.:. Informativo nº 63 :: 10 de Junho / 2014 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 63 :: 10 de Junho / 2014 .:.

 

Diretoria da Fisenge e sindicatos prestigiam posse da nova diretoria do Senge-PR

 

 

 

A nova diretoria do Senge-PR para a gestão 2014-17 tomou posse na noite de quinta-feira, 5, em solenidade realizada no Teatro Paulo Autran, em Curitiba. O evento reuniu diversas autoridades da capital e do estado, lideranças sindicais e representantes de entidades de classe do Paraná e de todo o País. A diretoria da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) acompanhou a posse do engenheiro agrônomo, Carlos Roberto Bittencourt, como presidente do Senge-PR. Estiveram presentes o secretário-geral, Clovis Nascimento; o diretor de relações sindicais, Fernando Jogaib; o vice-presidente, Raul Otávio; o diretor financeiro, Eduardo Piazera; o presidente do Senge-RJ, Olímpio Santos e o presidente do Senge-ES, Orlando Zardo. Compuseram a mesa principal do evento, o presidente eleito para a nova gestão, engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, o presidente do Senge-PR na gestão 2011-14, Ulisses Kaniak; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; a vice-prefeita e secretária Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba, Mírian Gonçalves; os deputados estaduais Rasca Rodrigues, engenheiro Agrônomo, e ex-presidente do Senge e o líder do PT na Assembleia Legislativa, Tadeu Veneri; a prefeita da Lapa, a engenheira agrônoma Leila Klenk; representando a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, o vice-presidente da Fisenge e presidente do Senge Minas, engenheiro Raul Otávio da Silva Pereira; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheiro civil Joel Krüger; a diretora da regional de Ponta Grossa – a mais nova regional do Senge no Estado – engenheira Civil, Margolaine Giacchini e o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), no Paraná, Robson Formica.

 

Leia mais AQUI

 

 

 


 

 

Senge-SE promove encontro preparatório para 10º Consenge

 

 

 

O Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge-SE) promoveu entre os dias 5 e 7 de junho o encontro preparatório para o 10º Congresso Nacional dos Sindicatos de Engenheiros – Consenge, que acontece em agosto na cidade de Búzios (RJ).

A primeira noite do encontro foi marcada pela palestra Inclusão Sindical e Formação Política, proferida pelo engenheiro civil, presidente do Sindicado dos Engenheiros da Bahia e professor do Instituto Federal da Bahia, Ubiratan Félix dos Santos, que foi acompanhado na mesa pelo Secretário de Infraestrutura de Sergipe, Valmor Barbosa Bezerra que representou o governador do estado e apresentou as ações do governo, bem como debateu e respondeu aos questionamentos do público.

 

Já na segunda noite, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDURB, Carlos Fernandes Neto e o presidente da Deso – Companhia de Saneamento de Sergipe, Antônio Sérgio Vargas, ministraram palestras sobre Políticas Urbanas: saneamento e habitação, respondendo aos questionamentos da plateia. Na manhã do sábado os congressistas debateram e deliberaram as propostas que serão apresentadas no Congresso Nacional. A diretora da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Silvana Palmeira apresentou documento elaborado pelos técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que constava do resumo de temas e subtemas provocativos para elaboração e discussão de propostas. Foram eleitos ainda oito delegados para representar o estado no evento, sendo dois destes estudantes de engenharia e duas mulheres.

 

Leia mais AQUI


Senge-VR completa 49 anos de fundação 

O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) completou 49 anos no dia 28/6. Nesses anos todos, mantendo sempre uma atitude de independência em relação às empresas e aos patrões e sem fazer políticas que não fossem de interesse exclusivo de nossa classe, o Senge-VR conquistou grandes vitórias em Acordos Coletivos, Ações Diretas de Negociações com patrões e Órgãos Públicos e, quando necessário, ajuizou ações na Justiça do Trabalho e Cível que reverteram em grandes benefícios para todos os trabalhadores.

Entre as grandes ações encampadas pelo SENGE estão: correção das perdas do FGTS pela aplicação dos Planos Econômicos (Collor e Bresser), beneficiando mais de 800 trabalhadores, com cerca de R$ 12 milhões de pagamentos; aplicação da Correção dos Planos no pagamento dos 40% da multa por demissões imotivadas; manutenção do Plano de Saúde para aposentados da CSN, de acordo com determinação do Edital de Privatização; pagamento das PLR’s I e II, em ação pioneira do SENGE, depois seguida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, pagando, nas ações vitoriosas, até 24 salários para cada trabalhador; centenas de ações individuais ou em grupos, revertendo Demissões por Justa Causa, Pagamento de Horas Extras para Engenheiros, etc.


Senge-BA: Eleita nova diretoria

Foi eleita nesta quinta-feira (5/6), a chapa “Compromisso com a engenharia e o Brasil” para a nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA). Com 93,33% dos votos válidos, a chapa eleita é encabeçada pelo engenheiro civil, Ubiratan Félix e pela vice-presidente, a engenheira de alimentos, Márcia Nori. A votação foi realizada pela internet.    


Senge-PR realiza encontro preparatório  

Fortalecimento dos sindicatos depende da aproximação da base, criação de organizações locais de trabalho, transparência e investimento na formação sindical e política.

 

Tendo entre 16 e 20 mil sindicatos o Brasil perde apenas para o Japão, país que tem um sindicato por empresa, em número de instituições de defesa e representação dos trabalhadores. Porém para reconquistar o espaço que lhes é de direito, é necessário que essas entidades reincorporem a sua dimensão social para além das defesa dos direitos trabalhistas. “É preciso que as entidades sindicais se voltem à sociedade não apenas para melhorar a condição de vida daqueles que representam, mas que assumam lutas em nome dos cidadãos por um país mais justo e decente”. É o que defende José Dari Krein, professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade de Campinas), doutor em Economia Social e do Trabalho e pesquisador do Cesit (Centro de Estudo Sindicais e Economia do Trabalho) da universidade.

“Não existe democracia sem sindicato. Não existe possibilidade de reestruturação de uma sociedade civilizada sem sindicato”, afirmou Krein ao palestrar a diretores do Senge-PR e estudantes de engenharia, na reunião preparatória ao 10º Consenge (Congresso Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros), na tarde de sábado, 7, na sede do sindicato em Curitiba.

Leia mais AQUI


Senge-MG realiza workshop sobre “Liderança Feminina da Engenharia”  

 

 

 

O Coletivo de Mulheres do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) realizou, no dia 31 de maio, o workshop “Liderança Feminina na Engenharia”, que teve como objetivo discutir as formas de empoderamento da mulher e as melhores estratégias para alcançar e manter a liderança. O evento contou com a participação de profissionais da Engenharia, diretoras e funcionárias do Sindicato e demais interessadas. Anildes Lopes Evangelistas, diretora do Senge-MG e membro do Coletivo de Mulheres, explica que o objetivo do workshop foi dar continuidade à discussão iniciada na primeira reunião do grupo. “As mulheres, muitas vezes, estão preparadas para assumir novos postos e funções, mas não se dão conta disso. Queremos qualificar e preparar mais ainda as mulheres para liderarem seus espaços de trabalho, suas empresa, onde quer que elas atuem, para que haja o empoderamento feminino”, revela.

 

Leia mais AQUI


Senge-RJ mobiliza Lançamento do comitê sindical pela reforma política

 

 

Será lançado hoje (10/6) o Comitê Sindical Rio pela reforma do sistema político, apoiado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ). A atividade ocorrerá no Sindicato dos Bancários, que fica na Av. Presidente Vargas, 502/21º andar.  A CUT e os movimentos sociais combinaram trabalhar juntos na campanha pelo Plebiscito Popular pela Reforma Política. A estratégia e as primeiras ações práticas foram debatidas em reunião realizada na tarde do dia 02 de junho, na sede nacional da Central, em São Paulo.Participaram do encontro lideranças do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), do Levante Popular, do MST, da Juventude da CTB, Casa Fora do Eixo e Mídia Ninja, UNE e UBES, CMP, Marcha Mundial de Mulheres e da Juventude do PT.

Leia mais AQUI


Encontro Nacional de Engenharia Química acontece em Brasília

 

 

 

Atentos aos desafios da profissão, os 40 participantes do Encontro Nacional da Engenharia Química – Reunião dos Conselheiros Federais e Regionais da Engenharia da modalidade Química do Sistema Confea/Crea e Mútua aprovaram na tarde desta terça-feira (3/6) a Carta de Brasília. O documento – que tem como premissa o fortalecimento da modalidade e de sua representatividade junto ao Sistema – propõe, por exemplo, o compartilhamento de informações e a promoção de treinamentos e eventos de capacitação de fiscais na área a fim de uniformizar a atuação do Sistema nos estados. Outra iniciativa proposta é implementar cartilha e manual atualizado de procedimentos para verificação e fiscalização do exercício da atividade, já elaborados pela Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ). Como forma de intensificar a aproximação com os universitários, a Carta sugere ainda a participação de lideranças em eventos como Semana Acadêmica ou na disciplina de Introdução às Engenharias da modalidade Química. Com isso, espera-se ampliar a divulgação de informações sobre a legislação profissional.

 

“O evento é importantíssimo. A Engenharia Química é uma modalidade menor, então ela tem sido pouco discutida, por isso é fundamental discutir essa modalidade, não só para efeitos de fiscalização mais também para valorização profissional. Tem sido um debate válido. Nós trocamos muitas experiências, aprendemos muito e, com certeza, vamos trabalhar isso nos nossos Creas. As boas soluções estão ligadas não só aos conselheiros, como também ao Confea. Se tivermos a colaboração mútua dos Creas e Confea, vamos ter bons resultados no final.” – engenheira química coordenadora adjunta da Câmara de Mecânica, Metalurgia, Química, Geologia e Minas do Crea-ES e diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía.

 

Leia mais AQUI

 


Marco Civil brasileiro servirá de referência para legislação da União Europeia sobre Internet

O Marco Civil da Internet brasileira vai servir de referência para o debate na União Europeia (EU) sobre o setor. A informação foi recebida pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que foi convidado para participar de uma audiência pública no parlamento da Itália, país que assumirá em julho a presidência rotativa do Conselho da UE, com mandato até dezembro. Para o deputado, que foi o relator do projeto do Marco Civil na Câmara, o interesse europeu demonstra que o Brasil é vanguarda nesse debate e nessa legislação. “A Itália pretende propor que a Europa crie um Marco Civil da Internet inspirado no que aprovamos recentemente no Congresso Nacional e que a presidenta Dilma Rousseff sancionou diante de 95 países na NET Mundial, em abril passado”, explicou Molon.

O parlamentar lembra que a repercussão do projeto no exterior foi muito positiva e angariou apoio dos pioneiros da rede mundial de computadores. “A recepção internacional do Marco Civil brasileiro não poderia ser melhor. Os criadores do protocolo da Internet, o americano Vint Cerf, e da web, o britânico Tim Berners Lee, disseram, num evento que teve 95 países participantes, que o mundo deveria se inspirar no Marco Civil brasileiro, o que é um orgulho para todos nós”, declarou Molon. A audiência pública da qual participará Alessandro Molon ocorrerá no dia 16 de junho, em Roma.


 

Fisenge no Facebook

 

Curta a página da Fisenge no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge