Mais da metade das obras da Copa não tem nem licitação, diz TCU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Faltando 30 meses para o início da Copa de 2014 no Brasil, 54% das obras de transporte (urbano e aeroportos) previstas para o evento não têm nem licitação.

A informação consta de um balanço do Tribunal de Contas da União sobre as ações do governo para a Copa, aprovado no dia 30 de novembro.

A situação das obras de transporte urbano foi classificada de “preocupante”. Até agora, de 49 construções de BRT (corredores de ônibus), VLT e rodovias, 24 não foram licitadas e só quatro receberam algum recurso dos empréstimos previstos.

Estas obras são de responsabilidade dos estados e municípios que vão sediar o evento e financiadas pelo governo federal.

Já no caso dos aeroportos, o TCU informa que são previstas 32 intervenções em 13 aeroportos. Dessas obras, 20 não foram licitadas, sete estão em execução e uma está pronta.

Nos aeroportos, a situação foi considerada de alerta mas é menos preocupante que no caso dos transportes urbanos. Isso porque vários projetos estão com licitação marcada e o TCU verificou melhora na gestão da Infraero.

Além dos problemas de transporte, o relatório aponta preocupações com as obras nos portos. Nenhuma foi iniciada porque os oito projetos ainda estão em licitação.

Há, também, temor com os projetos de urbanização das áreas ao redor dos estádios. Em oito cidades, essas intervenções serão feitas pelo poder público local. Nenhuma está licitada. Em muitos casos não se sabe o custo e não há sequer projetos prontos.

Fonte: Boletim Videversus