Morre Daniel Lopes de Moraes, um dos fundadores da Fisenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

É com pesar que a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) comunica o falecimento do engenheiro civil, Daniel Lopes de Moraes, na manhã deste domingo, dia 27. Ex-presidente do Senge-PR (1987-1993) e um dos fundadores da Fisenge, Daniel participou ativamente do movimento de ruptura ideológica durante o congresso da Federação Nacional de Engenheiros (FNE), que marcou a fundação da Fisenge. Sempre esteve presente nas lutas políticas do país, contribuindo para a construção de um novo projeto para o Brasil balizado pela solidariedade e justiça social.

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1972, Daniel Lopes de Moraes era aposentado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES) e presidiu o Senge-PR entre 1987 a 93. Liderou o Movimento Renovação e Fortalecimento (MRF), responsável pela mudança histórica no sindicato, marcada pelo respeito ao piso salarial profissional, a luta efetiva pelos direitos dos engenheiros, o respeito à engenharia como pilar do desenvolvimento humano e a defesa do patrimônio público.

Daniel Lopes de Moraes foi vítima de câncer e seu velório será realizado até às 14 horas de hoje (28), na Capela Vaticano, na Rua Desembargador Hugo Simas, 26, São Francisco.