.:. Informativo nº 116 :: 10 de Novembro / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Ministério Público do Trabalho reafirma direito de representação sindical de engenheiros na negociação da CBTU

No dia 29/10, aconteceu uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), no Rio de Janeiro, para definir sobre a representação de engenheiros na negociação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU. A sessão foi convocada pela Fisenge e Senge-MG, com o objetivo de garantir que a categoria seja representada pelo sindicato. Nas duas audiências anteriores, mediadas pelo MPT em Belo Horizonte, a CBTU resistiu à reinvindicação da Fisenge para participar das negociações. Nos últimos meses, durante as audiências, a Federação vem sendo representada pelo Senge-MG.

 


 

Coletivo de Mulheres realiza último módulo de oficina

Aconteceu, entre os dias 6 e 7/11, o 3º módulo da oficina de formação promovida pelo Coletivo de Mulheres. Ministrado pela socióloga Maysa Garcia e pela professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Márcia Leite, este último módulo tratou sobre o tema “Equilíbrio entre trabalho e família”. O secretário-geral da Fisenge, Fernando Jogaib abriu o encontro saudando o Coletivo de Mulheres e as demais lideranças presentes. “Essa oficina é importante, pois reafirma que esta luta é de homens e mulheres dispostos a combater as desigualdades”, disse Jogaib. A diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía explicou que o objetivo dos módulos além de formar lideranças sindicais femininas, também é de sensibilizar homens no debate de gênero. “Este último módulo demonstrou tudo aquilo que precisamos aprofundar ainda mais sobre o espaço privado, o mercado de trabalho e o papel do Estado. Além de descontruir valores socialmente estabelecidos, é preciso uma tríade equilibrada em todos os campos, pois a mulher, na prática, acumula jornadas duplas (e até triplas) de trabalho”, pontuou Simone. Atualmente, 49,7% das mulheres brasileiras em idade ativa participam do mercado de trabalho, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Temos instaurada uma lógica de que mulher significa prejuízo para o mercado de trabalho, mas esse pensamento advém de uma cultura patriarcal. Na Suécia, por exemplo, existe uma política de licença parental de um ano, em que a família pode decidir e dividir os períodos”, pontuou Maysa.

 


 

Fisenge apoia greve de petroleiros

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) assinou manifesto em apoio à greve nacional dos petroleiros. De acordo com informes dos sindicatos da FUP são de que em várias unidades, a produção está paralisada ou parcialmente interrompida. Na Bacia de Campos, onde a greve já atinge 50 unidades marítimas, mais de dois milhões de barris de petróleo deixaram de ser produzidos, o que gera um prejuízo de pelo menos R$ 400 milhões para a Petrobrás. Soma-se a isso a paralisação e redução de produção nas plataformas do Ceará e Espírito Santo, além dos campos de produção terrestre da Bahia, do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo.

 

Trecho do manifesto afirma: “Os petroleiros do Brasil decidiram entrar em greve, após amplo processo de negociação com a Diretoria da Petrobrás sem terem atendidas as reivindicações da categoria. Conclamamos a todo o povo brasileiro para apoiar a greve dos Petroleiros pelos seguintes motivos: Os petroleiros entraram em greve porque não aceitam que a Petrobrás e o petróleo do Brasil sejam privatizados. A luta é contra a privatização, em defesa da vida e da soberania. A maior empresa dos brasileiros sofre graves ataques que vem dos cartéis empresariais, da mídia, do judiciário e de todos que querem a sua privatização. Com um plano de desinvestimento, a atual Diretoria da Petrobrás quer privatizar partes da empresa, entregando o que é do povo brasileiro para as empresas privadas internacionais e nacionais, o que causará perda de soberania e a entrega de um setor estratégico para o desenvolvimento nacional, além de causar grandes aumentos nos preços do gás de cozinha, combustíveis e demissões de trabalhadores. Por isso, defender a Petrobrás é defender o Brasil, é defender a soberania de nosso país”.

 


 

Nota de solidariedade às famílias vítimas do rompimento de barragens em Minas Gerais

Na última quinta-feira (5/11), o rompimento de duas barragens no município de Mariana (MG) causou comoção em todo o país. A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) se solidariza com os trabalhadores e as trabalhadoras da mineração e com todas as famílias vítimas do rompimento das barragens de rejeito mineral, que pertencem à empresa Samarco Mineração S.A, controlada pelos grupos Vale e BHP Billiton. O quadro de destruição provocado pela lama derrubou casas e soterrou pessoas. De acordo com relatos, não havia qualquer mecanismo de alerta ou um plano de prevenção de tragédias. A mineração é fundamental para o país e para a soberania nacional, mas repudiamos sua exploração predatória pelo capital. Reivindicamos responsabilização da empresa pela tragédia e nos solidarizamos com todas as vítimas.

