Lançamento do livro sobre o Dieese será nesta terça (8), às 16h30, na Travessa do Centro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Realização do Arquivo Memória Operária do Rio de Janeiro (Amorj/UFRJ), o livro Dieese – Instituição da Classe Trabalhadora (Lumen Juris, 2022) será lançado no próximo dia 8 (terça-feira), na Livraria da Travessa, no Centro, a partir das 16h30. A obra foi organizada pela sociológa Monica Paranhos (IFCS/UFRJ), a professora de Serviço Social da UFF Maria Cristina Rodrigues, e a antropóloga Elina Pessanha, coordenadora do Amorj. Reúne análises sobre a importância e a trajetória do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), feitas por representantes do movimento sindical, do meio acadêmico e do próprio Dieese. 

A base para a produção do livro foi o debate virtual sobre a “Importância das Contribuições do Dieese para o Movimento Sindical”, realizado ainda durante a pandemia, em novembro de 2021. Entre os autores dos depoimentos estão, entre outros, o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros o Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Clovis Nascimento; o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre; o historiador e ex-deputado estadual Gilberto Palmares (PT-RJ), outras lideranças sindicais, técnicos e dirigentes do próprio Dieese e professores e pesquisadores universitários.

“Na história do sindicalismo brasileiro e das relações de trabalho, o Dieese conseguiu um feito extraordinário: é uma entidade que atua em negociações para praticamente todos os sindicatos e no apoio a todo o espectro político sindical, incluindo as grandes centrais”, escreve Olímpio Alves dos Santos, presidente do  Senge RJ. “Temos um sindicalismo pulverizado, mas o Dieese foi capaz de unificar a luta econômica, estabelecendo políticas setoriais relevantes.”  

A entidade foi criada em 1955 pelo movimento sindical brasileiro, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores. Atualmente, o Dieese tem cerca de 700 associados, entre sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais, 17 escritórios regionais e cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para apoiar o poder público com pesquisas e análises).

O livro está estruturado em três partes. A primeira, intitulada Memórias sobre a trajetória do Dieese, conta a história da instituição, desde seu surgimento no contexto de grande atividade sindical, após a greve dos 300 mil (em 1953) e do Pacto de Unidade Intersindical. Na época, os trabalhadores precisavam enfrentar manipulação dos índices de inflação, por parte dos patrões, na negociação dos reajustes salariais. Na segunda parte, Produzindo e estimulando o conhecimento público, os autores abordam os estudos e pesquisas sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho. E a última consolida a avaliação do “Dieese na percepção dos dirigentes sindicais”, como anuncia o título.  

Lançamento 
. Dieese – Instituição da Classe Trabalhadora (Lumen Juris, 2022)
. Dia 8 (terça-feira)

. A partir das 16h30 
. Livraria da Travessa
Rua 7 de setembro, nº 54 - Centro - RJ - RJ 
 

Fonte: Senge-RJ