Inscreva-se para o curso de AUTOVISTORIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Descrição
Orienta os profissionais na realização da autovistoria predial, apresentando informações técnicas e jurídicas sistematizadas por integrantes da própria equipe de instrutores.
O programa é construído a partir de uma perspectiva multidisciplinar, com ênfase no rigor técnico e na responsabilidade civil requeridos por esse tipo de inspeção.

Público-alvo
Profissionais graduados em engenharia com registro no CREA-RJ compatível com as atividades a serem exercidas.

Investimento
Sócios: R$ 150,00
Não sócios: R$ 400,00 (Profissionais que pagam regularmente a Contribuição Sindical, mas não a contribuição mensal de filiado, não são associados do sindicato.)
Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.

Conteúdo programático

Introdução

1. Leis: estadual, municipal, decreto e lei federal
1.1 A Lei Estadual 6400/2013, que desencadeou a realização da autovistoria predial
1.2 A Lei Municipal e suas considerações
1.3 A tratativa do Decreto
1.4 Preparando para a compreensão da Lei Federal

2. Escopo e metodologia
2.1 Características e formatação do escopo e aplicação da metodologia na autovistoria predial

3. Elaboração da ART
3.1 Como elaborar a ART nas diversas modalidades
4. Custo e elaboração da proposta
4.1 Aplicação dos valores e elaboração das propostas

Engenharia elétrica

1. Instalações elétricas
1.1 Inspeções nas instalações elétricas – NBR 5410 – Baixa tensão; NBR 5418 – Instalações à prova de explosão. Relato do tipo de entrada, termos nominais, tipo de medição e de proteção. Categoria e características dos quadros elétricos de entrada e distribuição; sistema do SPDA – sistema de proteção contra descargas atmosféricas conforme preconiza a NBR 5419 da ABNT.
1.2 Estudos de casos

Engenharia mecânica

1. Instalações eletromecânicas
1.1 Inspeções em elevadores: casa de máquinas, quadro de força, cabina/estrutura: pavimentos.
1.2 Escadas rolantes: maquinaria, degraus, segurança.
1.3 Estudos de casos

Engenharia mecânica, civil e de segurança do trabalho

1. Instalações de gás
1.1 Inspeção nas instalações de gás, instalações prediais e nas unidades
1.2 Normas e leis aplicáveis
1.3 Estudos de casos

2. Segurança contra incêndio e pânico predial
2.1 Inspeção na segurança contra incêndio e pânico
2.2 Decreto n° 897 e legislações complementares (COSCIP do CBMERJ)
2.3 Estudos de casos

Engenharia civil

1. Engenharia civil
1.1 Inspeções nas instalações hidrossanitárias; estrutura de concreto armado ou metálica; subsolos; fachadas; esquadrias; empenas; telhados; patologia estrutural.
1.2 Estudos de casos

Instrutores

Antonio Cesar Maciel
Engenheiro civil, elaborou diversos laudos de autovistoria – LTVP, atualmente trabalha como responsável técnico de um grande empreendimento no Rio de Janeiro.

Daniel Lopes Barboza
Engenheiro eletricista graduado pela Estácio de Sá, atuou durante 12 anos chefiando áreas técnicas de uma empresa multinacional. Atualmente trabalha como engenheiro de manutenção de um grande empreendimento no Rio de Janeiro.

José Aurélio Bernardo Pinheiro
Engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia da UFRJ, atuou durante 25 anos chefiando diversas áreas técnicas e comerciais da antiga CEG, hoje Gás Natural Fenosa. É professor da capacitação em autovistoria realizada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge- RJ desde fevereiro de 2015.

Leonardo Heitor Richa Nogueira
Engenheiro civil graduado pela UFRJ, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ, Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF e mestrado em Engenharia Ambiental pela UFRJ. Professor do MBA em Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do SENAC; da pós-graduação em Engenharia de Segurança em Universidade Paulista e da pós-graduação em saneamento da UERJ.
Instrutor na Capacitação para Elaboração de Laudo Vistoria Predial, no módulo de Segurança Contra Incêndio, no SENGE-RJ. Instrutor no curso de Laudo Vistoria Predial das instalações hidrossanitárias no CREA-RJ e no SARJ.
Há 30 anos consultor em projetos de infraestrutura e sistemas de segurança e combate a incêndio; consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; participou da elaboração de normas de segurança e saneamento para a ABNT; participa do Conselho de Meio Ambiente da FIRJAN; Conselheiro do CREA-RJ e coordenador adjunto da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho; representou o CREA-RJ nos Conselhos Estadual e Municipal de Meio Ambiente e na Comissão Estadual de Controle Ambiental.

Luiz Antônio Fonseca Punaro Baratta
Engenheiro mecânico graduado pelo CEFET/RJ, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF. É professor da capacitação em autovistoria realizada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge- RJ desde novembro de 2014. Também é coordenador e conselheiro da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalurgia do CREA-RJ.

Observações

Engenheiros e arquitetos são habilitados por lei a assinar os laudos gerais de autovistoria enviados à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Os laudos internos a este, específicos de elétrica, civil, mecânica, gás e incêndio e segurança, só podem ser assinados por profissionais da especialidade correspondente, habilitados no CREA para tal.

– As vagas são limitadas.

– A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

– O participante receberá um certificado ao final da atividade.