.:. Informativo nº 69 :: 11 de Agosto / 2014 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 

 

.:. Informativo nº 69 :: 11 de Agosto / 2014 .:.


 

10º Congresso Nacional de Engenheiros bate recorde de participação  

 

A décima edição do Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) será a maior de todos esses 20 anos. O evento, que acontecerá em Búzios, entre os dias 27 e 30/8, contará com palestra sobre o papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional e “O papel do movimento sindical frente à modificações do mundo do trabalho”. O ex-ministro da Secretaria-Geral da República, Luiz Dulci já está confirmado para a palestra magna. Ao todo, são mais de 300 participantes, com cerca de 40 estudantes e mais de 80 mulheres. Dos estudantes, metade são mulheres. “Pretendemos dar mais um salto político nesse congresso”, afirmou o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt.

 


ABES divulga carta ao final de seminário nacional de resíduos sólidos  

 

Aconteceu, entre os dias 6 e 8/8, o XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, em Brasília. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES – seção DF), o evento teve como tema central “Os desafios para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Ao final, os participantes deliberaram pela aprovação de uma carta. “Encerramos este Seminário com a esperança que as autoridades competentes ajam com coragem e determinação, buscando mobilizar as melhores energias da sociedade para o enfrentamento desses enormes desafios”, diz trecho do documento.

 

 


Ministro Gilberto Carvalho dialoga com movimentos sociais sobre reforma urbana

 

 

 

Na noite de sexta-feira (8/8), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) recebeu os movimentos sociais para dialogar com o Ministro da Secretaria-Geral da República, Gilberto Carvalho e a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. “Precisamos avançar em nosso projeto e enfrentar as reformas necessárias”, disse o ministro que reforçou a importância da Política Nacional de Participação Social, tão criticada pelos setores conservadores. O presidente do Senge-RJ, Olímpio Santos saudou a todos e passou a direção da mesa para o vice-presidente do sindicato e secretário-geral da Fisenge, Clovis Nascimento. “O Senge tem um histórico de luta que abriga os movimentos sociais em sua casa, contribuindo para a formulação de políticas públicas”, disse Clovis.

 


 

Suspensa a votação do Projeto que caracteriza engenharia como carreira de Estado

 

 

Foi pautado para quarta-feira (6/8) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2013, que caracteriza como carreira de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos. A matéria seria o primeiro item da reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado. No entanto, a sessão foi suspensa. A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) tem articulado e dialogado com senadores. “A aprovação desse projeto irá contribuir para a valorização profissional dos engenheiros que trabalham em órgãos públicos. Com mais engenheiros nos quadros do serviço público, mais projetos teremos, bem como aporte de recurso público federal”, disse Bittencourt afirmando que a engenharia é fundamental na prestação de serviços de qualidade para a sociedade. O engenheiro Maurício Garcia representou a Fisenge em Brasília.

 


 

Diretoria da Fisenge participa de Semana Oficial de Engenharia e Agronomia

 

 

Começa, amanhã (12/8), a 71ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Teresina (PI). Como presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt irá acompanhar o Colégio de Entidades Nacionais (Cden), que se reunirá durante o evento. Pela Federação, irão o secretário-geral, Clovis Nascimento; o diretor de negociação coletiva, Fernando Jogaib e o diretor José Ezequiel Ramos. Também estarão presentes o vice-presidente da Fisenge e conselheiro federal, Raul Otávio;a diretora da Federação e presidenta do Crea-PB, Giucélia Figueiredo; a diretora da Fisenge e conselheira do Crea-BA, Silvana Palmeira.


