamente, em favor dos grupos econômicos estrangeiros. Os poderosos veículos de comunicação, sempre a serviço desses, já propagam a falácia de que a Petrobrás perdeu a capacidade administrativa e financeira de ser operadora única do Pré-Sal e deter 30% de participação nos campos do Pré-Sal, assegurados por lei. Há recursos financeiros disponíveis em abundância no mundo para atividade tão lucrativa como a de petróleo. Ora, a Petrobras descobriu o petróleo do Pré-Sal e detém a tecnologia para sua exploração e produção. Cabe à Petrobrás, portanto, tal missão, pois O PETRÓLEO É NOSSO.

Nós estamos aqui para defender patrimônio do povo brasileiro, a Petrobras e seus valorosos trabalhadores, como o fizeram tantos valorosos patriotas no passado, e para resgatar o espírito público que sempre a orientou. A Petrobrás deve ser mantida íntegra e deve estar sempre e acima de tudo a serviço do desenvolvimento do país em todas as suas dimensões. Convidamos você brasileira e brasileiro a vir conosco, assine aqui nesta luta patriótica.

NÃO VAMOS DEIXAR TIRAR A PETROBRAS DO PRÉ-SAL. O PETRÓLEO É DO POVO BRASILEIRO!