.:. Informativo nº 56 :: 10 de Março / 2014 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 56 :: 10 de Março / 2014 .:.

 

8 de março: Coletivo de Mulheres da Fisenge lança campanha no dia de luta da mulher trabalhadora

 

 

 

O 8 de março representa a luta pela igualdade de oportunidades e de direitos da mulher em todos os espaços. No Brasil, dos 513 deputados federais, apenas 45 são mulheres. No Senado, dos 81 senadores, apenas 9 são mulheres. Uma pesquisa da União Parlamentar aponta que, em relação à participação política por gênero em 189 países, o Brasil ocupa o modesto 121º lugar, atrás de nações como  Iraque e o Afeganistão. Seja no parlamento, na cidade, no campo, no movimento sindical, no mercado de trabalho, em seus lares, a mulher ainda sofre com práticas discriminatórias e atos de violência. O empoderamento feminino é fundamental na defesa dos direitos humanos, uma vez que as mulheres representam parcela historicamente oprimida pela sociedade machista. Mesmo as mulheres que ocupam funções em seus trabalhos, lares, partidos ou movimentos sociais, muitas vezes, sofrem com assédio moral e sexual. Por isso, este ano, nós engenheiras organizadas no Coletivo de Mulheres da Fisenge, lançamos a campanha “Contra o assédio moral e pela ocupação dos espaços de poder pelas mulheres”, com o objetivo de alertar contra as práticas discriminatórias e incentivar a ocupação dos espaços pelas mulheres. Fora do parlamento, dados do Censo Agropecuário 2006/IBGE apontam que os estabelecimentos rurais dirigidos por mulheres recebem menos orientação técnica que os homens. Queremos igualdade de gênero no parlamento, nos canteiros de obras, no campo, nas usinas, nas fábricas, nos lares e nas ruas. A presença de mulheres nos espaços de poder representa o avanço em políticas públicas, leis, acordos coletivos e pela igualdade de direitos e oportunidades.

 

Coletivo de Mulheres da Fisenge

 


 

Dieese divulga pesquisa sobre o mercado de trabalho para mulheres em 2013

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) divulgou nesta quinta-feira (6/3) uma pesquisa sobre o mercado de trabalho para mulheres em 2013. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente, desde 1984. Os dados sobre as mulheres estão setorizados pelas seguintes regiões: Região Metropolitana de Belo Horizonte; Região Metropolitana de Fortaleza; Região Metropolitana de Porto Alegre; Região Metropolitana do Recife; Região Metropolitana de Salvador; Região Metropolitana de São Paulo; Distrito Federal; Região do ABC.

Leia mais AQUI


Suspensas em todo o país as ações sobre aplicação da TR na correção do FGTS

No dia 26 de fevereiro corrente o Superior Tribunal de Justiça, através de decisão do Ministro Gonçalves, determinou que todos os processos que tratam do FGTS, inclusive os já protocolados por sindicatos ou individualmente, vão ficar suspensos. Assim, todas as ações que tenham por objeto a correção das contas do FGTS terão seu andamento sobrestado, até que os tribunais superiores avaliem esta matéria. O objetivo da decisão é evitar sentenças diferentes para tratar do mesmo assunto, vez que alguns juízes tinham entendimento favorável, mas mencionado índices diferentes para substituir a TR, como IPCA, INPC, etc., outros juízes tinham entendimento contrário. O que se pretende é que a situação seja resolvida com o mesmo entendimento para todos. Assim, agora teremos que esperar o que o Superior Tribunal de Justiça vai decidir, para que as ações voltem a tramitar, quando então o entendimento será aplicado de forma uniforme a todos os processos.Não há previsão de quando isso deve ocorrer, mas estimar-se que a questão seja resolvida ainda este ano.”

 


Senge-PR estará na marcha pelo Dia Internacional da Mulher

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) estará representado por integrantes da sua diretoria na marcha pelo Dia Internacional da Mulher, neste sábado, 8 de março, em Curitiba. O evento, que tem por tema “Não é por rosas, é pelo direito das mulheres!”, é organizado por diversas organizações feministas, sociais, sindicais, estudantis e populares, com o objetivo de denunciar a violência contra a mulher e pelo respeito à diversidade de gênero. Os representantes do Senge-PR estarão vestindo camisetas com os dizeres: “Contra o Assédio Moral e pela Ocupação dos Espaços de Poder pelas Mulheres”, feitas em parceria com o Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Roteiro – Para a marcha deste sábado, a concentração será na Praça Santos Andrade, a partir das 9h30. O evento será cumprido em um roteiro que seguirá pela Rua XV de Novembro, passará pelo Paço da Liberdade; Catedral até o encerramento na Boca Maldita. Até o início da tarde serão realizados os seguintes atos: Violência contra as Mulheres, crimes não solucionados; Mulheres negras e mercantilização; As Mulheres e a Participação na Política; Mulheres lésbicas e Transexuais; As Mulheres Jovens; Mulheres do Campo. O ato final está previsto para às 13h20 na Boca Maldita.


Seagro-SC: Engenheiros Agrônomos em campanha salarial

O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina – SEAGRO-SC realizou na última semana três encontros preparatórios macrorregionais de dirigentes, em São José (macrorregião litoral), em Campos Novos (macrorregião meio oeste/planalto) e em Chapecó (macrorregião oeste) para debater e elencar uma pré-pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2014/2015. Os principais assuntos tratados foram às perdas salarias acumuladas nos últimos nove anos, reivindicações sociais dos dois últimos acordos coletivos que haviam sido subtraídos na mesa de negociações, e a principal de todas, a implantação de um novo Plano de Cargos e Salários, das empresas públicas, Cidasc e Epagri, dando forma e definições de carreira a categoria, tema que se arrasta desde 2009. Nas empresas privadas as prioridades são a garantia do cumprimento do salário mínimo profissional e progressão por tempo de serviço.

Leia mais AQUI


 

Senge-BA lança campanha pelo dia internacional da mulher lança cartilha sobre espaço público e cidadão

 

Acompanhando a campanha da Fisenge “Contra o assédio moral e pela ocupação dos espaços de poder pelas mulheres”, o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA) lançou ampla campanha na cidade. “No passado, a presença das mulheres na Engenharia era pequena e restrita as áreas de planejamento, projeto e orçamento. Hoje a situação é totalmente diferente, as mulheres estão presentes em toda cadeia da construção civil, gerenciando, comandando equipes e dirigindo importantes empresas de Engenharia. Hoje, 40% das matrículas da graduação de engenharia é por mulheres, o que torna mais fácil a convivência de homens, pois se inicia na graduação”, diz o presidente do Senge BA, eng° civil Ubiratan Felix.

Integrante do Coletivo de Mulheres e Vice- Presidente do Senge-BA, a engª de alimentos Márcia Ângela Nori destaca a importância da campanha para a formação das (os) estudantes de Engenharia, inclusive, para aumentar a participação das mulheres em espaços de liderança dentro das entidades sindicais. “A ideia é incentivarmos essa cultura desde a formação acadêmica. Nesse aspecto é muito importante a ação do Senge Estudante BA, formado por estudantes da área – que chamamos de sócios-aspirantes – , atuantes nas atividades e campanhas sindicais.”, diz Nori. Estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Malaine Ferreira já garantiu sua atuação no Senge BA Estudante e tem grandes expectativas em ocupar espaços de liderança na profissão. “Com toda minha participação em movimentos de liderança, pretendo trabalhar em cargos de chefia, na área de qualidade de uma indústria, e com isso me especializar para que a diferença seja sempre o meu currículo e não meu gênero”, afirma.

Em parceria com a Fisenge e o Coletivo de Mulheres, o Senge-BA ajudou a fazer uma campanha de massa e com ampla repercussão na categoria profissional e na sociedade baiana. A campanha é conduzida conjuntamente com a APUB – Sindicato dos Professores das Universidades Federais, com o CREA-BA e entidades e organizações ligadas à luta feminista, como o NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.

 


Senge-RO e SINPEC fazem campanha em favor dos desabrigados pela cheia

Sensibilizados com o drama vivido pelos atingidos pela descomunal cheia do rio Madeira, que a cada dia deixa milhares de pessoas desabrigadas, o Sindicato dos Peritos Criminalísticos de Rondônia (SINPEC) e o Sindicato do Engenheiros do Estado de Rondônia (SENGE-RO) manifestam solidariedade e apoio aos irmãos ribeirinhos. No último sábado, através dos profissionais peritos do Estado, desenvolveram uma ação humanitária, com o intuito de minimizar o sofrimento de moradores da comunidade do Belmont, localizada a 18 quilômetros de Porto Velho.

Os representantes do SINPEC e do SENGE-RO estiveram na comunidade para distribuírem os donativos arrecadados. Além de alimentos, eles também repassaram aos atingidos pela cheia lonas e combustível. Combustível para realizar o translado das pessoas, através de voadeiras, que neste momento é um dos itens de maior necessidade. Foi entregue cerca de 60 litros de gasolina. O relato das dificuldades comoveram bastante o representante do SENGE-RO. Em cada residência abandonada a tristeza ficava estampada no rosto, o olhar desolado e o semblante cansado de tantos dias de preocupação e trabalho para remover o que era possível levar, para não se perder com o aumento das águas.

A campanha para arrecadar alimentos, roupas e materiais de limpeza, além de colchões e conjuntos de cama, mesa e banho continua. O trabalho continuam focado em sensibilizar os colegas para novas e maiores doações. Eles sugerem e incentivam os amigos que visitem e colaborem.


Senge-MG: Pauta de reivindicação dos trabalhadores da Copasa será definida em AGE

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) convoca os engenheiros e engenheiras que trabalham na Copasa para Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada no dia 13 de março, às 18h30 em segunda convocação, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Minas Gerais (Sindágua). O objetivo da AGE é definir a pauta de reivindicação dos trabalhadores para a campanha salarial 2014/2015.

A subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Senge-MG realizou uma análise dos dados divulgados pela Copasa e chegou à conclusão de que a Companhia tem condições de valorizar seus empregados, ação que não tem sido praticada nos últimos anos. De 2010 a 2013, a Copasa não concedeu aumento real a seus trabalhadores. Neste período, no entanto, a produtividade medida, seja pelo quociente de unidades atendidas pelo número de funcionários, seja pelo quociente de número de ligações realizadas pelo número de funcionários, aumentou em quase 10% no período. Isso significa uma média de 3,15%. Este é um percentual que pode ser reivindicado.

A avaliação do Dieese, feita a partir dos números relacionados às novas ligações realizadas, tanto no abastecimento de água quanto nos serviços de esgoto, mostra que, além da produtividade dos empregados da Copasa ter crescido nos últimos quatro anos, as atividades realizadas pela empresa também cresceram. No abastecimento de água, o número de ligações variou, em média, 3,4% ao ano no período de 2004 a 2013. As ligações de esgoto, por sua vez, cresceram em uma taxa anual média de 7% no mesmo período. Em termos nominais, de 2004 a 2013, a Copasa ampliou seu faturamento em média em 10,9% ao ano. Descontando a inflação média do período de 5,32%, medida pelo IPCA, o aumento médio real foi de 5,25%.

A Copasa tem tido um bom desempenho em termos de faturamento e expansão das atividades fins. No entanto, o lucro líquido da empresa vem sofrendo. As explicações para essa aparente contradição estão no fato de que o resultado financeiro líquido (que não é atividade fim da empresa) tem piorado ao longo do tempo, com repercussões negativas sobre o lucro líquido. E, esta realidade é resultado de problemas de administração, que nada têm a ver com o desempenho dos funcionários da empresa que, desta forma, não devem aceitar qualquer argumento sobre a lucratividade da Companhia.


Senge-RJ participa de ato sobre 50 anos do Comício da Central

O Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) irá participar, no próximo dia 13/3, de ato sobre os 50 anos do Comício na Central do Brasil. Diversas entidades, entre sindicatos, partidos e movimentos sociais estão promovendo a construção desse evento que contará com atividades culturais e manifestações.

 


Centrais sindicais decidem fazer ato unificado em todo o País no dia 9 de abril

Conscientes de que a Copa do Mundo e as eleições podem ter reflexos na luta pela pauta da classe trabalhadora, dirigentes da CUT e das demais centrais sindicais decidiram, nesta terça (4), ampliar o grande ato unificado marcado para 9 de abril, em São Paulo, para os estados. Sob o lema “Trabalhadores unidos por mais direitos e qualidade de vida”, a 8ª Marcha da Classe Trabalhadora sairá da Praça da Sé, às 10h, e seguirá até o vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em defesa da agenda, entregue à presidenta Dilma Rousseff, em 2013, mas que pouco avançou. Secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, destacou que a mobilização é fundamental para manter a negociação com o governo em um ano repleto de grandes eventos. Ele aponta também que os trabalhadores ainda aguardam uma resposta da presidenta sobre a solicitação de audiência que a Central fez em janeiro.

Leia mais AQUI


Publicidade da Riachuelo gera polêmica nas redes sociais

 

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a loja de departamentos Riachuelo veiculou, no Youtube, um vídeo que está sendo acusado de racismo nas redes sociais. Nele, uma mulher branca é servida por mãos negras. Depois da repercussão ruim a empresa retirou o vídeo do ar, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre o acontecido. Em texto publicado ontem (06), a escritora do blog blogueirasnegras.org, Zaira Pires, criticou a escolha da Riachuelo em estrelar uma mulher branca na campanha. “A mulher brasileira padrão, essa do comercial, corresponde exatamente ao padrão médio da brasileira, afinal, somos majoritariamente brancas, loiras, com traços faciais finos e tão magras e altas como sílfides mitológicas. Uai, não somos?”, ironiza.

Leia mais AQUI


 

Fisenge no Facebook

 

Curta a página da Fisenge no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge