IPEA disponibiliza livro sobre gestão pública, infraestrutura e políticas nacionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Lançado no final de dezembro, o periódico Planejamento e Políticas Públicas analisa gestão pública, infraestrutura, políticas nacionais e racismo institucional

Já está disponível a nova edição da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP). A publicação apresenta uma reflexão sobre a importância da reforma do Estado, buscando não só uma reestruturação administrativa, mas uma nova visão, ancorando práticas de governança compartilhada. Este volume é a última edição do ano e conta com 13 artigos que envolvem temas associados à ação governamental, à estrutura produtiva brasileira, à infraestrutura e às políticas sociais, sobretudo no tema da educação.

O primeiro bloco trata da gestão pública a partir da relação entre o Estado e a sociedade e sob a perspectiva fiscal. Num dos artigos, o autor problematiza a dificuldade das instituições públicas em capturar o conhecimento coletivo expresso, por exemplo, em manifestações organizadas pelas redes sociais. O bloco seguinte contém três trabalhos que abordam diferentes assuntos sobre a esfera produtiva e a política industrial. O terceiro artigo, em especial, investiga as razões pessoais e regionais da migração de trabalhadores da indústria do estado de São Paulo.

Na sequência, dois trabalhos explicam diferentes aspectos ligados à infraestrutura econômica e social. São discussões que perpassam a importância da universalização do acesso à energia no meio rural e os determinantes do fluxo de passageiros do transporte aéreo. No último bloco, seis contribuições analisam as políticas sociais e seus efeitos.

Confira a 45° edição da revista Planejamento e Políticas Públicas

Fonte: IPEA