.:. Informativo nº 112 :: 01 de Outubro / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em abertura, preocupação com mercantilização do ensino da engenharia é destaque

 

Na abertura do seminário, o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos, problematizou a função social da engenharia. “Abraçamos uma profissão, porque entendemos que nossa formação pode intervir na natureza e na organização do trabalho. O que sentimos é que, praticamente, nosso conhecimento é para produzir mercadoria e o próprio ensino virou mercadoria para que alguém acumule. Qual é a real função de nossa profissão? Queremos construir país soberano e bem-estar para todas as pessoas”, ressaltou Olímpio. O presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, ressaltou a preocupação com a mercantilização do ensino. “A formação tem que ter foco na sociedade e no cidadão. A mercantilização é um processo histórico no Brasil como, por exemplo, a construção de nossas cidades, que atende a uma lógica mercantil, e não cidadã”, enfatizou Clovis.

 


 

Frente Brasil Popular ocupa as ruas por retomada da agenda progressista

O Dia Nacional em Defesa da Democracia, da Petrobras e contra o Ajuste Fiscal movimentou mais de 20 estados e o Distrito Federal, neste sábado (3), informaram os organizadores. Organizados pela Frente Brasil Popular, os atos contam com a adesão de centrais sindicais, movimentos sociais e populares, entre eles, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central de Movimentos Populares (CMP), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Conselho de Entidades Negras (Conem), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e União Nacional dos Estudantes (UNE) e Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conan). “Queremos tomar as ruas do Brasil inteiro em defesa da Petrobras, em defesa da democracia, contra o golpismo, contra a política econômica e pelas reformas de base que sempre propusemos”, ressaltou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

 

 


 

Em Brasília, engenheiros dos sindicatos e da Fisenge participam de seminário sobre parcerias público-privadas

 

Entre os dias 2 e 03/10, na sede da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Brasília, ocorre o seminário “PPPs nos serviços públicos de saneamento – uma visão crítica dos casos brasileiros”. O evento é promovido também pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção DF, pela Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

 

Engenheiras e engenheiros dos sindicatos e da Fisenge estarão presentes no evento: Clovis Nascimento Filho (presidente da Fisenge), Taíse Ribeiro de Almeida (representante do Senge-BA), Olímpio Alves dos Santos (presidente do Senge-RJ), Clayton Ferraz de Paiva (diretor do Senge-PE), Valter Fanini (vice-presidente do Senge-PR) e Jorge Luiz da Silva Alves (diretor do Senge-RO).

 

O seminário terá como instrutores Wladimir Antonio Ribeiro, advogado e consultor em direito público, e o Prof. Rui Cunha Marques, engenheiro e especialista em regulação de serviços públicos, com ênfase em PPPs. A programação conta com mesas de discussão e estudos de casos.

 


 

CPRM oferece reajuste abaixo da inflação

 

Em rodada de negociação realizada, no dia 22/9, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) apresentou contraproposta de reajuste sob os salários e benefícios de 5%. “A empresa está oferecendo um reajuste abaixo da inflação para os trabalhadores. Se necessário for, iremos a dissídio”, disse o diretor de negociação coletiva da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Ulisses Kaniak. Diante dessa contraproposta, considerada inaceitável pelos representantes dos trabalhadores, a bancada laboral apresentou a seguinte pauta de reivindicações: alteração da data-base de julho para maio; reajuste pelo IPCA acumulado dos 12 meses anteriores a data-base de 1º julho e ganho real de 1% e sobre os benefícios, inclusive sobre o limite de 3.500 reais; renovação de todas as cláusulas; aditamento do ACT para constar as decisões aprovadas na comissão paritária de controle de ponto e horário flexível; transparência em relação ao banco de permuta/transferência para os empregados candidatos; auxílio-creche/acompanhante com a prática anterior de comprovação de auxílio; manutenção da cláusula 16 da pauta, alterando a palavra filho por dependente; manutenção da cláusula 44 com a prática anterior em relação ao atestado de acompanhamento; manutenção da cláusula 73. A direção da empresa solicitou 15 dias para análise da proposta e se nesse prazo não houver entendimento, a negociação deverá ia a dissídio, ou seja, por meio da mediação da justiça. “É fundamental que os trabalhadores sigam mobilizados, pois o fortalecimento de uma empresa pública perpassa pela valorização dos profissionais”, afirmou Kaniak.

