.:. Informativo nº 50 :: 20 de Dezembro / 2013 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 50 :: 20 de Dezembro / 2013 .:.

20 anos Fisenge: 1993 a 2013

 

 

 

Chegamos ao número 50 do boletim eletrônico da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Ao longo de 2013, fizemos um resgate histórico dos 20 anos de fundação com reprodução de matérias, jornais e entrevistas sobre fatos que marcaram a Fisenge de 1993 a 2013. Este ano foi marcado por mobilizações históricas no país, que iniciaram em junho, cujo estopim foi o aumento da tarifa do transporte público. Encerramos o ano debatendo esta conjuntura, sob o viés da crise da mobilidade urbana, uma atividade que concluiu a última reunião do ano do Conselho Deliberativo da Fisenge, em Curitiba, Paraná. 2013 marcou um ano histórico na sociedade brasileira com as manifestações populares e os 20 anos da Fisenge, que foram comemorados com uma agenda de eventos e atos políticos. Promovemos um seminário sobre reforma política, em Sergipe; acompanhamos o processo da renovação das concessões do setor elétrico, integrando a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia; realizamos um seminário sobre gestão sindical entre os trabalhadores e as trabalhadoras dos sindicatos e da Fisenge; o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu dois recursos da Fisenge em defesa do Salário Mínimo Profissional (SMP); mobilizamos pela aprovação do Projeto de Lei, que inclui a engenharia como carreira típica do Estado; participamos de conferências internacionais sobre o mundo do trabalho e o sindicalismo global; garantimos a vaga titular da Fisenge no Conselho Nacional das Cidades; tivemos repercussão nacional nos principais veículos de comunicação do país, como Folha de S. Paulo e CBN, com a nota pública da Fisenge sobre as infelizes declarações do Ministro Moreira Franco acerca da engenharia brasileira; entre outros fatos. Integrando a agenda de setembro com atividades dos 20 anos da Fisenge, realizamos o V Encontro Nacional de Jornalistas dos Sindicatos e da Fisenge; um seminário sobre assédio moral e diversidade, promovido pelo Coletivo de Mulheres e um ato festivo pela fundação da Federação, que contou com o lançamento da revista de 20 anos da Fisenge e do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que acontecerá em Búzios, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014.

 

Foram muitas as atividades e 2013 um ano de muita luta tanto para a engenharia como para toda a sociedade. Desta forma, agradecemos a contribuição dos sindicatos filiados à Fisenge, dos diretores, do Coletivo de Mulheres da Fisenge, dos colaboradores, dos amigos e trabalhadores, que contribuíram para o êxito deste ano de intenso trabalho. Que continuemos juntos conquistando vitórias e fortalecendo nossas lutas cotidianas em defesa da engenharia, da soberania nacional e de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

 

Para este número, selecionamos os melhores momentos do ato festivo dos 20 anos, que aconteceu no dia 26/9, no Rio de Janeiro, e publicamos um vídeo no Canal da Fisenge no YouTube. O encerramento das comemorações se dará com a publicação do livro “20 anos Fisenge: uma história de luta e transformações sociais”, em 2014.

 

O boletim eletrônico da Fisenge é uma publicação que reúne artigos sobre engenharia, lutas sociais e populares e movimento sindical, e é enviado a cada dez dias.

 

 

Para assistir ao vídeo clique AQUI ou na imagem ABAIXO

 

 

 

 

 

 


 

59% dos engenheiros não trabalham em funções típicas

Sete em cada dez profissionais de ciência, tecnologia e engenharias (CTEM) não ocupam postos de trabalhos típicos de suas áreas de formação. A constatação está em um estudo divulgado pelo Ipea nesta quarta-feira, 18. Por meio do Censo de 2010, a pesquisa verificou que 59% dos engenheiros, por exemplo, trabalham em setores não típicos, como mercado financeiro e ensino. Entre os formados em ciências, matemáticas e computação, o resultado é ainda mais surpreendente, com apenas 21% ocupando postos comuns à profissão.

