.:. Informativo nº 41 :: 25 de Setembro / 2013 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 41 :: 25 de Setembro / 2013 .:.

Fisenge comemora 20 anos de fundação nesta quinta-feira

 

 

 

Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) irá comemorar seus 20 anos de fundação. Foram convidados ex-presidentes da federação, presidentes de sindicatos, movimentos sociais, parlamentares, formadores de opinião, partidos políticos e lideranças sindicais. “Nesses 20 anos, temos muito o que comemorar, pelos serviços prestados à nação, à engenharia brasileira e à luta dos trabalhadores. Continuaremos trilhando caminhos em busca de um país solidário, fraterno e igualitário”, afirmou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.


Búzios sediará 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

 

Búzios será sede do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014. O Congresso, organizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge/RJ), é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados, e será lançado no próximo dia 26 de setembro. Com o tema “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º Consenge debaterá dois eixos centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho.” Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro. A primeira aconteceu  na consolidação da Fisenge durante o 2º Consenge, em 1993. O presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves, destacou que o Congresso promove a discussão entre os engenheiros com o objetivo de definir, para o próximo triênio, as ações da Fisenge e dos Senges filiados não apenas no campo sindical das profissões, como também no campo nacional. “Precisamos dar um salto político e estamos fazendo um esforço para que as deliberações do Consenge se desdobrem no planejamento dos sindicatos e da Fisenge e, por isso, convidamos o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Precisamos abrir espaço nesse país, democratizar os meios de comunicação e ultrapassar a democracia parlamentar para a efetivação da democracia direta e participativa, de acordo com os interesses dos trabalhadores”, afirmou. A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. “Iremos debater o papel do Estado Brasileiro no desenvolvimento nacional e entendemos o Estado como elemento estruturante e indutor de desenvolvimento. Também é preciso atentar para os setores agrícola e agrário, considerando a enorme desigualdade e concentração fundiária no Brasil”, afirmou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.

Sobre o Consenge

O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. Realizado de três em três anos, o Consenge é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados e, também, nos fóruns regionais e internacionais dos quais a Fisenge participa, orientando o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional. Será lançado na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) irá comemorar seus 20 anos de fundação.


 

Assédio moral é tema de seminário do Coletivo de Mulheres da Fisenge

 

Será realizado, no dia 27 de setembro, o seminário “Assédio moral: vida, sobrevida e diversidade”. Serão abordadas questões jurídicas; a relação com o Legislativo e outras esferas; além de conceitos, aspectos e consequências. Serão palestrantes o deputado federal Jean Wyllys (PSOL); a advogada e assessora jurídica da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Daniele Gabrich; e a coordenadora geral do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Gesa Corrêa. De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, o objetivo é dar visibilidade às práticas de assédio moral. “É fundamental compreender e identificar o que é assédio moral e os métodos de denúncia e combate a esta opressão”, afirmou.  O seminário será realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), localizado na rua Buenos Aires, nº 40, 4º andar, Centro.  No mesmo dia, será lançada a edição ampliada da cartilha “Principais Direitos das Mulheres Profissionais”.

 


 

V Encontro de jornalistas de Sindicatos de Engenheiros e da Fisenge acontece em setembro

 

 

Nos dias 25 e 26 de setembro, acontecerá o V Encontro Nacional de Jornalistas da Fisenge e de Sindicatos de Engenheiros. O encontro tem o objetivo de consolidar uma política de comunicação integrada e compartilhar experiências dos profissionais; além de promover um espaço de formação. Estão programadas palestras sobre “Código de Ética dos Jornalistas, Direitos Humanos e Comunicação Sindical”; “Democratização da comunicação, imprensa sindical e alternativa”; e oficinas práticas de rádio, comunicação comunitária, vídeo e assessoria de imprensa.

Confira a programação AQUI

 


 

Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas promove atos públicos em São Paulo e Rio de Janeiro  

 

Foram realizados, nos dia, 20 e 23, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, dois atos públicos pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Promovidos pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, os atos reforçaram a discussão das propostas da Coalizão, trazendo mais visibilidade à campanha. Resultado de uma ação conjunta de várias entidades como o MCCE, OAB, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, Frente Parlamentar pela Reforma Política com participação popular, CUT, Conic, UNE, dentre outras, foi criado a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.  A finalidade da Coalizão é desencadear uma campanha cívica, unificada e solidária, pela efetivação de imediata Reforma Política. Depois de coletar assinaturas de apoio à campanha de cerca de 130 parlamentares, a Coalizão entregou ao presidente Henrique Eduardo Alves a proposta de projeto de lei de iniciativa popular, no dia 10 de setembro. Protocolado com número PL 6316/2013, o projeto dispõe sobre o financiamento das campanhas eleitorais e o sistema das eleições proporcionais.