 


 

Começa curso de formação sindical no Rio de Janeiro

 

Aconteceu entre os dias 02 e 03 de outubro, a Fisenge irá promover, em sua sede no Rio de Janeiro, o curso de formação política sindical, ministrado pelo professor Helder Molina, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Molina é mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

 

Conhecer a História do movimento sindical no contexto de defesa da classe trabalhadora no sistema capitalista é um dos objetivos do curso. Molina propôs a reflexão sobre o papel dos sindicatos no atual contexto de crise do capital e do capitalismo, além de discutir concepções e práticas sindicais contemporâneas e analisar criticamente a conjuntura econômica e política do país.

 


 

Câmara aprova MP que altera fórmula da aposentadoria

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30/09, a Medida Provisória 676/15, que permite, até 2018, a aposentadoria no Regime Geral da Previdência Social pela regra alternativa conhecida como 85/95. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado. Essa regra permite ao trabalhador aposentar-se sem a redução aplicada pelo fator previdenciário sobre o salário, criada em 2000 para desestimular a aposentadoria antes dos 60 anos (se homem) ou 55 anos (se mulher). Segundo a nova regra, a mulher que tiver, no mínimo, 30 anos de contribuição para a Previdência Social poderá se aposentar sem o fator previdenciário se a soma da contribuição e da idade atingir 85. No caso do homem, os 35 anos de contribuição somados à idade devem atingir 95, no mínimo (Fonte: Agência Câmara Notícias)

 


Em entrevista, presidente da Fisenge fala sobre os impactos da operação Lava-Jato na engenharia

Presidente da Fisenge, Clovis Nascimento é entrevistado sobre os impactos da Operação Lava-Jato na engenharia. A matéria completa será exibida na TVT e poderá ser acompanhada no site: http://www.tvt.org.br/

 


 

Confira a cobertura do Seminário Ensino da Engenharia no Século XXI

 

Estudantes, professores e profissionais estiveram presentes nos dois dias do seminário, organizado pela Fisenge, Senge-RJ e Escola Politécnica da UFRJ.

 

 


 

“Já passamos por crises muito mais profundas”: entrevista com Presidente do Senge-RJ

 

Em entrevista, Olímpio Alves dos Santos faz avaliação da situação econômica atual. Perguntado sobre a atual conjuntura no Brasil, ele afirma: “Não temos porque negar que nós estamos em uma crise econômica. Porém, essa crise não tem a gravidade que se está colocando”. Olímpio ressalta que as brasileiras e brasileiros já passaram por outras crises muito mais profundas, como as hiperinflações do Regime Militar, de Sarney e a de Collor. “Enfrentamos a crise do período FHC, que faliu o Brasil três vezes, por não ter capacidade de pagar as suas dívidas. Mas, também é bom observar que há um ajuste completamente equivocado do atual governo, que favorece o capital financeiro e prejudica os trabalhadores”.

 


 

ARTIGO: Política nas organizações, para quem?, por Simone Baía

“Vivemos em um mundo em que alguns se dizem apolíticos, porém, a todo o momento, fazem politicagem e buscam vantagem com isso e esquecem que a política – a arte de negociação para compatibilizar interesses – está em todo lugar, na governança em geral do nosso sistema político, nas centrais sindicais, sindicatos, conselhos de classes, associações de bairro e de classes. Aparentemente, essa é realidade: de que a política está em tudo e em todas as formas de organização da sociedade. Alguns fazem o possível para que os demais repudiem, criando assim uma massa que se diz ‘apolítica’ com líderes ‘apolíticos'”

 


 

ARTIGO: Em defesa da Petrobras, por Pedro Celestino

 

“A Petrobras pode e deve ser defendida, o que não implica negar a necessidade de mudanças na sua gestão, de forma a permitir maior controle e transparência das suas ações. Não pode a empresa continuar refém de interesses, seja corporativos, seja privados, nacionais e estrangeiros, que se apropriaram dos seus principais postos de direção, afastando-a dos objetivos para os quais foi criada. Não há o que temer na apuração dos crimes cometidos”

 


 

Ministério Público do Trabalho elogia atuação do Senge-MG nas negociações coletivas

 

Durante audiência de mediação entre o Senge-MG e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizada no dia 17 de setembro, o Ministério Público do Trabalho reconheceu e elogiou a atuação do sindicato em diversas negociações coletivas que envolvem os engenheiros e engenheiras de Minas Gerais. “Temos investido maciçamente em treinamento, em qualificação, em pessoal e na quantidade de diretores envolvidos nesta atividade e esse investimento tem se traduzido no aumento do número de negociações que fazemos anualmente, inclusive em nível nacional”, afirma o Presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira.

