Iniciativa do Sindicato dos Bancários favorece licença-paternidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os bancários com direito à licença-paternidade de 20 dias, precisam participar de um programa de paternidade responsável, segundo a lei 13.257 de 9 de março de 2016, que regulamenta o benefício. Em atendimento ao disposto na lei, o Sindicato vai oferecer esse programa, gratuitamente, aos bancários e bancárias sindicalizados.

“No caso dos bancários, a ampliação da licença-paternidade de cinco para 20 dias faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2016-2017, como está expressa na cláusula 26 e será garantida retroativamente a dezembro de 2016”, informou a secretária de Políticas Sociais do Sindicato, Kátia Branco.

O programa batizado de “Paizão Bancário” será conduzido por profissionais especializados de várias áreas. Os bancários prestes a entrar na condição de beneficiários da lei 13.257 já podem se inscrever para participar do programa, ligando para 2103-4165 ou 2103-4170 (Secretaria de Políticas Sociais).

“A lei 13.257 trata dos direitos da criança e sua inclusão na sociedade como cidadã. É uma conquista importante dos trabalhadores e trabalhadoras que aborda vários aspectos da relação da família com a criança em várias etapas da vida. A licença-paternidade ampliada para 20 dias no caso dos bancários foi uma luta difícil, que finalmente está garantida na nossa Convenção Coletiva. Por isso, é importante que os bancários e bancárias participem do programa Paizão Bancário, onde será debatida a questão da paternidade-responsável”, disse a presidenta do Sindicato, Adriana Nalesso.