Justiça garante à gestante direito ao trabalho remoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Empresa questionou Lei que garante trabalho remoto às mulheres grávidas após decreto estadual em SP por fim à quarentena. Pedido foi negado. Justiça considerou que a pandemia não acabou e Lei continua valendo

Uma decisão da Justiça de Campinas, no interior de SP, confirmou o direito que gestantes de todo o Brasil têm de permanecer em trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 590 mil pessoas no Brasil desde o ano passado, entre elas muitas mulheres grávidas ou no período de puerpério, também chamado resguardo.

Quando o governo de São Paulo, João Doria (PSDB) flexibilizou a quarententa, a empresa de uma trabalhadora grávida decidiu que todos voltariam ao trabalho presencial, inclusive ela. A trabalhadora recorreu à Justiça do Trabalho, que lhe garantiu o direito de permanecer afastada das atividades presenciais.

 A empresa entrou com mandado de segurança no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na tentativa de cassar decisão liminar da primeira instância. Os desembargadores do TRT15 negaram o pedido da empresa.

Na ação, a empresa alega o término do período de quarentena decretado pelo governo estadual em 17 de agosto. Mas o vice-presidente judicial do TRT, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, entendeu que “quarentena não se confunde com pandemia”.

A advogada especialista em Direito do Trabalho, Luciana Barreto, sócia do escritório LBS Advogados, reforça que a Lei n° 14.151, que determina que as trabalhadoras gestantes permaneçam afastadas das atividades presenciais, sem prejuízo de sua remuneração, ainda está em vigor e deve ser cumprida”.

“Apesar da queda na transmissão e mortes pela Covid-19, que são consequências de um maior número de pessoas vacinadas, ainda estamos vivenciando a pandemia de Covid-19. E até mesmo mulheres gestantes vacinadas têm o direito de permanecerem afastadas”.

“É direito da trabalhadora e direito do nascituro”, diz Luciana Barreto.

É uma vitória, comemora a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Juneia Batista. “A decisão da Justiça garante a integridade da mãe e da criança”,  reforça.

Para a secertária causa revolta a “usura das empresas em sugar as vidas das pessoas”.

Empresários não pensam em pessoas, só no lucro. Isso é enlouquecedor

– Juneia Batista

“É importante que decisões nessa natureza continuem acontecendo para que as mulheres trabalhadores possam minimamente ter dignidade e possam proteger suas próprias vidas e a de seus bebês”, acrescenta.

Dados sobre mortes de gestantes justificam maior atenção

Antes da pandemia, o Brasil registrava uma média de 55 mortes de gestantes a cada 100 mil partos, segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro. Eram mortes por causas variadas.

Depois da pandemia, até junho deste ano, morreram 1.156 gestantes em consequência de complicações causadas pela Covid-19; em 2020, morreram 560, de acordo com estudo feito pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que desde o início da pandemia, foram 12.260 casos de Covid entre gestantes, sendo 9.925 somente este ano. A maior parte das vítimas tinha entre 20 e 39 anos de idade e apresentava outras comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Os dados evidenciam que há problemas no atendimento as gestantes a serem superados e que se agravaram ao longo da crise sanitária de forma alarmante, afirma a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT, Madalena Margarida Silva.

“Essa realidade mostra que as mulheres gestantes, puérperas e lactantes necessitam de maior atenção à sua saúde”.

“Gravidez não é doença e todos nós sabemos disso, mas a gestação modifica o organismo da mulher demandando mais do coração e pulmão por exemplo, que são organismo alvos da Covid-19 já cientificamente comprovados”, diz a dirigente.

Para a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT, a decisão da Justiça do Trabalho de garantir à gestante o direito de trabalhar à distância é importante porque os desembargadores garantiraram o direito à vida tanto da mãe quanto do bebê.

Não é possível aceitar que a mulher grávida seja exposta a condições precárias de trabalho correndo risco de contaminação e adoecimento. Estamos lidando com vidas e a proteção é fundamental

– Madalena Margarida Silva

Direitos

A decisão do TRT-15 ainda garantiu a manutenção do salário integral, cesta básica e vale-refeição e vale-alimentação à trabalhadora grávida.

A advogada Luciana Barreto reforça que, de acordo com a Lei 14.151, mesmo que a função da trabalhadora gestante não permita o trabalho remoto, ela deve continuar recebendo seu salário e mantêm-se todos os seus direitos.

E este foi o caso da gestante de Campinas, uma trabalhadora da saúde, portanto, impossibilitada de realizar suas atividades remotamente.

Luciana alerta que se a empresa obrigar a trabalhadora ao retorno, infringindo a lei, ela deve procurar orientação jurídica no sindicato de sua categoria.

A secretária de Saúde do Trabalhador da CUT acrescenta que o movimento sindical está orientado a incluir cláusulas de proteção à mulher quanto à sua saúde nas negociações coletivas.

“È preciso responsabilizar o Estado e o empregador pela falta de atenção à saúde e a não garantia do emprego e direitos nesse momento tão crítico. Não é momento de colocar em risco a vida em detrimento dos interesse de empresas.”, diz Madalena Silva.

Fonte: CUT

Imagem: Canva