 

Para apoiar a proposta,  assine a petição online no site da Avaaz AQUI

 


 

Fisenge assina carta pela suspensão dos leilões do pré-sal

 

Na tarde desta sexta-feira (20) foi protocolada no Palácio do Planalto, uma carta à presidenta Dilma assinada por mais de 80 organizações nacionais. Na carta, elas pedem a suspensão do leilão das reservas do pré-sal, previsto para o próximo dia 21 de outubro. As organizações que subscrevem a carta tem consciência da intenção das empresas transnacionais de se apoderarem das reservas do pré-sal. “A entrega para essas empresas fere o princípio da soberania popular e nacional sobre a nossa mais importante riqueza natural que é o petróleo”, afirmam. Para elas, o leilão representará um erro estratégico e significará a privatização de parte importante do petróleo brasileiro. Com estimativa de 12 bilhões de barris de óleo de qualidade comprovada em uma das áreas mais estratégicas já descobertas pela Petrobras, o campo de Libra está situado na Bacia de Santos

 

Leia mais AQUI

 


 

Senge-VR conquista 20 carteiras de planos de saúde para aposentados e seus dependentes

 

Recentemente, o Senge-VR conquistou, em última instância, o atendimento médico hospitalar para dez aposentados e seus dependentes, baseado também no direito do Edital de Privatização. Este grupo recebeu a carteira do Seguro de Saúde Bradesco com pagamento subsidiados pela CSN e fator moderador igual aos funcionários da ativa. Temos casos de aposentados mais a esposa que pagavam R$ 2 mil por mês, e agora pagam somente o fator moderador. Mais uma boa notícia neste processo é que tudo que foi gasto pelos beneficiados com saúde desde a aposentadoria deste grupo até a data atual, será ressarcido.

 


 

Senge-RJ participa de abertura da Conferência Estadual de Meio Ambiente

 

O diretor do Senge-RJ Jorge Antonio da Silva participou, em 13/09/2013, da abertura da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. A cerimônia aconteceu na Uerj e contou com a participação da Ministra de Meio Ambiente, Isabella Teixeira, do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Minc, do representante do Movimento dos Catadores, Sebastião Carlos dos Santos, e do reitor da universidade, Ricardo Vieiralves. Durante a abertura, Jorge Antonio, coordenador do evento, destacou a importância da participação social na IV Conferência. “Projetos Ambientais têm que ter a participação da sociedade civil. Só a mobilização social, junto com o setor governamental, consegue produzir resultados concretos”, defendeu Jorge Antonio. A presença e articulação do movimento ambientalista é fundamental neste contexto. A Ministra de Meio Ambiente afirmou ainda que a participação social é importante para conhecer as necessidades de cada município. “O Brasil é um país muito grande, com realidades muito diferentes. A necessidade de São Gonçalo não é a mesma de Quissamã. Precisamos ter uma visão diferenciada de cada lugar.” O objetivo é contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 


Senge-PR: Mobilização de engenheiros da Cohab com o apoio do Senge garante conquista de gratificação de 34% sobre os salários

A partir do mês de dezembro, os 23 engenheiros e 18 arquitetos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) receberão gratificação especial (GE) de 34% sobre os salários, o que equipara a remuneração dos profissionais das categorias a dos quadros de outras empresas da administração municipal, como a Urbs. O pagamento da gratificação é uma conquista dos profissionais de engenharia e arquitetura da empresa que, com o apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e do Sindarq, fizeram uma grande mobilização, no mês de junho, pela valorização profissional.

 

Leia mais AQUI

 

 


 

Senge-ES na luta pela valorização profissional

O Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública luta para que o trabalho nas Prefeituras e no Governo do Estado seja devidamente valorizado. Para tanto, trabalhadores e suas respectivas entidades e conselhos de classe se reuniram no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES). O encontro teve o apoio do Sindicado dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) e marcou o início a elaboração uma proposta conjunta que garanta o respeito dos direitos de todos.

