.:. Informativo nº 54 :: 10 de Fevereiro / 2014 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 54 :: 10 de Fevereiro / 2014 .:.

 

Fisenge mobiliza pela aprovação do PL que define engenharia como carreira típica de Estado

 

 

Será votado nesta quarta-feira (12/2), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o Projeto de Lei nº13/2013, que caracteriza como essenciais pelo Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos no serviço público federal, estadual e municipal. Comprometida com a defesa da engenharia e da sociedade, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) encaminhou um documento a todos os parlamentares da Comissão pedindo aprovação da matéria. De acordo com o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, a aprovação deste PL é estratégica para as profissões e para a sociedade. “Em um momento que a engenharia brasileira sofre tentativas de desqualificação, é fundamental que somemos esforços pela aprovação do PL, que irá garantir valorização profissional e, consequentemente, melhor prestação de serviços à sociedade”, destacou Bittencourt.

 



Livro de memórias da Fisenge será publicado em março

 

20 anos Fisenge: uma história de luta e transformações sociais. Este é o título do livro de memórias da Federação, que será publicado em março deste ano. Centenas e fotos e documentos foram revisitados e resgatados em um mergulho histórico da fundação da Fisenge e a conjuntura nacional dessas duas décadas. O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), em conjunto com a assessoria de comunicação da Federação, trabalha há cerca de seis meses no resgate dessa memória. A jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago acredita que os sindicatos têm a tarefa também de contar as suas histórias. “Os sindicatos estão começando a cuidar da memória, de suas histórias. Já acontecem encontros nacionais de arquivos operários. A CUT tem trabalhado bastante no seu Centro de Documentação. É nas páginas da imprensa sindical que está a memória das lutas dos trabalhadores. A imprensa sindical é referência para os historiadores que estudam o tema. Se não a preservamos, nossa história escapa de nossas mãos”, pontuou Claudia.

 

O presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt explicou que o livro faz parte de uma série de atividades e publicações em memória dos 20 anos de fundação da entidade. “Desde 2013, estamos relembrando fatos históricos em nossos boletins e jornais; realizamos um ato comemorativo com a presença de lideranças, parlamentares e dirigentes; e encerraremos as comemorações com a publicação do livro de memórias”, afirmou. Bittencourt ainda conta que a Fisenge surgiu com a afirmação no novo sindicalismo: de luta, combativo e classista,  alinhado ao conjunto das lutas dos trabalhadores. A publicação conta com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 

 


 

Coletivo de Mulheres da Fisenge se reúne no Rio de Janeiro

 

Aconteceu, entre os dias 31/1 e 1/2, a primeira reunião do ano do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). O encontro contou com a palestra “Empoderamento da mulher trabalhadora”, ministrada pela integrante do Coletivo de Mulheres da CUT-RJ, Lúcia Reis. “Quantas mulheres que se formam continuam no mercado de trabalho?”, questionou Lúcia lembrando da importância da divisão do espaço privado. “É fundamental a divisão do espaço privado com o compartilhamento de responsabilidades familiares e este é um desafio às relações patriarcais da sociedade”, apontou. No dia seguinte, o Coletivo de Mulheres definiu a agenda de atividades para este ano. “Continuaremos pautando o assédio moral, principalmente a violência institucional ainda tão praticada nos espaços. Além disso, 2014 é ano eleitoral e precisamos aprofundar o debate sobre o empoderamento das mulheres nos espaços de poder”, afirmou a diretora da mulher, Simone Baía, que ainda ressaltou: “Estamos formulando uma campanha conjunta da Fisenge com os sindicatos filiados para o Dia de Luta das Mulheres Trabalhadoras, 8 de março”.


