.:. Informativo nº 37 :: 10 de Agosto / 2013 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 37 :: 10 de Agosto / 2013 .:.

20 anos de fundação da Fisenge: No início dos anos 90, governo FHC já modelava projeto neoliberal no país

 

Em 1996, o jornal da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) publicou uma matéria sobre a imposição do Projeto Neoliberal durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso no Brasil. Na época, os estados estavam com folhas de pagamento atrasadas e sem dinheiro para investimentos. Entre as condições estipuladas pelo Governo FHC estavam a privatização de diversas empresas, contenção de gastos com salários e aumento da jornada de trabalho.  


.:. Informativo nº 37 :: 10 de Agosto / 2013 .:.


Fisenge mobiliza pela aprovação do PL que inclui engenharia como carreira típica de estado

Foi aprovado nesta quarta-feira, dia 7, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto de lei nº13/2013 que inclui as atividades de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, quando realizadas por servidores públicos efetivos federais, estaduais e municipais, nas carreiras consideradas essenciais e exclusivas de Estado. Agora, a matéria segue para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De acordo com o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) esta é uma vitória da engenharia e da sociedade. “Continuaremos a mobilização pela aprovação do PL na CCJ e no plenário. A tipificação da engenharia como carreira do estado é fundamental para o fortalecimento da função social da engenharia, além de garantir mais autonomia aos profissionais, por meio de processos mais transparentes e idôneos na elaboração e na execução dos projetos”, explicou. A Fisenge encaminhou uma carta aos senadores pedindo a aprovação da matéria. As carreiras típicas de Estado estão previstas pela Emenda Constitucional 19, de 1998, conhecida como reforma administrativa e incluem diplomatas e servidores de carreiras jurídicas, de auditoria e de gestão governamental, entre outras. Para incluir os engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, a proposta altera a lei que regula essas profissões (Lei 5.194/66).


Setor elétrico: Eletrobras recua e aceita proposta dos trabalhadores  

Durante a audiência conciliatória realizada nesta quarta-feira (07), representantes dos trabalhadores e a Eletrobras chegaram a um acordo para o contrato coletivo de trabalho, que terá validade de dois anos. A audiência foi realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, com a presença de representantes sindicais e da holding. Com o acerto, a greve chega ao fim. Esteve na audiência representando a Fisenge, o engenheiro Gunter Angelkorte. O acordo para o ACT prevê reajuste salarial calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 0,8% de ganho real retroativo a maio de 2013. Esse reajuste será pago junto com quatro talões com 25 tíquetes-refeição de R$ 30,00, totalizando R$ 3000,00. O valor será pago em até 30 dias após a homologação da ata da audiência, que deve ser feita na próxima segunda-feira (12), na Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal.

 

Leia mais AQUI

 


Fisenge apoia greve do setor elétrico

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) assinou – em conjunto com outras entidades e os movimento sociais – uma nota de apoio à greve dos eletricitários que contou com a adesão de cerca de 90% dos 27 mil trabalhadores do sistema Eletrobras.

 

Confira a nota AQUI


 

Fisenge participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura nesta terça-feira  

Será realizado nesta terça-feira, dia 13, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros será representada pelo vice-presidente, Raul Otávio, e pela diretora da mulher, Simone Baía.


 

Colégio de Entidades Nacionais do Confea se reúne em Vitória

Aconteceu, entre os dias 7 e 9 de agosto, uma reunião extraordinária do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) do Confea, em Vitória, Espírito Santo. O presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, esteve presente na reunião.

 


 

Definido logotipo do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

 

A diretoria executiva da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FIsenge) definiu o logotipo do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 


 

Chapa única disputa eleição no Senge-RO

 

 

 

Terminou nessa quinta-feira, dia 8, o prazo para registro de chapas para a eleição do Sindicato dos Engenheiros em Rondônia (Senge-RO). Foi inscrita, para o triênio 2013/2016, a chapa única “Compromisso, encabeçada pelo engenheiro José Ezequiel Ramos, também diretor da Fisenge. “Temos 40 membros na chapa com mais de 50% de renovação e com participação de mulheres, além de candidatos para delegacias sindicais em nove localidades. A construção da chapa se dá com o compromisso do fortalecimento do sindicato como instrumento de lutas da categoria e da sociedade”, afirmou Ezequiel. A eleição irá acontecer no dia 21/8.

 

 


 

Seagro-SC: Comissão Organizadora se reúne para debater o 1º Fórum Estadual de Lideranças de Agronomia

 

Toda primeira sexta-feira de cada mês ocorre o encontro da Comissão Organizadora do 1º Fórum Estadual de Lideranças da Agronomia, que será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro, em Florianópolis, com o objetivo de favorecer a troca de informações entre os profissionais, fortalecimento da integração da categoria, debater temas de relevância para os interesses dos engenheiros agrônomos e o desenvolvimento sustentável do Estado.O evento terá como público-alvo engenheiros agrônomos, dirigentes estaduais e regionais da Feagro-SC, do SEAGRO-SC, da Uneagro, do Crea-SC, das associações regionais, coordenadores de cursos de Agronomia, acadêmicos, outras lideranças profissionais e autoridades convidadas.

 

Leia mais AQUI

 


Senge-ES lança mais uma edição do jornal “O Engenheiro”

Foi lançada mais uma edição do jornal “O Engenheiro”, uma publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES). Na edição deste mês, são abordados assuntos relacionados à categoria, como parcerias entre universidades e o sindicato; além de revelar um panorama da profissão no Brasil; e os desdobramentos da campanha pelo piso salarial nos municípios Serra e Cariacica. Confira também a entrevista com a diretora da mulher da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Simone Baía, sobre as conquistas e os desafios do Coletivo de Mulheres da Fisenge.

Leia o jornal AQUI


Senge-VR na luta contra as terceirizações

O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (SENGE-VR), uma entidade com mais de 48 anos de atividade, se posiciona de forma contrária do PL 4330. A preocupação da entidade está relacionada à situação que será desencadeada caso a proposta de terceirizações pelo Brasil seja aprovada. Atualmente, a mão-de-obra terceirizada representa 25% dos trabalhadores de todo o Brasil. O SENGE-VR acredita que todos os empregados, desde os auxiliares de serviços gerais até os gerentes gerais, não podem ser terceirizados, sobretudo aqueles atuantes na linha mestra da produção. “Temos um exemplo recente para apresentar: a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) tinha 25 mil funcionários. Após a privatização, reduziu este número para, aproximadamente, 7 mil. Dessa forma, mais de 18 mil pessoas ficaram desempregadas”, explicou o presidente do Sindicato, João Thomaz.

Leia mais AQUI


Senge-MG: Em reunião, sindicatos reivindicam valorização dos engenheiros e arquitetos

 

Com o objetivo de buscar uma maior valorização dos profissionais engenheiros, arquitetos e técnicos que trabalham em órgãos públicos municipais, os sindicatos envolvidos na representação destas categorias da Sudecap e a direção da Superintendência se reuniram com o secretário de Planejamento da PBH, Leonardo Paolucci, nesta segunda-feira, 5 de agosto. O presidente do Senge-MG, Raul Otávio Pereira, observou que há um descompasso no tratamento dos engenheiros da Sudecap em relação aos engenheiros de outros órgãos públicos, já que não há critérios definidos para nivelamento e promoções dos profissionais.  

Leia mais AQUI


Senge-PR: Universitários debatem sobre o projeto Senge Jovem

O coordenador do projeto Senge Jovem, engenheiro civil Cícero Martins Júnior, participará na segunda-feira, 5, da abertura da 1ª Semana Acadêmica de Movimento Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em evento no miniauditório da universidade em Curitiba. Organizado pelo DCE, o encontro tem o mote “UTFPR com o bloco na rua por mudanças na universidade e no Brasil” e deverá reunir participantes do movimento estudantil de Curitiba e de outros sete campi da UTFPR no Paraná. Cícero Martins Júnior participará da mesa de abertura do encontro, juntamente com as presidentes da UPE e UNE e da plenária com os Centros Acadêmicos, oportunidade em que apresentará o projeto Senge Jovem.

Leia mais AQUI


 

Senge-RJ participará da Feira Construir 2013

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) participará da Feira Construir 2013. Ao lado do CREA-RJ e da Mútua-RJ, o Sindicato terá um estande no evento, onde serão realizadas palestras de capacitação técnica e orientação profissional especializada. A Feira Construir será realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, no Riocentro.

Confira a programação completa AQUI

 


 

Senge-BA: Entidades sindicais debatem desafio de retomar conexão com a nova geração da juventude brasileira

 

Espontânea e explosiva. Essa foi a essência das manifestações de junho de 2013 no Brasil, assim como, daquelas que marcaram a história dos anos 70, 80 e 90. “A diferença é que nas recentes mobilizações compareceu uma grande quantidade de pessoas sem vínculo organizado algum com partidos, sindicatos ou demais organizações sociais”, diz o historiador Valter Pomar, membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e candidato a presidência nacional do partido. A que se deve essa desconexão? A questão foi debatida amplamente na palestra Manifestações de Junho de 2013 e as Conjunturas Nacionais e Internacionais, realizada no último dia 26 de julho, no auditório da Escola Politécnica da UFBA.

 

Leia mais AQUI

 


 

Intelectuais lançam livro sobre manifestações populares

 

Acaba de chegar às livrarias “Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil”, uma publicação da Boitempo Editorial que traz ensaios curtos sobre as manifestações de junho escritos por vários autores : Carlos Vainer, David Harvey, Ermínia Maricato, Felipe Brito e Pedro Rocha de Oliveira, João Alexandre Peschanski, Jorge Souto Maior, Leonardo Sakamoto, Lincoln Secco, Mauro Iasi, Mike Davis, Ruy Braga, Silvia Viana, Slavoj Žižek e Venício Artur de Lima. A obra traz também um artigo assinado pelo Movimento Passe Livre (MPL).


Clipping Fisenge

Confira abaixo os veículos que repercutiram notícias da Fisenge.

Jornal Monitor Mercantil AQUI  (Eletrobras recusa proposta dos trabalhadores e mobilização continua)

CUTAQUI  (Fisenge encaminha documento pedindo aprovação do PL sobre carreira típica do estado)