Os autores do documento, os técnicos do Instituto Paulo Meyer e Aguinaldo Maciente, destacam que esta realidade “é natural, tendo-se em vista que a formação em carreiras como engenharia, matemática e física permite desempenhar atividades de gestão e tantas outras”. Eles ressaltam, no entanto, “que a tendência parece ser intensificada no Brasil pelo fato de seu mercado formal de trabalho ser pouco intensivo em funções típicas de CTEM”.

O mesmo estudo, publicado na 30ª edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, ainda traça um panorama do mercado de trabalho e revela que os profissionais de CTEM apresentam, em geral, a maior taxa de ocupação entre indivíduos de nível superior, além de tenderem a estar empregados com maior frequência em postos formais (com carteira assinada) e aparecerem em proporção maior como empregadores (empreendedores).

Leia o estudo completo AQUI


CDEN tem posição contrária ao PL da proporcionalidade no Sistema Confea/Crea

 

Aconteceu entre os dias 11 e 13/12, em Brasília, a última reunião do ano do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Creas (CDEN).  Um dos assuntos mais debatidos foi o PL 6765/2013, que pretende implantar a proporcionalidade na representação das categorias de nível médio e superior nas plenárias do Confea/Crea. Na reunião, o engenheiro agrônomo Jorge Dotti Cesa, diretor que representou a Fisenge, defendeu a posição da Federação conforme último Conselho Deliberativo, manifestando-se contrário ao PL, cuja origem é o PLS 356/2013 de autoria do Senador Fernando Collor. Segundo Dotti, se aprovado o Projeto de Lei, provocará uma completa distorção dentro de um Sistema Profissional que deve se basear nas competências técnicas, na formação profissional e na hierarquia técnica. Na reunião, o CDEN aprovou manifesto que solicita a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura que suspenda de imediato o referido Projeto de Lei. Também foram designados os presidentes Valmor Pietcsh (Abeag) e Angelo Petto Neto (Confaeab) como representantes do Colegiado para acompanhar este pleito e viabilizar a composição de um Grupo de Trabalho para dialogar com as partes envolvidas.


Engenheira Eugênia participa de amigo oculto no trabalho

Final de ano e as confraternizações são comuns nos locais de trabalho e nas casas de todos e de todas. Não diferente, o trabalho da Engenheira Eugênia promoveu um amigo oculto na empresa.  E nestas ocasiões são comuns situações machistas, sexistas e homofóbicas. Acompanhe a última tirinha da Engenheira Eugênia deste ano. Os quadrinhos têm periodicidade mensal.

 


Diretor da Fisenge lança livro na Europa

 

Foi lançado neste mês de dezembro, em Londres, o livro ” A History of the Work Concept 0 From Physics to Economics” (Uma História do Conceito de Trabalho – Da Física à Economia). De autoria do diretor da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Agamenon Oliveira, a publicação remonta a história do conceito do trabalho. “Esta é uma contribuição complementar à versão universal do trabalho com ação física, caminhando para a incorporação ao pensamento econômico, a partir de uma concepção antropológica”, explicou. Lançado pela editora Springer, o livro é resultado da tese de doutorado de Agamenon em História da Ciência, concluído em 2006. Ao todo, foram três anos e meio de formulação e mais um ano de tradução para o inglês, feita pelo próprio autor.  


Senge-MG: Confira posse da nova diretoria em programa de TV

 

Na data em que se comemora o dia do Engenheiro (11/12), foi realizada a cerimônia de posse da nova gestão que vai comandar o Senge-MG até 2016. A solenidade contou com a participação do presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt. Na ocasião, foi assinado um acordo entre o Senge-MG e o Crea-MG pela valorização do Engenheiro. Confira os detalhes de tudo o que aconteceu na reportagem a seguir.

Vídeo AQUI


 

Presidenta do Crea-PB toma posse no Conselho Estadual das Cidades, na Paraíba

 

Nesta segunda-feira (16), a presidenta do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Giucélia Figueiredo e o Conselheiro Alberto Maia tomaram posse como representantes do CREA no Conselho Estadual das Cidades. A solenidade aconteceu no salão nobre do Palácio da Redenção, onde o governador do estado empossou os integrantes do Conselho, criado em março deste ano, por meio do decreto 33.768. O Conselho das Cidades da Paraíba terá 61 membros que foram eleitos durante a 5ª Conferência Estadual das Cidades realizada em setembro. O seu objetivo é promover a cooperação entre os Governos Federal, Estadual, municipal e a sociedade civil na formulação e execução da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano. Desta forma, a participação do Crea representa a disposição do Conselho em pensar e discutir as nossas cidades, além de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável da nossa Paraíba. Giucélia também é diretora da Fisenge.


Seagro-SC elege Conselheiros do Crea para 4 vagas

Foi realizada na última segunda-feira, 09, em clima de tranquilidade e grande participação, a eleição dos novos representantes do SEAGRO como Conselheiros na Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) e no Plenário do Crea-SC. Com a decisão do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) de 28 de novembro de 2013, através da PL-1702/2013, o SEAGRO passa a ter quatro vagas na composição da Plenária do Crea-SC, sendo uma delas com mandato de apenas dois anos. Concorreram cinco chapas inscritas. Compareceram às urnas espalhadas pelas 22 diretorias regionais 499 engenheiros agrônomos, representando 58% dos aptos a votar, que elegeram para um mandato de três anos as chapas Gilson Gallotti/Adinan Galina, Fernando Driessen/Celso Wassmansdorf e Eduardo Piazera/Matheus Fraga. Para um mandato de dois anos foi também eleita a chapa Jorge Dotti Cesa/Adriana Padilha.

Leia mais AQUI


Senge-PR elege conselheiros para o Crea

Encerraram na manhã desta quarta-feira (18) as eleições para conselheiros do Senge-PR no Crea-PR gestão 2014/2016. A votação, realizada neste ano pelo sistema eletrônico do Conselho, foi para preenchimento de 5 vagas de conselheiros, uma para cada uma das câmaras especializadas de agronomia e engenharias civil, elétrica, mecânica e química. Os novos conselheiros do Senge-PR serão empossados no dia 13 de janeiro de 2014.

 

Confira os eleitos AQUI


Senge-RJ convoca assembleia para eleger conselheiros para o Crea  

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) convoca seus associados para participarem da eleição de Conselheiros do Senge-RJ no CREA-RJ, para o mandato de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2016. As vagas disponíveis, no momento, são para 2 (dois) Conselheiros titulares e respectivos suplentes, da Categoria da Engenharia, modalidade Eletricista. A eleição será realizada no dia 30 de dezembro de 2013, utilizando o Sistema Vota Senge, via Web (Internet); se desejar, o associado poderá votar na urna fixa convencional instalada na Sede do Senge-RJ.

 

Leia mais AQUI

 


 

Senge-PB em negociação com a prefeitura da capital

 

Em assembleia realizada no último dia 12, foram aprovadas questões orçamentárias do Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba (Senge-PB). O presidente do Senge-PB, Armando Marinho, também informou sobre as negociações com a prefeitura da capital.  “Foi acertado que, até março, será definido um calendário para a reposição das perdas salariais (37%) da categoria, até atingir o piso de R$ 6.137,00 em novembro”, disse Armando.


Senge-BA: Profissionais da área tecnológica debatem enfrentamento das mudanças climáticas  

 

A Engenharia está presente no nosso dia-dia e seus resultados transformam a vida das pessoas. “Temos, portanto, a responsabilidade de interlocutores da sociedade na busca pelo desenvolvimento econômico socialmente justo e sustentável”, diz o engº Marco Antônio Amigo, presidente do Crea-BA , na abertura do Seminário Mudanças Climáticas e os Impactos Atuais e Futuros, realizado no último dia 11/12, no Fiesta Bahia Hotel. “Nossas ações impactam na qualidade de vida, portanto devem dialogar com o meio ambiente. Devemos questionar, por exemplo, como produzir bens, tecnologias e infraestrutura sabendo do impacto destes processos na geração do efeito estufa”, diz o engº Ubiratan Félix, presidente do Senge BA. A deputada estadual, engª Maria del Carmen, lembrou dos diversos projetos de desenvolvimento do Estado que enfrentam embates com as licenças ambientais. “Por um lado queremos fazer grandes projetos como estradas e pontes, por outro lado, precisamos nos preocupar com as questões ambientais. É necessário encontrar um equilíbrio. A Engenharia teve um papel extremamente importante na história do ponto de vista da interferência na realidade. Precisamos ampliar esse papel”, afirma.

