Lançada, na Bahia, Frente Parlamentar em defesa das áreas tecnológicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 12/12, durante a manhã, foi lançada a Frente Parlamentar em defesa das áreas tecnológicas (Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Urbanismo e demais Áreas Técnicas e Tecnológicas Afins), que será presidida na Assembleia pela deputada Maria del Carmen, engenheira civil e presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Alba.O evento marca a comemoração do Dia do Engenheiro, celebrado no 11 de dezembro.

A deputada afirmou a necessidade da Frente ter caráter misto, envolvendo, além dos parlamentares, entidades representativas dos profissionais das áreas e da sociedade civil em geral para tratar e acompanhar propostas e projetos de lei referentes ao tema, assim como promover debates e eventos que dialoguem com a sociedade e o Poder Público.

E foi justamente essa a composição da mesa de abertura, parlamentares – Marcelino Galo, que será o 1º vice-presidente – e representantes das entidades profissionais – CREA-BA, SENGE-BA, CONFEA, entre outros – falaram da importância de acender o debate sobre as áreas tecnológicas, devido sua importância para o desenvolvimento do estado e nacional. Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia e engenheiro civil , Ubiratan Félix ressaltou a crise que a Engenharia do Brasil enfrenta na atual conjuntura, perdendo espaço no mercado internacional e local, alertando para necessidade do investimento do Estado brasileiro e defesa das áreas tecnológicas, profissionais e empresas para garantir a economia e a soberania do país.

Na ocasião, o Senge-BA distribuiu a cartilha “50 anos do Salário Mínimo Profissional”, produzida pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). E também foi exibido o vídeo “Lei é para ser cumprida”, do projeto Engenheira Eugênia, do coletivo de mulheres da Fisenge.

Fonte: Senge_BA