Lideranças lançam Caravana da Agricultura Familiar em Santa Catarina

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Atividades fazem parte da comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar

Coordenadores de sindicatos e entidades ligadas à Agricultura familiar se reuniram nesta sexta-feira (25) no lançamento da Caravana da Agricultura Familiar de Santa Catarina que acontecerá nos meses de maio, junho e julho deste ano.As atividades fazem parte da comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar e é uma parceria entre a FETRAF-SUL/CUT, Cresol, Cooperhaf e Unicafes.

A Caravana tem como objetivo disseminar as histórias e vivências de agricultores familiares e realizar ações que fomentam o debate sobre a agricultura no Estado, país e mundo, construir um projeto de desenvolvimento sustentável e fortalecer a participação e as políticas para mulheres e jovens. “Será um momento de socializar informações, de trazer pessoas para o debate, levar conhecimento para os municípios e refletir sobre o momento que estamos vivendo e as transformações que aconteceram nos últimos anos”, comentou o coordenador da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Alexandre Bergamin.

Entre os assuntos que serão tratados durante a Caravana no Estado catarinense está a importância de produzir alimentos, a sucessão das propriedades e a conscientização dos governos e da sociedade sobre as políticas públicas necessárias para melhorar a qualidade de vida no meio rural, comercialização e industrialização de alimentos e habitação rural. “O debate é essencial para que a agricultura familiar sobreviva ao agronegócio. É hora de cada um assumir o seu papel e unir forças para alcançar nossos objetivos”, disse o presidente da Unicafes, Genes da Fonseca. Em cada etapa da Caravana acontecerão debates e oficinas temáticas para trabalho em grupo.

Os municípios que receberão a Caravana da Agricultura Familiar de Santa Catarina são Guaraciaba, Jaguaruna, Alfredo Wagner, Seara e Chapecó. A Caravana se encerra com o Encontro Estadual da Agricultura Familiar.

Escrito por: FETRAF-Sul