Militar da reserva admite ter montado farsa no caso Rubens Paiva

 

O depoimento de um militar da reserva joga luz sobre o caso do ex-deputado Rubens Beirodt Paiva, desparecido no dia 20 de janeiro de 1971, depois de ser levado para a carceragem do Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército (DOI-I), na Tijuca. O general reformado Raymundo Ronaldo Campos revelou que o Exército montou uma farsa ao sustentar, na época, que Paiva teria sido resgatado por seus companheiros “terroristas” ao ser transportado por agentes do DOI no Alto da Boa Vista. Raymundo, que era capitão, conduzia o veículo supostamente atacado e estava na companhia dos sargentos e irmãos Jacy e Jurandir Ochsendorf. O general, que passou os últimos 43 anos sustentando a farsa, mudou a versão sobre o episódio em depoimentos ao Ministério Público Federal e à Comissão Nacional da Verdade. Ele admitiu que recebera ordens do então subcomandante do DOI, major Francisco Demiurgo Santos Cardoso (já falecido), para levar um Fusca até o Alto da Boa Vista e simular o ataque. Raymundo e os dois sargentos metralharam e incendiaram o carro, jogando um fósforo aceso no tanque de combustível. Na época, Raymundo afirmou que, durante a abordagem no Alto da Boa Vista, “todos se jogaram no chão para proteção do ataque, logo a seguir se postaram para revidar ao ataque, momento em que viram uma pessoa atravessar a rua em meio a outro carro”, pouco antes de Rubens Paiva fugir. Agora, na nova versão, admitiu que tomara conhecimento da morte de Paiva antes de seguir para o local da farsa.

Leia a íntegra AQUI


 

Seagro-SC: Sindicato notifica Epagri por descumprimento de acordo coletivo. Próxima etapa será execução judicial

 

O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC), protocolou ofício ao presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, notificando sobre o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013, que contemplava a apresentação de uma proposta de um novo Plano de Cargos e Salários – PCS. No ofício, o Seagro faz longa descrição cronológica dos adiamentos e desculpas apresentadas pela instituição para o não cumprimento do acordo, citando inclusive, o último comunicado da diretoria da Epagri, de 08/08/13, informando aos funcionários que a comissão interna constituída havia realizado a sua última reunião em 26 de julho de 2013, e que oportunamente efetuaria o relatório final de seus trabalhos, sugerindo e identificando, inclusive, a imediata correção de cargos e salários para uma efetiva melhora na gestão dos recursos humanos da Empresa.

Leia mais AQUI

 


Senge-BA: Nota de falecimento do Engenheiro Civil Antonio Contreiras Lima

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia e o Clube de Engenharia da Bahia, vem com muito pesar informar o falecimento do nosso colega, o Engenheiro Civil Antônio Contreiras Lima, no dia 07 de fevereiro de 2014 em Salvador – BA. Dr. Contreiras ou kikito para os colegas e contemporâneos da Escola Politécnica da UFBA, foi  Engenheiro e Chefe do antigo quinto distrito rodoviário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem. Profissional competente, chefe justo e cordial, cidadão exemplar e pai de família dedicado. Neste momento de dor e reflexão, oferecemos nossas condolências a esposa, filhos, netos e amigos.


Senge-PE: Lançamento da Cartilha “Por um espaço público cidadão: o encontro do edifício com a rua

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) lançará a cartilha “Por um espaço público cidadão: o encontros do edifício com a rua” em evento no dia 14 de fevereiro, as 19h  na Livraria Cultural do Paço Alfândega.

 


Senge-PR: Senge Jovem é tema de reunião do presidente do sindicato com vice-prefeita de Curitiba  

Na quarta-feira (29), o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, e o diretor do Sindicato e coordenador do projeto Senge Jovem, Cícero Martins Júnior e o assessor da diretoria do Senge-PR, Eduardo Faria Silva, foram recebidos pela vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, em uma reunião para apresentação do projeto de relacionamento do Sindicato com os acadêmicos de engenharia e com a sociedade, o Senge Jovem. Durante a reunião, foi apresentado à vice-prefeita um dos programas do Senge Jovem, que dará suporte à construção de moradias na ocupação Nova Primavera, no bairro Cidade Industrial. O suporte de engenharia do Senge-PR atingirá 381 famílias, que residem há mais de um ano na ocupação. Leia mais sobre o projeto de assistência à comunidade Nova Primavera na atual edição do jornal do Senge-PR em http://www.senge-pr.org.br/wp-content/uploads/2013/12/jornal_114_PDF.pdf. Segundo o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, houve sinalização da prefeitura em firmar parcerias com o Sindicato e o Senge Jovem em projetos sociais nas áreas de habitação, segurança alimentar e capacitação.


Senge-RJ lamenta violência em manifestações

Funcionários dos consórcios atuantes nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), em Itaboraí, na região leste do Estado do Rio, voltaram a se manifestar na manhã de hoje (06/02). Durante o ato duas pessoas foram baleadas. Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial de 15%. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) lamenta o ocorrido e espera que os trabalhadores feridos se recuperem prontamente. O SENGE-RJ se coloca à disposição para qualquer pedido de apoio ou colaboração. O Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDIPETRO-RJ) acompanha a situação em Itaboraí. O diretor deste sindicato, Edison Munhoz, destaca que o SINDIPETRO-RJ não tem condições de afirmar quem foi o responsável pelos disparos que atingiu os trabalhadores. Segundo ele, os trabalhadores vêm sofrendo com falta de água para beber e tomar banho, além de intoxicação alimentar.

O responsável pelas negociações com os patrões dos consórcios que atuam no COMPERJ é o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada, Montagem e Manutenção de São Gonçalo, Itaboraí e região (SINTICOM). A instituição teve um carro de som incendiado no protesto ocorrido ontem, na BR-116. Em nota divulgada hoje, o sindicato afirmou que “estas atitudes nunca atendem aos verdadeiros anseios dos trabalhadores organizados em torno de seu sindicato”.


Senge-MG: Sinduscon-MG oferece 7,5% de reajuste para salários de até R$7 mil. AGE, dia 13/2, decide!

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) convoca os engenheiros e engenheiras do setor da Construção Civil para Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada na quinta-feira, 13 de fevereiro, às 18h30 em segunda convocação, na sede do Senge-MG. O objetivo da AGE é deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo Sinduscon-MG, sindicato patronal do setor. De acordo com a proposta, as empresas da Construção Civil se obrigam a cumprir a Lei 4950-A/66, que estabelece o piso salarial dos engenheiros. Além disso, o Sinduscon ofereceu os seguintes reajustes salariais, tendo como base salário correspondente à jornada de 8 horas diárias: 7,5% – calculados sobre os salários de novembro de 2012 – para os engenheiros cujo salário base neste período era igual ou inferior a R$7 mil; para salários superiores a R$7 mil, o reajuste será do valor fixo de R$525,00 e livre negociação entre empregado e empresa sobre a parcela do salário superior a R$7 mil. O reajuste será retroativo a 1º de novembro de 2013, e deverá ser pago juntamente com os salários de março de 2014, até o quinto dia útil de abril.

Leia mais AQUI


Universidade Global do Trabalho abre inscrições para programa demestrado  

A Universidade Global do Trabalho (Global Labour University – GLU) iniciou as inscrições para o programa de mestrado da instituição. O prazo é até 1º de março de 2014. Os (as) interessados (as) têm duas alternativas para inscrição. A primeira é para a Universidade de Kassel (em conjunto com a Escola de Economia e Direito de Berlim), Alemanha, que oferece o curso “Regulação do Trabalho e Globalização”. A outra é para a universidade Penn State (Estados Unidos), que oferece o curso “Trabalho e Direitos Internacionais do Trabalho”.Os dois programas são desenvolvidos no âmbito da GLU, iniciativa da qual a CUT é parte, junto com a OIT, centrais sindicais e universidades da Alemanha, Índia, Estados Unidos e África do Sul. Serão oferecidas bolsas de estudos aos candidatos selecionados.

Para concorrer às vagas oferecidas, os candidatos (as) devem necessariamente ter vínculo com a CUT, o que deve ser comprovado através de carta-indicação. Outros requisitos são obrigatórios, como certificado de conclusão de curso de nível superior e fluência em inglês – idioma oficial dos cursos da GLU. Será necessário apresentar o certificado TOEFL ou IELTS para a inscrição.

Para maiores informações, os interessados devem acessar o site da Universidade ou contatar a Secretaria de Formação da CUT, através do telefone 2108-9112.


 

Fisenge no Facebook

 

Curta a página da Fisenge no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge