Moção do Senge Jovem Paraná em apoio à Unila e em repúdio à emenda aditiva nº 55

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nós, estudantes de engenharia reunidos no II Encontro Estadual do Senge Jovem Paraná, realizado nos dias 22 e 23 de julho, em Faxinal do Céu, Pinhão (PR), declaramos nosso apoio à permanência da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e total repúdio à emenda aditiva nº 55, do deputado Sergio de Souza (PMDB/PR).

A emenda aditiva prevê a extinção da Unila e agregação dos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Palotina e Toledo, para a “criação” Universidade Federal do Oeste do Paraná. A proposta fere os projetos e identidades de ambas as universidades e a educação brasileira.

Em um cenário político desfavorável à educação, em que as universidades sofrem enormes cortes orçamentários, a emenda vem prejudicar o desenvolvimento e enlace já existente, e futuro, das universidades com a sociedade do Oeste do Paraná e do país como um todo.

A Unila foi criada em 2010, com a missão inovadora de formar recursos humanos capazes de contribuir com a sociedade latino-americana em seus aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos.

O Senge Jovem Paraná reforça seu apoio à permanência da Unila e seu importante papel na formação desses profissionais de qualidade e humanos, reforçando sua autonomia, identidade e caráter educacional.

II Encontro Estadual do Senge Jovem Paraná, 23 de julho de 2017