 

 

Leia mais AQUI

 

 


 

Senge-MG: Prefeito se compromete a pagar o Mínimo Profissional até 2016

 

O prefeito do município de Uberlândia, Gilmar Machado, informou, em reunião realizada com o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), na quarta-feira, 18 de setembro, que tem muito interesse em atender à reivindicação dos engenheiros e engenheiras sobre o Salário Mínimo Profissional. Segundo Machado, estudos estão sendo feitos pelos órgãos de administração da Prefeitura e, se não for possível atender a essa remuneração integralmente já em 2014, se compromete a fazê-lo, parceladamente, alcançando o valor equivalente ao Salário Mínimo Profissional até o final de seu mandato, em dezembro de 2016. A reunião, que contou com a presença do presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, de representantes do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais (Sinarq-MG), do Crea-MG, do CAU-MG e da ASSEASPUDI, além de dezenas de engenheiros, arquitetos, técnicos de transporte e geógrafos, foi motivada pelos baixos salários pagos aos profissionais de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura de Uberlândia. O salário de admissão, atualmente, é de cerca de R$1.800,00 para uma jornada de 6 horas, quando deveria ser de R$4.068,00.

 

Leia mais AQUI

 


 

Senge-BA: Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Salvador realizam audiência de agradecimento  

 

No próximo dia 25 de setembro, às 14h30, será realizada uma Audiência de Agradecimento aos Vereadores, na Câmara Municipal de Salvador, pela aprovação do Projeto de Lei 613/13, que reafirma a Valorização dos Servidores – Engenheiros e Arquitetos. O PL, em seu artigo 8,º garante o aumento do vencimento da categoria para R$ 3.328,00, a vigorar em janeiro de 2014. De acordo com o eng Ronald Silva, presidente da Associação dos Servidores Municipais Engenheiros e Arquitetos (Asmea) e representante do Senge BA na Mesa Permanente de Negociação com a Prefeitura, nesta segunda-feira (23) será realizada visita a todas as Secretarias e Autarquias Municipais para coletar assinaturas de apoio a gestão municipal.

 

Leia mais AQUI

 


 

Seminário Desafios da Energia no Brasil acontece no Rio de Janeiro

 

O Grupo de Economia da Energia (GEE) do Instituto de Economia  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará o “SEMINÁRIO GEE 2013: Desafios da Energia no Brasil”, nos dias 7 e 8 de outubro. O evento visa criar um debate sobre as questões que envolvem o setor energético e seus múltiplos desafios, considerando as tendências que estão no foco das políticas energéticas no país e no mundo. Participarão do evento diversos especialistas do setor energético, que, através de suas experiências profissionais, motivarão uma troca de informações sobre as perspectivas da indústria de energia. Estão convidados a participar do seminário: profissionais de empresas do setor, estudantes pós-graduandos e todos aqueles interessados em expandir seus conhecimentos sobre os desafios da energia no Brasil.

 

Saiba mais AQUI


Ministro do TST estima que renda do trabalhador caia até 30%com a terceirização regulamentada  

 

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, que regulamenta a terceirização no Brasil, terá “efeito avassalador” nas conquistas dos trabalhadores e reduzirá a renda em até 30%, disse hoje (18) o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Mauricio Godinho Delgado. Em comissão geral para debater o projeto no plenário da Câmara dos Deputados, Delgado ressaltou que a saúde dos trabalhadores poderá ficar em risco com a massificação da terceirização de serviços. O ministro destacou a necessidade de regulamentar o trabalho terceirizado, mas de forma a restringir esse tipo de contratação. A proposta em debate estimula a terceirização, disse ele. “O projeto, claramente, generaliza a terceirização. Na concepção de 19 dos ministros do TST, que têm, cada um, 25 anos, no mínimo, de experiência no exame de processos, o projeto generaliza, sim, a terceirização trabalhista no país. Em vez de regular e restringir a terceirização, lamentavelmente, o projeto torna-a um procedimento de contratação e gestão trabalhista praticamente universal no país.” Para o ministro, o aumento desse tipo de contratação provocará o rebaixamento da renda do trabalho em cerca de 20% a 30% de imediato, “o que seria um mal absolutamente impressionante na economia e na sociedade brasileira.” Além disso, ao se generalizar a terceirização, acrescentou, as categorias profissionais tenderão a desaparecer no país, porque todas as empresas, naturalmente, vão terceirizar suas atividades. E o desaparecimento das categorias profissionais terá um efeito avassalador sobre as conquistas históricas.”

 

Leia mais AQUI

 


 

Clipping Fisenge – confira os sites que repercutiram notícias da Fisenge

 

FUP

FNU

CUT

Núcleo Piratininga de Comunicação

Sindipetro-NF

Fenajufe

 

Crea-RJ