 


 

Senge-MG realiza palestra sobre qualidade do ensino da Engenharia

Dados sobre o ensino de Engenharia no Brasil foram analisados pelo professor Aécio Freitas Lira, no dia 24/9, em Uberlândia, durante a palestra “Ensino de Engenharia no Brasil – um cenário de riscos e oportunidades”, organizada pelo Senge-MG, com apoio de professores da UFU. Mais de 200 estudantes estiveram presentes no evento, que contou com o apoio do Senge Jovem Polo Uberlândia.

 


 

Senge-PR: Seminário debaterá setor energético e defesa da Petrobras em Curitiba

 

O futuro do petróleo, a importância da Petrobras e Pré-sal o desenvolvimento nacional e o setor energético brasileiro serão alguns dos pontos de discussão do Seminário Estadual Energia, Educação e Indústria na próxima sexta-feira (2) em Curitiba. Organizado pelo Senge, pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia e demais entidades sindicais e da sociedade civil, o seminário busca discutir junto à sociedade e organizações dos trabalhadores os rumos do petróleo brasileiro e sua importância para o futuro da educação e da indústria.

 


 

Diretor do Senge-PR debate piso profissional com estudantes

 

O Diretor Financeiro do Senge-PR, Leandro Grassmann, esteve com estudantes de engenharia da Faculdade Opet em palestras realizadas nesta segunda (28) e terça-feira (29), em Curitiba. Como apontado pelo diretor, um dos direitos que os profissionais de engenharia de todas as modalidades têm ao ingressarem o mercado de trabalho no regime celetista é o piso profissional. Previsto na lei federal 4.950/A, o piso normativo determina que o menor salário que um profissional da área pode receber é de seis salários mínimos vigentes para seis horas de trabalho e oito salários mínimos e meio para oito horas trabalhadas. A atuação do Senge nas negociações salariais dos trabalhadores foi outro ponto abordado na palestra com os estudantes, que são as discussões de acordos e de convenções coletivas de trabalho junto às empresas ou sindicatos patronais, na defesa das reivindicações dos profissionais de engenharia.

 


 

Senge-ES obtém vitória em ações judiciais pelo cumprimento do piso salarial

 

Direitos trabalhistas respeitados! O Senge Espírito Santo obteve êxito em três processos judiciais movidos contra a Flexibrás, a Banestes e a ArcelorMittal Tubarão pelo cumprimento do piso salarial para profissionais da Engenharia, seguindo a Lei nº 4.950-A/1966.

 


 

Plano Decenal de Energia 2024 está disponível para Consulta Pública até 07/10

 

O Ministério de Minas e Energia – MME colocou em Consulta Pública o Plano Decenal de Energia 2024 (PDE 2024), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE. O PDE 2024 ficará em consulta até 7 de outubro na página do MME (www.mme.gov.br). Entre os destaques do PDE 2024 está o aumento da capacidade instalada de geração de energia elétrica no Brasil, da ordem de 73 mil MW (megawatts). Cerca de metade desta expansão será baseada em fontes renováveis: eólica, solar, biomassa e PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas).

 


 

Campanha Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de mama

A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Na foto, lançamento da Campanha no Congresso. (Fonte: EBC/Agência Brasil)

 

 


 

Do site da CUT – 28 de setembro: dia de luta Latino-Americano e Caribenho pela descriminalização do aborto

 

O Brasil está entre os países do mundo que tem a legislação mais restritiva em relação ao aborto. O Código Penal prevê duas hipóteses em que o aborto poderá ser realizado por médicos: quando a gravidez significar risco a vida da gestante ou quando a gravidez for resultado de violência sexual. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que mais de um milhão de abortos são provocados no país e é a quinta causa de mortalidade materna no Brasil. Segundo a OMS, a cada dois dias uma mulher morre vítima de procedimentos abortivos mal executados (Fonte: CUT).

 

Confira o primeiro programa da série “Aborto, um embate pela vida”, produzida pela Rádio MEC. A série vai discutir políticas públicas para mulheres.


 

Movimentos sociais se opõem à extinção da SPM, Seppir e SDH para criação do Ministério da Cidadania

 

Diversos movimentos emitiram notas em apoio à manutenção do status de Ministério das Secretarias de Políticas para as Mulheres, de Promoção da Igualdade Racial e de Direitos Humanos e contra a possível fusão das referidas pastas e criação de um Ministério da Cidadania. “A concretização de uma reforma ministerial nos moldes apresentados será, com certeza, um retrocesso em conquistas importantes no campo das políticas públicas e nas medidas jurídicas e legislativas que ajudaram o Brasil a compreender que o racismo existe e que a sua superação e a promoção da igualdade racial são fundamentais para seguir mudando a vida da população negra brasileira” (CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras) (Fonte: Agência Patrícia Galvão)

 


Estatuto da Família: mais um episódio da cruzada contra os direitos individuais

 

“Jesus, segundo consta, era filho de uma virgem, concebido por um Espírito Santo. Maria, sua mãe, vivia com um carpinteiro, José, que se tornou o segundo pai do menino. Em suma, se vivessem no Brasil de 2015, estariam sob risco de ficar de fora do tal Estatuto da Família, a mais nova e retrógrada legislação concebida pelos fundamentalistas do Congresso Nacional, capitaneados pelo suposto cristão Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O tal Estatuto da Família é mais um capítulo da cruzada contra os direitos individuais que viceja em um Congresso pautado, cada vez mais, por deputados religiosos (e oportunistas). O texto, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, considera família a união única e exclusiva entre um homem e uma mulher. Famílias homoafetivas ou poliafetivas (caso da de Jesus, diga-se) estariam, em tese, fora da lei”.

 


 

Nota de solidariedade ao companheiro João Pedro Stédile e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

 

“Temos convicção de que a agressão sofrida pelo companheiro Stédile, não se limita a um ataque individual, ou somente ao MST. Esta agressão só pode ser compreendida como parte de uma ofensiva conservadora da direita na sociedade que busca criminalizar e intimidar todos/as aqueles/as que lutam por um Brasil justo e soberano.”

 

 


 

05 de outubro: Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno

Neste ano de 2015, duas datas emblemáticas marcam a vida de todos os trabalhadores que são expostos ao 5º produto químico orgânico mais produzido no mundo, o benzeno, que é considerado cancerígeno e tem sido foco de debates, audiências públicas e campanhas voltadas aos frentistas e petroleiros. Tratam-se das duas datas que representam conquistas importantíssimas: o dia 28 de setembro, que marcou a passagem dos vinte anos do Acordo Nacional do Benzeno e 05 de outubro, data que há onze anos passou a ser o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. Segundo a pesquisadora da Fundacentro, Arline Arcuri, um dos maiores entraves para o cumprimento do Acordo tem sido o não reconhecimento de muitas empresas sobre o risco de exposição ocupacional ao produto. De acordo com a pesquisadora, não há limites de tolerância para o uso do benzeno e a forma organizada com que o patronato lida com a questão, dificulta avançar nas discus- sões sobre a saúde do trabalhador.

 


 

“Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros”

 

Em entrevista exclusiva para o Brasil de Fato, novo reitor da UFRJ, Roberto Leher, aponta os impactos da lógica mercantilizada sobre a educação brasileira e aponta que como grupos financeiros tentam dominar a educação pública. “No caso do Brasil, cinco fundos têm atualmente cerca de 40% das matrículas da educação superior brasileira, e três fundos têm quase 60% da educação à distância no Brasil”, afirma Leher.

 


 

Estudantes da UFSC realizam, em outubro, o II Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade

 

O CONEMB, Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade, é um congresso que visa trazer a estudantes e profissionais da área de engenharia a possibilidade de opinar, criar ideias, inovar, aprender, empreender e transformar seus paradigmas. Para isto, o evento contará com mais de 60 palestras, além de workshops, mini-cursos, visitas técnicas, apresentação de trabalhos acadêmicos e mesas redondas. A temática do evento este ano é: “Transporte Eficiente e Sustentável”, através da qual será feita a abordagem sobre o papel fundamental que a engenharia tem na busca por tecnologias novas e limpas (Fonte: Engenharia É)

 

 


 

Empresas desenvolvem telhas já com placas solares

 

As empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM aprimoraram a tecnologia e desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica fotovoltaica, que se integra à estrutura da casa ou edifício. Feita cerâmica, as telhas possuem quatro células fotovoltaicas embutidas e a fiação segue embaixo do telhado para o conversor. De acordo com o fabricante, além de ser capaz de substituir os painéis para captação de luz do sol, a Tegola Solare pode gerar cerca de 3kw de energia em uma área instalada de 40m², ou seja, um telhado completo ou parcialmente coberto já poderia suprir as necessidades energéticas de uma casa tranquilamente. Logo, essas telhas ainda são mais caras do que as placas convencionais (Fonte: Engenharia É)