Movimentos sociais da Central de Movimentos Populares (CMP) se manifestaram no centro da cidade de São Paulo hoje (31). Eles exigiram maior participação popular na elaboração e na execução das políticas públicas.
O protesto reivindicou direitos estabelecidos pela Constituição, pressionando pela elaboração de políticas públicas voltadas à moradia, à saúde e ao trabalho. A marcha fez uma parada em frente à prefeitura para deixar seu recado à administração Gilberto Kassab (PSD).
A militante da CMP Miriam Hermógenes disse que o conselho de habitação de São Paulo não conta com participação adequada da sociedade civil. Ela defendemos a existência de conselhos, mas argumenta que estes espaços não são efetivos sem a participação popular.
De acordo com movimentos de luta por moradia, o Judiciário tem desrespeitado quando concede liminares de reintegração de posse a donos de imóveis ocupados pelos sem-teto após anos de abandono. Miriam ressaltou que as organizações e movimentos sociais querem que “a Justiça deixe de escutar apenas o proprietário e ouça também as famílias”.
Fonte: Agência Pulsar