.:. Informativo nº 72 :: 10 de Agosto / 2014 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Engenheiro Rubens Paiva é homenageado com inauguração de busto no Rio de Janeiro 

 

O ex-deputado federal e engenheiro Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar em 1971, terá seu busto inaugurado dia 12 de setembro, sexta-feira, às 13 horas, na Praça Lamartine Babo, na Rua Barão de Mesquita. Com a participação de seus filhos e exposição sobre sua trajetória, o ato público, apartidário, é uma homenagem do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros, com o apoio da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de  Janeiro. “Engenheiro Rubens Paiva, presente!” é o título da exposição, com curadoria do jornalista Vladimir Sacchetta.

“Mais do que uma justa homenagem ao parlamentar e engenheiro Rubens Paiva, a cerimônia para a qual convidamos todos os segmentos da sociedade é fruto da certeza de que o resgate da memória política de nosso país é mais uma forma de afirmar a história de lutas do povo brasileiro”, afirmou Olimpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ). Entre obras de engenharia e de projetos que hoje são referências nacionais, Rubens Paiva esteve à frente da construção de casas populares no bairro da Pavuna (RJ), em um conjunto habitacional que hoje leva o seu nome, assim como a estação de Metrô mais próxima.  Rubens Paiva, entre outras históricas ações no parlamento, estimulou e assessorou o então deputado e advogado Almino Affonso a elaborar e a construir uma das principais conquistas dos profissionais da engenharia: a lei do Salário Mínimo Profissional (4.950-A/66).

“Eternizar Rubens Paiva em praça pública é também um caminho para não deixar que caia no esquecimento o trágico desaparecimento de uma liderança que defendeu a democracia e a justiça social, como cidadão, como profissional e como parlamentar. E perdeu a vida por isso.”, registra Clovis Nascimento, presidente da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge).


Presidente da Fisenge participa de debate sobre universalização da banda larga com presidenta Dilma

 

Aconteceu nesta terça-feira (9/9) o primeiro evento da série “Diálogos Conectados, promovida pela campanha “Banda larga é um direito seu”, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SEESP). A presidenta Dilma Rousseff defendeu uma lei de universalização da banda larga que especifique metas claras e defina capacidade e qualidade para o serviço. O presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento esteve presente no evento. “A aprovação do Marco Civil da Internet foi uma vitória e é exemplo em muitos países. Temos muitos desafios para seguir esse projeto e o próximo passo é a universalização da banda larga”, afirmou Clovis.

 

Dilma afirmou não ver condições de universalizar a banda larga sem uma lei específica elaborada com a participação da sociedade. “Só conseguiremos fazer banda larga universal neste país com uma lei, como foi com o Marco Civil da Internet. Não é o caminho mais fácil, mas acredito que por ser uma lei para ampliar direitos pode ter uma tramitação mais fácil no Congresso Nacional”. Para ela, a expansão do serviço é o maior desafio de infraestrutura do país, além de se tratar de inclusão e desenvolvimento social, e só pode ser feito com investimento público em parceria com as empresas privadas do setor.  “Temos que fazer backbones (estrutura por onde passam todos os dados da internet), backhauls (conexão da rede de acesso aos backbones) e últimas milhas (conexão entre o usuário final e a rede central), e que não há como fazer isso tudo só com dinheiro público”.

 

A presidenta explicou que quando fala em investimento público se refere a fontes do Orçamento Geral da União (OGU) e financiamento subsidiado. “Sem esses dois elementos não sai banda larga”.  Ela lembrou que somente 47% dos municípios brasileiros têm uma estrutura de banda larga de boa qualidade e que acredita que o país tem condições de levar a conexão à internet de alta velocidade a pelo menos 80% dos municípios brasileiros num período de quatro anos (ou seja, até o final de seu segundo mandato). A presidenta defendeu, ainda, uma participação forte da Telebrás no sistema. Para ela, a estatal deve regular as empresas e garantir a competição do sistema com a entrada de provedores de pequeno e médio porte, e não apenas entre grandes empresas.

 

Leia mais AQUI

 


 

Fisenge participa de seminário sobre modelo energético

 

 

Nesta terça-feira, 09, foi iniciado o “Seminário Modelo Energético Brasileiro sobre energia”, organizado pela Plataforma Operária e Camponesa para Energia que é composta pela FUP, MAB, FNU, Via Campesina, Fisenge, Stiu DF, Sinergia, Sindieletro. O seminário realizado no Rio de Janeiro é o último de uma série de eventos regionais da plataforma e tem como principal tema de debate a geopolítica da energia e as perspectivas da indústria energética no Brasil. Os participantes do seminário foram saudados pelo Coordenador Nacional do MAB, Gilberto Cervinski, que além de ter feito uma análise da atual conjuntura de luta dos trabalhadores do campo e da cidade, afirmou que vivemos um período de disputa ideológica devido à tentativa da direita em voltar ao poder. “A disputa pela apropriação privada da energia brasileira voltou com força, por isso os trabalhadores devem estar unidos e organizados para intensificar esta luta por um projeto energético popular, seja no petróleo ou na energia elétrica”, afirmou Cervinski.

A mesa sobre energia e geopolítica mundial de energia foi composta pelo professor da Universidade Federal do ABC Paulista, Igor Fuser, pelo diretor da Secretaria de Relações Internacionais da FUP (Federação Única dos Petroleiros), João Antonio de Moraes e pelo representante da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), Agamenon Oliveira.

Leia mais AQUI


Fisenge defende política industrial brasileira

Dados de uma pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Industrial apontam que quase metade (48%) das empresas pretendem reduzir o número de trabalhadores nos próximos doze meses. Após as décadas perdidas com o cumprimento de uma antiagenda de política industrial, hoje, o país conta com o incentivo à capacidade industrial e um dos pilares é o Plano Brasil Maior. Somos o segundo país que mais exporta serviços de engenharia para a América Latina.

Seguir o fortalecimento da política industrial brasileira é estratégico para o desenvolvimento da nação. Historicamente, a capacidade industrial de um país é o que mede sua potência e envergadura econômica, com inovação tecnológica, geração de renda e empregos. Diante deste quadro, nós, da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) repudiamos toda e qualquer tentativa de demissão em massa de trabalhadores e apoiamos o projeto em curso pelo fortalecimento da política industrial brasileira, que é estratégica para a soberania nacional. A contribuição da engenharia brasileira é fundamental para a construção de um país justo, solidário e soberano.

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros


Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros ganha repercussão nacional  

O 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que aconteceu entre os dias 27 e 30/8, em Búzios (RJ), ganhou repercussão nacional. Entre os veículos estão: Agência Brasil (EBC); Jovem Pan (Uol); TV dos Trabalhadores (TVT) além de CUT, Portal O Vermelho; Creas de todo o Brasil e Confea.

Confira o clipping completo aqui


Comissão da Verdade liga general à morte de Rubens Paiva  

 

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) incluirá no seu relatório que o general da reserva José Antonio Nogueira Belham se envolveu na morte do ex-deputado paulista Rubens Paiva, em janeiro de 1971.O então capitão do Exército era o chefe do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), no bairro da Tijuca, zona norte do Rio, local onde o parlamentar do PTB esteve preso. Na manhã desta terça-feira, 8, Belham prestou depoimento pela segunda vez a integrantes da Comissão da Verdade – o oficial já havia falado em junho de 2013 ao ex-comissário Claudio Fonteles. Nas duas ocasiões, o general usou como álibi para negar envolvimento com a morte de Rubens Paiva a alegação de que estava de férias na época dos fatos. O ex-deputado foi preso na manhã de 20 de janeiro de 1971 e levado no fim do dia ao DOI-Codi, conforme documento obtido pela CNV. A morte de Rubens Paiva teria ocorrido em 21 de janeiro daquele ano.

Leia mais AQUI


Senge-PB: nova diretoria realiza posse festiva  

A nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba (Senge-PB) realizou uma posse festiva na última sexta-feira (5/9). De acordo com o presidente eleito, Rubens Tadeu, compareceram representantes de entidades de classe, presidentes de Creas, sindicatos coirmãos e presidente da Mútua. “Colocaremos nossa política sindical em prática. Nosso primeiro passo será promover uma reunião com os candidatos no segundo turno e apontar as questões da engenharia”, disse Rubens afirmando que também terá como prioridade a instalação do Senge Jovem e da Diretoria da Mulher.  


Senge-PR: Debate com candidatos é destaque no Paraná  

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) promoveu ao longo das semanas sabatinas com os candidatos ao governo do Estado.

Confira a íntegra das entrevistas AQUI


 Senge-MG encerra campanha salarial da COPASA

Os trabalhadores da Copasa aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na sexta-feira, 5 de setembro, na sede do Sindágua, a proposta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de reajuste salarial correspondente ao INPC para 1º de maio (5,82%) e isenção da cesta básica. A proposta foi uma das sugeridas pela juíza Wilméia da Costa Benevides e pela Procuradora Regional do Trabalho, Yamara Viana de Figueiredo, durante audiência de conciliação e instrução entre a Copasa e as entidades sindicais – Senge-MG, Sindágua-MG e Saemg, realizada em 26 de agosto, no TRT. A outra proposta sugerida foi a de reajuste salarial correspondente ao INPC para 1º de maio (5,82%) e 1% de aumento ou ganho real, totalizando 6,82% a incidir sobre o salário-base.