Ministério do Desenvolvimento Agrário abre concurso para nível superior

 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulgou nesta segunda-feira, 11, edital de processo seletivo para 40 vagas de nível superior em Brasília. Os salários variam de R$ 6.130 a R$ 8.300. O órgão oferece vagas para analista de sistemas operacionais, administrador de dados, analista de infraestrutura em TI, analista de suporte e para atividades técnicas de complexidade gerencial nas áreas de tecnologia da informação e de engenharia sênior. Do total ofertado, três vagas são reservadas para pessoas com deficiência e oito para pessoas negras. Os candidatos devem ter nível superior completo, pós-graduação na área e experiência na função. O processo seletivo terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A inscrição pode ser feita até o dia 7 de setembro pelo site

www.funcab.org.br

 


 

Diretora da Fisenge fala sobre Coletivo de Mulheres durante encontro de estudantes

 

A abertura  do III Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social (EREDS Nordeste) aconteceu no dia 7/8, no auditório da Escola Politécnica da UFBA. O evento,organizado por estudantes da UFBA, pretende contribuir  para a construção de um espaço para se pensar em engenharia social. O Grupo Internacional de Capoeira Jabonica Arte deu início às atividades com uma apresentação em frente ao auditório da Politécnica. Logo após, Clécio Cardoso, membro do SENGE Estudante, fez sua fala comentando a importância de se pensar no lado social na engenharia, em como a sociedade é injusta e frágil quando se trata do próximo. Também presentes na abertura, estavam o atual reitor da UFBA, João Carlos Salles, o diretor da Escola Politécnica, Luis Edmundo Campos e o presidente do Senge-BA, o engenheiro civil Ubiratan Félix, que declarou: “É de extrema importância que se repense nas técnicas da engenharia, valorizando os profissionais e a profissão como um todo, mas que possamos pensar também nas necessidades da sociedade”. A diretora da Fisenge Silvana Palmeira ministrou palestra sobre o Coletivo de Mulheres da Federação e falou sobre a importância da ocupação dos espaços de poder pelas mulheres.

 


 

Senge-MG: Semana de Engenharia acontece a partir do dia 12/08, em Teresina

 

Do dia 12 a 15 de agosto será realizada a 71ª edição da Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (71ª SOEA), em Teresina/Piauí, no Centro de Convenções do Atlantic City. O tema deste ano é “Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Nacional”. O Senge-MG vai participar através de uma delegação de diretores. São esperadas para a 71ª SOEA cerca de 3.500 pessoas. Ainda nesta edição do SOEA acontecerá a primeira edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). Cerca de 570 trabalhos foram inscritos por estudantes e profissionais da área de tecnologia e serão apresentados. Com Congresso, o Sistema Confea/Crea visa articular a comunidade da Engenharia e da Agronomia do Brasil com a inovação para o desenvolvimento. Propõe também estabelecer ambiente adequado para discussão e análise de oportunidades de inovação nas atividades profissionais voltadas à Engenharia e à Agronomia no contexto do desenvolvimento do País, com foco nos temas inovação, planejamento urbano, recursos hídricos e energéticos, tecnologias inovadoras na agropecuária, incubação e empreendedorismo, casos de sucesso, e interação das instituições de ensino com o Sistema Confea/Crea e com as empresas.

 

Mais informações no hotsite do evento: www.soea.org.br

 

 


Senge-PR:Entidades de engenharia, agronomia e arquitetura promovem debate sobre infraestrutura e gestão com os candidatos ao governo doestado

 

Evento organizado pelo Senge-PR, Crea-PR, CAU-PR e Sindarq/PR, com transmissão online pela internet, reunirá os oito candidatos a governador do Paraná de 19 a 22 de agosto e de 1º a 4 de setembro, na sede do Sindicato dos Engenheiros, em Curitiba. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo regional Paraná (CAU-PR) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SindArq/PR) realizarão de 19 a 22 de agosto e de 1º a 4 de setembro sabatinas com os oito candidatos ao governo do Estado do Paraná. O objetivo do encontro, intitulado Debate Paraná, é tratar de políticas públicas ligadas às áreas da engenharia, arquitetura e geociências, bem como do papel desses profissionais no suporte ao desenvolvimento do Paraná e como essas questões estarão contempladas nos Planos de Governo dos candidatos.