 

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

 


 

Senge-SE: nova diretoria é eleita

Com 100% dos votos a favor e nenhum contra, a Chapa “Avançar para Novas Conquistas” ganhou a eleição do Senge e estará à frente do Sindicato durante o triênio 2016/2017/2018. Os novos dirigentes que assumem o Sindicato afirmaram que por conta das grandes conquistas já alcançadas a chapa continuará na luta pelos engenheiros, geólogos, arquitetos e demais profissionais das ciências tecnológicas das prefeituras municipais e empresas privadas. Para o Presidente da chapa eleita, Engenheiro Mecânico Carlos Antônio de Magalhães, o Magal, assim que a equipe se situar e conhecer o funcionamento do SENGE será traçado um planejamento estratégico para definir ações e metas, e a comunicação será tratada com atenção. “Se buscará levar a formação sindical aos filiados, visando criar uma cultura de participação e mobilização. Também pretendemos interagir mais com os outros sindicatos, proporcionando um trabalho mais amplo e solidário” afirmou o Engenheiro. Na ocasião, Magal (Carlos Antônio) ainda enfatizou a importância da classe para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil e como é urgente dar a devida visibilidade à categoria, resgatando o valor do trabalho.

 


 

Seagro-SC realiza eleição para nova diretoria 

O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) realizou, no dia 9/11, processo de votação para escolha da nova diretoria da entidade, que assumirá mandato de 3 anos a partir de 2016. A chapa “Avançar com Independência”, presidida pelo engenheiro agrônomo Eduardo Piazera, foi a única concorrente inscrita para o pleito.“Estamos aliando inovação com experiência nessa nova gestão e também ampliando o número de mulheres, o maior percentual da história do Seagro-SC”, afirmou Piazera. Os principais eixos programáticos são o fortalecimento das campanhas salariais nas empresas públicas agrícolas, nas cooperativas e nas agroindústrias; a defesa do Salário Mínimo Profissional e a valorização da agricultura familiar. Mais informações no site do Seagro-SC

 


 

Plano de trabalho do Senge-PR em 2016 será votado em assembleia ordinária 

Na última segunda-feira (09), o Sindicato do Engenheiros no Estado de Pernambuco presenteou a cidade do Recife com mais uma publicação. “Por um espaço público cidadão: a mobilidade urbana e a conquista da rua” é a segunda das três cartilhas comemorativas dos 80 anos da entidade. O evento de lançamento aconteceu na Livraria Cultura do Paço Alfândega e contou com a presença de vários engenheiros e arquitetos, além de diversas pessoas interessadas em discutir formas de transformar a capital pernambucana em uma cidade mais acessível e mais atraente. Para arquiteta Maria de Lourdes Nóbrega, uma das oito autoras, com a cartilha “pretende-se demonstrar como o espaço público urbano do Recife pode e deve ser planejado e projetado de forma a torná-lo um espaço cidadão”. A cartilha, que enfatiza o uso da cidade pelos pedestres, foi apresentada por ela, que aproveitou a ocasião para desafiar todos a conquistarem e ocuparem as ruas.

 


 

Senge-RJ: “Café & Política” recebe economistas

 

O Senge-RJ promoveu, no dia 27/10, a terceira edição do Café & Política. Esta edição recebeu os economistas Marcio Porchamann e João Sicsú e o jornalista Miguel do Rosário, do blog “O Cafezinho”. Durante o encontro, foi discutido o esgotamento do ciclo político com os limites dos governos populares frente à crise do neoliberalismo. Para Porchmann, o desafio da presidenta Dilma Rousseff é governar com as esferas da governabilidade.  


 

Diário de Pernambuco destaca cartilha do Senge-PE com soluções de mobilidade para quem não usa carro

 

“A mobilidade vai muito além do trânsito. E, embora não pareça, o pedestre integra o sistema viário, estabelecido no próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso significa, entre outros aspectos, o direito a um espaço seguro e confortável para andar. (…) Não é preciso grandes fórmulas para se encontrar o caminho para melhorar as condições do caminhar seguro, mas diante da inércia dos órgãos públicos, iniciativas como a cartilha do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco “Por um espaço público cidadão: a mobilidade e a conquista da rua”, acaba sendo um norte a mais do que ainda precisa ser feito (Fonte: Afonso Bezerra/Diário de Pernambuco). 

 


 

Senge-BA: Sindicalistas do Projeto Popular realizam III Seminário Nacional

 

Nos dias 31 de outubro a 2 de novembro, ocorreu em São Paulo o III Seminário Nacional dos Sindicalistas do Projeto Popular, reunindo cerca de 100 sindicalistas e militantes de 11 estados do país, inseridos em diversas esferas da luta sindical desde a base dos sindicatos até oposições e direções sindicais. O tema deste encontro foi: “O desenvolvimento do capitalismo no Brasil e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por direitos”.

 


 

Nota da CUT sobre o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA)

 

A Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil, por intermédio de sua Secretaria Nacional do Meio Ambiente, vem através desta nota externar sua preocupação acerca dos últimos acontecimentos que envolvem a problemática dos agrotóxicos no país. O Brasil vem há anos ocupando a liderança no ranking mundial de consumo de agrotóxicos, segundo dados da ANVISA, com um crescimento de 190% na última década, enquanto que o mercado mundial cresceu 93%. No Brasil, a média de consumo anual per capita de agrotóxico é de inacreditáveis 7,3 litros. Para a classe trabalhadora os impactos são imensuráveis, como na crescente incidência de diferentes tipos de câncer, depressão (que leva a suicídios) neurotoxicidade, provocam aborto e impactos severos ao sistema imunológico. Diante disso, o movimento sindical e social reivindicou ações concretas do governo federal que o levasse a cumprir com sua obrigação de priorizar a proteção à saúde da cidadã e do cidadão brasileiros. Ações que promovam a pesquisa e o uso de tecnologias que possibilitem a produção de alimentos mais saudáveis, sem causar impactos sociais e ambientais, que preservem a saúde e a vida, das trabalhadoras e trabalhadores, e de toda a população.

 


 

Seminário no Senge-PR debaterá modelos de extensão universitária na Engenharia

Junto com o ensino e pesquisa, a extensão universitária completa o tripé que sustenta o ensino superior no Brasil, conforme indicação da Constituição Federal, sendo uma ação voltada à comunidade e fundamental para a aplicação e multiplicação do conhecimento. No dia 17 de novembro, o Senge Jovem promoverá seminário em Curitiba para debater o modelo de extensão universitária em Curitiba e os desafios dos universitários junto aos projetos de extensão nas instituições públicas e privadas.

 


 

Plano de trabalho do Senge-PR em 2016 será votado em assembleia ordinária

 

Nos dias 9 e 28 de novembro o Senge-PR promoverá as etapas da Assembleia Geral Ordinária (AGO) para aprovação dos valores de contribuição sindical e associativa, os planos de trabalho e previsão orçamentária do Sindicato para 2016, além de outros temas. Podem participar das reuniões todos os associados do Senge que estejam em dia com os compromissos estatutários. 


 

Senge-MG: II Encontro de Engenharias atrai mais de 2 mil inscritos na UFJF

 

Mais de 2 mil pessoas, entre acadêmicos, estudantes, pesquisadores, professores, profissionais liberais e empresários passaram pelo II Encontro das Engenharias (II EENG), realizado nos dia 27, 28 e 29 de outubro, na Faculdade de Engenharia de Juiz de Fora (UFJF). O evento promoveu a interlocução e a integração das instituições de ensino públicas e particulares fomentando a discussão da Engenharia junto aos estudantes. O Senge-MG foi um dos organizadores do encontro. 

 


 

Plano Diretor de Curitiba se molda ao interesse econômico, afirma Senge-PR

 

O Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Paraná (SindArq) enviaram ofícios aos 38 vereadores de Curitiba nos quais apontam que as emendas ao Plano Diretor, apresentadas pelos parlamentares, desvirtuam a proposta e põem em risco o desenvolvimento ordenado e sustentável da Capital Paranaense. O alerta feito pelas entidades sindicais, que integram a Comissão de Urbanismo de Curitiba foi destaque da coluna do jornalista Celso Nascimento, na Gazeta do Povo, no dia 05/11. 