 

Leia mais AQUI


Golpe: prefeito de Bogotá é deposto por se opor à privatização

 

No último dia 9 de dezembro o prefeito de Bogotá – capital da Colômbia – Gustavo Petro, foi destituído de seu cargo após ação do procurador-geral da República, Alejandro Ordoñez, em favor do cartel de empresas privadas que exploravam a coleta de lixo. Petro havia proposto recentemente a estatização do sistema de lixo, compartilhado por quatro concessionárias privadas. “É um golpe o que está ocorrendo em Bogotá quando um funcionário nomeado pelo Congresso utilizou seu poder para destituir e tornar inelegível por 15 anos um companheiro eleito por voto popular e sem qualquer tipo de condenação penal, acusando-o de impor empecilhos à livre empresa”, salientou Humberto Correa, secretário de Direitos Humanos da CGT (Confederação Geral do Trabalho da Colômbia). Alijados de um projeto de desenvolvimento e sem apoio popular, a direita conservadora tem buscado alternativas e patrocinado golpes para derrubar governos democráticos-populares. Seja no Paraguai quando depuseram o ex-presidente Fernando Lugo ou em Honduras quando o golpe colocou fim ao governo Manuel Zelaya e, mais recente, com a fraude eleitoral contra Xiomara Castro.

Leia mais AQUI


“Nascemos das ruas e é lá que devemos novamente estar em 2014, com grandes mobilizações”, resolução da direção nacional da CUT

A Direção Nacional reuniu-se em São Paulo, em 9 e 10 de dezembro, para fazer a avaliação do cenário nacional, o balanço da atuação da nossa central no ano que está findando e para discutir os desafios colocados para a luta da classe trabalhadora em 2014.O Brasil vive um processo de intensa luta política e ideológica. De um lado, assistimos à ação de setores conservadores da sociedade visando desgastar o atual governo e o projeto político que ele representa. Políticas de inclusão social, como a valorização do salário mínimo, cotas para negros (as) nas universidades, a retirada de milhões de trabalhadores e trabalhadoras da pobreza, o reconhecimento de direitos para trabalhadores (as) domésticos (as), a ampliação do acesso de pobres à moradia digna e ao ensino superior, entre outras, só florescem em governos democrático-populares e enfrentam enorme resistência das forças políticas comprometidas com o ideário neoliberal. Como os setores conservadores não conseguem sensibilizar e mobilizar a maioria da sociedade para seu projeto político, apoiam-se em dois instrumentos para desgastar o atual governo e as forças políticas que o sustentam: a judicialização da política e o uso da mídia, monopolizada por um pequeno grupo de empresas.

Leia mais AQUI


PF instaura inquérito sobre sonegação da Globo

Finalmente, uma notícia que nos dá esperança de não mais vivermos numa república de bananas. Uma comissão de blogueiros do núcleo fluminense do Barão de Itararé, formada por Theo Rodrigues, Alexandre Teixeira, Miguel do Rosário e Ester Neves, esteve hoje (16) na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e conseguiu algumas informações novas sobre a denúncia contra a sonegação da Rede Globo e posterior sumiço dos documentos que tratavam do caso. A denúncia, que o Barão de Itararé protocolou junto ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, transformou-se no Ofício 13344/13, encaminhado à Corregedoria da Superintendência da Polícia Federal. Até aí já sabíamos e já divulgamos. A novidade é que a denúncia foi aceita pela Corregedoria e enviada para a Delegacia Fazendária, chefiada pelo delegado Bruno Tavares.

Leia mais AQUI

 


Recesso de final de ano da Fisenge

A Fisenge não irá funcionar nos dias 23, 24, 25 // 30, 31 e 1º/01. Haverá expediente normal nos dias 26 e 27/12 e nos dias 02 e 03/01. Desejamos a todas e a todos boas festas!


 

Fisenge no Facebook

 

Curta a página da Fisenge no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge