Ministra do TST Delaíde Arantes é indicada a prêmio por defesa da PEC das trabalhadoras domésticas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A ministra Delaíde Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho, foi indicada para o Prêmio “Faz Diferença 2013”, do Jornal O Globo.

Ela concorre na categoria Economia por sua atuação em defesa da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 72, que regulamenta o serviço doméstico e garante às trabalhadoras os mesmos direitos dos demais trabalhadores. Em 11 edições, é a segunda vez que uma mulher é indicada para essa área.

A votação segue até este domingo (12) e para escolher a ministra é preciso acessar o endereço: http://fazdiferenca.oglobo.globo.com.

Histórico de luta – Ex-trabalhadora rural e ex-empregada doméstica, Delaíde foi uma referência na luta pela PEC que estabelece jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais, horas extras e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para a diretora Executiva da CUT, Rosana de Deus, além de estar à frente desse processo, a ministra foi fundamental para divulgar a legislação e mostrar a importância da aprovação da proposta.

“A Delaíde foi uma aliada tanto na batalha pela PEC, quando da Convenção 189 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata do emprego doméstico e ainda não foi ratificada pelo Brasil. Sempre buscou promover audiências públicas no Congresso e mostrar aos parlamentares que o Brasil não poderia deixar de garantir direitos a nossas companheiras que lutavam há 70 anos por isso”, afirmou.

Rosana acredita que a inserção da ministra na luta das trabalhadoras se deve também por ela conhecer de perto como a desigualdade de gênero se manifesta no país. “É importantíssimo ter alguém numa instância como o TST que esteja ao lado do debate feminista.”

Fonte: CUT – Nacional