 Leia mais AQUI


Senge-RO apresenta propostas a candidatos ao governo

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge-RO) inicia, hoje (10/9), reuniões com os candidatos aos cargos executivos. De acordo com o presidente do Senge-RO, José Ezequiel Ramos, o objetivo é, principalmente, apontar as questões específicas da engenharia. “Historicamente, nosso sindicato apresenta propostas aos candidatos no período eleitoral. Nossa preocupação é pontuar o que temos de unidade de valor forte, que perpassa pela valorização profissional do engenheiro e da engenheira, como também pela contribuição na formulação de políticas públicas”, disse Ezequiel. A primeira conversa está agendada com a candidata ao governo Jaqueline Cassol, às 18h30, na sede do sindicato.


Senge-VR inicia atendimento jurídico sobre direito previdenciário

Teve início, neste dia 2/9, o atendimento em direito previdenciário no Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR). Entre as principais questões estão aposentadoria, desaposentação e revisão de benefícios. O atendimento é feito pelo advogado especialista em direito previdenciário, Leonardo Branco, todas as terças-feiras, quinzenalmente.


Senge-BA: Sindicato lança Banco de Talentos

O Banco de Talentos é um novo serviço oferecido pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia, por meio de seu site, voltado para profissionais ou estudantes de engenharia e empresas. Através de um cadastro, o usuário pode incluir seu currículo ou anunciar uma vaga, a depender do caso. O objetivo é oferecer um ponto de encontro entre profissionais, empregadores e estudantes, auxiliando aqueles em busca de oportunidades de trabalho ou estágio. Os currículos cadastrados ficarão disponíveis para consulta pelas empresas, que podem entrar em contato diretamente com o candidato pelos dos dados fornecidos.Os engenheiros e futuros engenheiros também poderão pesquisar empregos e estágios através da opção “consulta de vagas”. 


 Senge-SE:Homenagem em agradecimento ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos

 

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge-SE), Rosivado Ribeiro e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Jorge Roberto Silveira, compareceram à homenagem em agradecimento ao governador Jackson Barreto e ao deputado Garibalde Mendonça, pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), implantado em julho, que representa um ganho histórico para os servidores estaduais. O PCCV garante aos trabalhadores progressão funcional por escolaridade e tempo de serviço. A homenagem foi realizada em conjunto por três instituições representativas para os engenheiros, além do Crea-SE, a Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aease) e o Sindicato dos Engenheiros (Senge). O evento aconteceu na tarde de sexta-feira, 22, na sede da Aease.


Seagro-SC: Delegação do sindicato teve destacada participação nas manifestações e coordenação de mesas durante 10º CONSENGE em Búzios/RJ

 

Delegação do SEAGRO-SC teve destacada participação nas manifestações e coordenação de mesas durante 10º CONSENGE em Búzios/RJ. Na foto, grupo de trabalho sobre Política Agrícola e Agrária coordenado pelo Diretor Jorge Dotti Cesa, com manifestações dos colegas do SEAGRO Waldir Vitallis, Rosilda Feltrin, Matheus Fraga e Adriana Padilha, onde defendemos, entre outros pontos, o fortalecimento das empresas públicas de pesquisa, extensão rural e defesa sanitária. Durante o Congresso também muito enfatizada a intensificação da luta pelo salário mínimo profissional, extensivo para os colegas estatutários. 


Senge-PE participa de seminário regional nordeste da Plataforma Operária e Camponesa

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco, representado por seu diretor, Plinio Sá, esteve presente no Seminário da Plataforma Operária e Camponesa, Região Nordeste, realizado nos dias 02 e 03 de Setembro, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento com o tema “Modelo Energético e Atualidades”, realizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), teve como objetivo unificar a análise em torno do atual modelo energético, propondo viabilizar articulações e lutas para a construção de um Projeto Energético Popular.

Os temas discutidos no Seminário foram Geopolítica da energia e as disputas sobre o petróleo e eletricidade; Atualidade e perspectivas da indústria energética no Brasil (eletricidade e petróleo) e a situação no nordeste brasileiro; Estado e sociedade no planejamento, regulamentação e organização da indústria de energia e os desafios ao nordeste brasileiro e Os desafios para a classe trabalhadora na construção do projeto energético popular. “Acreditamos que o Sistema Elétrico tem que ser regulado e planejado, não podemos prescindir qualquer forma de energia, a eólica, a solar, a hidráulica e até a nuclear, se necessário, devemos explorar.”, afirma Plinio Sá sobre as formas de energia que devem ser utilizadas para melhorar o Modelo Elétrico Nacional, no ponto de vista do Nordeste.

 


Milhares de brasileiros dizem SIM à realização da Constituinte Exclusiva pela Reforma Política

 

 

Realizado, entre os dias 1 e 8/9, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político teve a adesão de milhares de brasileiros e brasileiras. O resultado da votação pela internet apontou a participação de 1.744.872 pessoas em todo o país, destas 96,9% (1.691.006) votaram SIM à Constituinte do Sistema Político, e 3,1% (53.866) votaram NÃO. O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de Setembro, em Coletiva de Imprensa.