Manoel Barretto assume presidência da CPRM

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Tomou posse ontem , dia 30 de junho, o geólogo Manoel Barretto como presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Em solenidade realizada no Rio de Janeiro, estiveram presentes: o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o secretário-geral da Fisenge, Clovis Nascimento; e o diretor do Senge-RJ e do Clube de Engenharia, Jorge Antonio; e João Studart. A eleição do novo diretor-presidente ocorreu em reunião do Conselho de Administração da CPRM, realizada na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), nesta quarta-feira, 29, aprovada por todos os conselheiros presentes.

Manoel Barretto da Rocha Neto é geólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1973. Especializou-se em Geologia Econômica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 1975. Mestrado em Geologia Econômica na UFBA. Por concurso, tornou-se professor do Instituto de Geociências da UFBA, no período 1975-1976.

Exerceu atividades profissionais no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em 1974; na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) 1978/1996 e em várias empresas de mineração, destacando-se a Companhia de Ferro Ligas da Bahia.

Foi membro do Conselho de Administração da Rio Salitre Mineração. Na CBPM, foi gerente-técnico de Programas Pesquisa de Ouro no greenstone belt de Itapicuru, BA. Em 1989 foi membro do Grupo de Trabalho para elaboração do Programa do Curso de Especialização em Exploração Mineral para a Secretaria das Minas e Energia do Estado da Bahia. Pelo convênio Brasil-Canadá, firmado entre o Governo da Bahia e a Canadian International Development Agency (Cida), realizou estágio nas Províncias Minerais de Ontário e Quebec, com ênfase em depósitos auríferos.

Exerceu as funções de diretor da Associação Baiana de Geólogos e do Sindicato de Engenheiros da Bahia e vice-presidente da Federação Interestadual do Sindicato de Engenheiros (Fisenge). De 2003 até a sua nomeação como diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), exerceu o cargo de diretor de Geologia, Mineração e Transformação Mineral na instituição.