Luis Nassif alerta sobre a importância das novas narrativas nas mobilizações

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com analogias sobre as crises nas épocas da Primeira República, do Plano Real e do atual cenário político brasileiro, o jornalista Luis Nassif iniciou sua palestra sobre “Emprego e processo produtivo”, durante o I seminário “Contra a crise, pelo emprego e pela inclusão”, do Simpósio SOS Brasil Soberano, na manhã deste dia 31/3.

Marine Moraes (Senge-PE)

“A lógica dessas crises é a mesma. Tínhamos um país em crescimento passando por uma crise de Estado, que se transformou em uma crise geral do país”, relatou. Nassif ainda ressaltou que as maiores rupturas econômicas e políticas do país vieram acompanhadas pela desorganização do mercado de informações, por meio da entrada de novas tecnologias. “Basta resgatarmos a História, de um lado a urbanização e a migração, de outro a entrada do rádio no Brasil, trazendo a ânsia de participação da população”, relembrou fazendo uma comparação às mobilizações de junho de 2013. Isso porque este foi um momento marcado por novas narrativas e linguagens de mobilização nas redes sociais.

Ainda sobre a importância da juventude nas principais mobilizações nacionais, como o Movimento Passe Livre, o jornalista destacou que são os jovens que protagonizarão a luta contra tantos retrocessos. “Eu nunca vi uma juventude tão madura e politizada, debatendo educação e políticas públicas. É essa juventude que me estimula e me faz continuar na luta pela democracia”, afirmou.

Nassif ainda alertou para os interesses estrangeiros na atual política econômica e social brasileira. “O maior problema da social democracia foi permitir o livre fluxo de capitais. Esse modelo econômico tira o poder do Estado e permite que o sistema financeiro administre a troca cambial de forma independente, fazendo com que os bancos tenham domínio pleno da economia nacional e sua relação com o mercado internacional”, explicou.

A polarização da esquerda também foi apresentada como um problema que fortalece a luta da direita conservadora, em detrimento da luta dos trabalhadores. “É preciso que tenhamos um entendimento de que vivemos uma luta de classes, com o mercado financeiro e o capital de um lado e o trabalhador do outro”, alerta. Ainda segundo Nassif, o Brasil teve uma ascensão importante durante os governos Lula e Dilma, principalmente na conquista de direitos, como a política de valorização do salário mínimo como direito adquirido.