 

Leia mais AQUI

 


 

Senge-RJ: Aprovada pauta de reivindicações do ONS

 

Documento será encaminhado para avaliação da direção da empresa

 

Em assembleia realizada no SENGE-RJ nesta quarta-feira (07), foi aprovada a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2016 do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Dentre os principais pontos abordados no documento, está a solicitação da implantação do auxílio medicamento. A primeira rodada de negociação está marcada para os dias 02 e 03 de setembro. O local ainda será definido.

 

 


 

 

Senge-SE:  Sindicato abre inscrições para curso em AutoCAD-2D

 

O Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (SENGE-SE), promove entre os dias 18 e 29 de agosto o curso básico em “AutoCAD-2D”. O curso tem como público-alvo engenheiros, estudantes, técnicos, geólogos, arquitetos e outros profissionais da área tendo como objetivo capacita-los no uso da tecnologia CAD – Projeto auxiliado por Computador (Computer Aided Desingn).

 

Acesse o conteúdo do curso e realize sua inscrição AQUI

 

 


 

Seagro-SC cumprimenta gestão de Concordia que passa a ter um planejamento municipal valorizado

 

Entre tantas lutas do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de SC que nem sempre são revertidas em conquistas, esta merece comemoração e um reconhecimento a Prefeitura Municipal de Concordia, na administração do prefeito João Girardi, pois foi dada nova redação ao artigo 11, da Lei Complementar n. 668, no último dia 01 de julho, reconhecendo o Salário Mínimo Profissional das categorias de Engenheiro Agrônomo e Arquiteto. Não é a primeira prefeitura que reconhece a categoria, com a implantação do Salário Mínimo Profissional, mas é a primeira que faz um reconhecimento público ao trabalho destes profissionais, uma vez que em regimes estatutários não há a obrigatoriedade do cumprimento da Lei Federal 5.194/66 que regula e atribui piso profissional, desta forma a Prefeitura poderá contar com uma equipe profissional e empenhada em encaminhar projetos, executar ações e obras na captação de recursos públicos (governo estadual e federal) o que refletirá na melhoria e na qualidade de vida de toda a população da cidade.

 

Notícia boa que vem na contramão do Governo do Estado que segue tratando com descaso os profissionais da Epagri e da Cidasc, tentando derrubar o piso e ainda não implantando um Plano de Carreira, com cargos e salários condizentes as conquistas destes profissionais, como um Estado livre de pragas e doenças, como é o caso da Aftosa, reconhecida mundialmente. Apenas para complementar, o Seagro-SC recebeu um oficio da prefeitura, assinado por todos os engenheiros que compõem o quadro funcional, agradecendo pelo empenho e pelo trabalho de “formiguinha” desenvolvido pelo sindicato, trabalho este que muitas vezes não é percebido e nem de conhecimento da sociedade, mas que reflete diretamente no dia a dia da mesma, pois contribui para melhora nos serviços prestados.

 


 

Comissão da Verdade do Rio confirma tortura em hospital militar durante ditadura

 

 

 

A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro comprovou nesta segunda-feira (11) o primeiro caso de tortura dentro de um hospital militar, no período da ditadura. Nesta segunda (11), a CEV divulgou laudo pericial confirmando que, por pelo menos três vezes, o engenheiro Raul Amaro Nin Ferreira sofreu tortura, inclusive às vésperas de sua morte, no Hospital Central do Exército (HCE), em Triagem, na zona norte do Rio. Raul passou 12 dias em poder dos militares.

 

 

Leia mais AQUI

 


 

40 anos da morte de Frei Tito

 

 

 

Tito de Alencar Lima, o Frei Tito, foi encontrado enforcado no dia 10 de agosto de 1974, durante seu exílio na França, como consequência da tortura que sofreu pelas mãos dos agentes da ditadura militar brasileira. Em 1969, ele foi um dos dominicanos presos pelo torturador Sérgio Paranhos Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), acusados de apoiar as ações da resistência contra o regime. O calvário de Tito, da prisão ao suicídio, tornou-se um dos símbolos da luta contra a ditadura.