 

Senge-MG: Trabalhadores aprovam proposta de reajuste da CSN de 6%

Os trabalhadores da CSN Mineração Casa de Pedra aprovaram a proposta da empresa de reajuste salarial de 6%, durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Senge-MG e o Sindicato Metabase, entre os dias 27 e 28 de outubro, no transbordo da empresa, na unidade Casa de Pedra. A AGE teve o objetivo de deliberar se os Sindicatos entrariam com dissídio em nome dos trabalhadores para tentar um acordo melhor com a CSN ou se seria aceita a proposta da empresa. A decisão dos trabalhadores reflete em reajuste abaixo do INPC. Ao aceitá-la, os trabalhadores concordaram com 0% de reajuste entre maio e agosto de 2016 e 6% a partir de setembro.

 


 

ARTIGO: A greve dos petroleiros é um enfrentamento ao capital internacional, por Gilberto Cervinski

“Os trabalhadores da Petrobrás estão em greve nacional contra a privatização da Petrobrás. Mais do que enfrentar o plano de desinvestimento, a greve significa um enfrentamento ao capital internacional. A decisão de privatização adotada pela atual direção da Petrobrás é parte da estratégia e do jogo político que vem desde antes das eleições presidenciais que teve a difícil vitória da Presidenta Dilma. O fato é que desde 2008 há uma crise mundial da economia, que vem afetando principalmente os países centrais do capitalismo, como Europa, Estados Unidos e Japão. Baixo crescimento significa baixo lucro geral gerado aos setores empresariais. Sem perspectivas de retomada no curto prazo, a estratégia do capital é adotar medidas para “ajustar” a retomada das taxas de lucratividade e principalmente reajustar a distribuição do lucro. Neste momento do desenvolvimento do capital aumentam as disputas intercapitalistas e principalmente, a ofensiva do capital contra os trabalhadores para explorar mais e retomar suas taxas médias de acumulação”.  


 

Dilma sanciona regra 85/95 progressiva para aposentadorias e veta “desaposentação”

 

A presidente Dilma Rousseff converteu em lei o texto da Medida Provisória 676/2015, que criou uma nova fórmula para o cálculo de aposentadorias conhecida como regra 85/95. A lei está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira com muitos vetos, entre eles aos dispositivos que instituíam a chamada “desaposentação”, possibilidade de recálculo do benefício que seria dada a pessoas que continuam a trabalhar mesmo depois de aposentadas. Esse ponto não constava do texto original da MP, foi incluído pela Câmara e mantido no Senado (Fonte: UOL). 


 

Mulheres vítimas de violência têm atendimento multidisciplinar em SP

Segundo a pesquisa Violência Doméstica Contra Mulher de 2013, do DataSenado, a violência doméstica e familiar exerce grande impacto nas taxas de homicídio contra mulheres. O Brasil é o sétimo país onde mais se matam mulheres. Balanço da Central de Atendimento à Mulher, o “Ligue 180”, mostra que 179 relatos de violência foram feitos por dia, somente no primeiro semestre de 2015. Com objetivo de dar apoio no enfrentamento a qualquer tipo de violência contra mulher foi que a Casa Eliane de Grammont, em São Paulo, surgiu na década de 90 e foi reaberta simbolicamente no dia 29. O equipamento, que passou por uma ampliação, recebeu este nome em homenagem à cantora Eliane de Grammont, morta a tiros em 1981 pelo seu ex-marido, o cantor Lindomar Castilho (Fonte: Érica Aragão/CUT). 


 

A greve geral de mulheres que tornou Islândia o país ‘mais feminista do mundo’

 

Há 40 anos, as mulheres islandesas entraram em greve –recusaram-se a trabalhar, cozinhar e cuidar das crianças por um dia. O momento mudou a forma como as mulheres eram vistas no país e ajudou a colocar a Islândia na vanguarda da luta pela igualdade (Fonte: BBC).

 


 

Salário mínimo em outubro deveria ser de R$ 3.210,28, segundo Dieese

Em outubro, o salário mínimo para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 3.210,28, 4,07 vezes mais do que o válido atualmente, de R$ 788. Essa é a estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). O departamento divulga mensalmente o valor necessário para o salário mínimo, que é calculado com base na cesta básica mais cara entre as 18 capitais pesquisadas. 


 

Mulheres sofrem discriminação por idade antes que homens

Ao avaliar mais de 40.000 candidaturas de emprego em diversos setores, um estudo do Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA encontrou evidências “fortes” de discriminação etária na contratação de candidatas mulheres e “consideravelmente menos evidências” de discriminação por idade contra candidatos homens. As conclusões sugerem que a discriminação por idade é um problema especialmente feminino (Fonte: Exame).