.:. Informativo nº 111 :: 22 de Setembro / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em defesa da engenharia nacional e do povo brasileiro

“Quando o terror invade um povo, transforma muitas vezes um pusilânime num herói”, disse o ex-presidente Getúlio Vargas. A história se repete e o que estamos assistindo nos meios de comunicação é a construção de vilões e heróis diante de uma farsa maniqueísta. A operação Lava-Jato – que denuncia escândalos na Petrobras – está promovendo um movimento de ataque à nação brasileira. Isso porque em vez de apurar com rigor e responsabilizar as pessoas, a Operação está tomando pulso em torno da destruição das empresas brasileiras, das riquezas nacionais e da soberania brasileira. Obras paralisadas em todo o país promovem demissões em massa, estagnação da economia e interrupção de projetos e serviços. Reivindicamos a apuração e a responsabilização dos casos de corrupção, mas não permitiremos que estes fatos abram uma avenida de oportunidades para uma política entreguista e de destruição da engenharia nacional.

 

Este cenário é fruto de atitudes, no mínimo, irresponsáveis e nada republicanas. Em nome de um discurso falseado, juízes e parlamentares, invocados pelos setores conservadores da sociedade, vêm destruindo o país. Na Câmara dos Deputados, seu presidente atual representa o retrocesso, a face mais perversa da direita brasileira. Este cidadão lidera o avanço da agenda conservadora de retirada de direitos e ataques às minorias. O Brasil, desde 2002, retomou um importante processo de desenvolvimento com inclusão social. Milhares de brasileiras e brasileiros puderam ter acesso às universidades e ao mercado de trabalho. Vivemos um período de crise da acumulação capitalista em nível mundial por uma disputa esquizofrênica por mercados. Por outro lado, a nova geopolítica quebrou a unilateralidade com a instituição dos BRICs, bloco formado por países emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China.

 

O governo precisa tomar a dianteira deste processo e aprofundar as mudanças estruturais necessárias, como a reforma política e a democratização dos meios de comunicação. Para tanto, irá contar com a participação de sindicatos ao lado dos movimentos sociais na luta por mais direitos e mais democracia.Defendemos incondicionalmente o fortalecimento da engenharia nacional, o Estado Democrático de Direito e a soberania da nação. Mais direitos e mais democracia. Não permitiremos retrocesso!

 

 

Clovis Francisco do Nascimento Filho é engenheiro civil e sanitarista e presidente da Fisenge

 


 

Reportagem de capa da revista da Fisenge tem repercussão nacional  

Em defesa do interesse público e da engenharia nacional, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros faz um importante alerta à Nação na última edição da revista Em Movimento, ao apontar que está ocorrendo o desmonte da indústria brasileira sob a cortina de fumaça da Operação Lava-Jato. O alerta da Fisenge é destaque no portal GGN, do jornalista Luís Nassif, cujo conteúdo é reproduzido em vários veículos de comunicação do País.Somente no primeiro semestre deste ano, 7,5 mil postos de trabalho na Engenharia nacional deixaram de existir. Segundo o Dieese, número já é mais que o dobro de todo o registrado em 2014. A reportagem especial de capa da edição nº 14 da revista EM MOVIMENTO, editada pela Fisenge, destaca que as demissões foram agravadas pelo embargo recente de, ao menos, 30 grandes obras em todo o país. A publicação traz ainda entrevista com o engenheiro agrônomo Jorge Dotti Cesa sobre alimentação saudável e uso de agrotóxicos no campo. O diretor do Seagro-SC destacou a falta de fiscalização e o desconhecimento das normas técnicas. Segundo ele, os principais desafios de uma Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica são a adoção efetiva dos governos e o apoio a novas formas de produção de alimentos. Outro destaque é uma homenagem a Vito Giannoti: ícone da militância sindical e da comunicação popular, ele foi homenageado pela Fisenge e seus diretores. Falecido em julho, “era um lutador imprescindível”, nas palavras de Clovis Nascimento, presidente da Fisenge. “Mais do que um companheiro de luta, Vito era nosso amigo”, afirmou ele.

 


 

Estande da Fisenge na 72ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia bate recorde de visitação

A diretoria da Fisenge esteve presente na 72ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) com o “Ponto de Encontro do Engenheiro”, localizado no estande 46. Foram distribuídas publicações da federação, como cartilhas sobre terceirizações, política energética nacional, salário mínimo profissional e a atual edição da revista da Fisenge.

 


 

Encerradas as inscrições para seminário sobre ensino da engenharia

Foram encerradas, no dia 21/9, as inscrições para o seminário “A engenharia do século XXI”, que acontecerá nos dias 25 e 26/9. Promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Escola Politécnica da UFRJ, o seminário tem o objetivo de analisar o novo cenário no qual a engenharia se insere, detectar os principais problemas e os desafios para o ensino atual. “Estamos vivendo o crescente processo de globalização, desencadeado algumas décadas atrás, com uma interdependência maior entre as economias, a criação de blocos de nações com a finalidade de se fortalecerem para obterem melhores resultados neste novo contexto e principalmente o grande desenvolvimento verificado no campo das ciências e da tecnologia, que impacta diretamente o trabalho dos engenheiros”, disse o diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Agamenon Oliveira.

 

A programação conta com a participação do professor de sociologia da Universidade de Paris, François Vatin e também com professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Militar de Engenheira (IME), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de representantes da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 


 

Senge-MG: STF julga Salário Mínimo Profissional constitucional e Epamig terá que cumprir a Lei

Na Reclamação Constitucional nº 19.275 ajuizada pela EPAMIG, empresa pública do estado de Minas Gerais que havia sido condenada numa ação coletiva do SENGE/MG a pagar as diferenças do Salário Mínimo Profissional, a empresa buscou junto ao STF reverter a condenação sob o fundamento que a Lei 4.950-A/66 seria inconstitucional e violaria a Súmula Vinculante nº 4 do STF por estabelecer o salário em múltiplos do Salário Mínimo.

 

Nesta reclamação, julgada no dia 15/09 pelo Ministro Gilmar Mendes, a decisão esclareceu a matéria de forma contundente. O Ministro reiterou que a Lei é Constitucional, que não fere a Súmula Vinculante nº 4, e que a Lei do Salário Mínimo Profissional se aplica aos engenheiros da iniciativa privada e aos servidores públicos contratados pelo vínculo celetista. Esta decisão do Ministro Gilmar Mendes afasta de forma significativa os argumentos utilizados pelas empresas para descumprir a Lei e é importante uma vez que parte da Suprema Corte.

 

 


 

Senge-PR: Engenheiros da Itaipu entram em greve por equiparação salarial com os trabalhadores paraguaios

Os engenheiros da Itaipu Binacional entraram em greve por prazo indeterminado por paridade salarial com os funcionários paraguaios. A decisão foi realizada em assembleia da categoria na manhã desta quarta-feira (16). Com isso os engenheiros aderem a greve que atinge 100% dos trabalhadores da Itaipu em Foz do Iguaçu. Em Curitiba, os funcionários realizarão paralisação de duas horas.

 


 

Senge-BA: XXV Semana de Engenharia Civil da UEFS

Realizada pelo grupo de formandos, a XXV Semana de Engenharia Civil da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana),  dispõe de duas semanas de atividades, no período de 14 à 25 de Setembro de 2015. Este ano com o tema “A Engenharia dos Desafios: Planejamento, Inovação e Eficiência”, conta com a média de 150 participantes, que aproveitam o espaço acadêmico para debater diversas áreas de conhecimento científico com ênfase no ramo tecnológico. Através desse evento, estudante de engenharia tem a oportunidade de entrar em contato com profissionais atuantes, produtos e tecnologias, além de vivenciar momentos de confraternização na universidade.

 


 

Seagro-SC: redução do quadro funcional da Epagri e Cidasc preocupa lideranças

A evasão de especialistas devido a não implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da Cidasc e Epagri, a redução do efetivo devido ao Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI), de ambas as empresas, e as consequências negativas ao setor agropecuário catarinense, foram a pauta da conversa entre o deputado Zé Milton (PP), o presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos (Seagro), Vlademir Gazoni, Jorge Dotti Cesa, Eduardo Piazera e a chefe de gabinete Karoline Silveira. No encontro os engenheiros agrônomos salientaram a necessidade de uma conversa mais aprofundada com o governo, para que o PCCS atenda a classe, assim como a diminuição de pesquisadores e doutores das empresas, que irá futuramente prejudicar o desenvolvimento da pesquisa agropecuária e do status sanitário catarinense. No encontro, Zé Milton se comprometeu em agendar uma audiência com o secretário da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, para tratarem do assunto. Para o deputado, todo o recurso disponibilizado a Epagri e Cidasc representa investimento no Estado, visto toda a contribuição das empresas à agropecuária catarinense. “Nosso estado é líder em muitas culturas, hoje devido ao nosso status sanitário, exportamos para países como Japão, Estados Unidos e Chile. Isto, resultado do trabalho da pesquisa e vigilância destas empresas”, defendeu Zé Milton, ressaltando a necessidade do governo avaliar o prejuízo para o Estado com a redução funcional deste setor tão importante para a economia.  Segundo dados apresentados no Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Santa Catarina tinha um quadro de 120 engenheiros agrônomos atuando na sanidade, defesa e fiscalização, atualmente conta com 51. A partir de 2016, um número significante irá sair da Cidasc, restando, no período de setembro de 2016, cerca de 25 engenheiros agrônomos para prestarem este serviço. Fonte: Agência Alesc

 

 


 

Senge-RJ: Sindicatos negociam reajuste de tíquete refeição

 

No dia 12 de agosto, representantes do SENGE-RJ, do SINTERGIA e da CET-Rio se reuniram para negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. A reunião foi solicitada no dia 5 de agosto pelo SENGE-RJ através de ofício, uma vez que o processo estava paralisado havia três meses. O maior impasse da negociação se refere ao reajuste do tíquete alimentação, que a empresa quer manter no valor atual de R$ 12,00 por dia. Os representantes dos trabalhadores pedem que o benefício aumente para R$ 20,00.  Houve consenso em torno do reajuste de 7,9%, seguindo o IPCA e (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) acumulado do período de 1 de abril de 2014 a 31 de março de 2015. O índice incidirá sobre todas as cláusulas financeiras do ACT, como, por exemplo, o Auxílio-Creche. Além das cláusulas econômicas, as categorias reivindicam que a empresa realize as promoções horizontais previstas no PCCS desde o ACT de 2012, concedendo uma faixa salarial aos trabalhadores que tiveram resultado Bom, Muito Bom ou Excelente na avaliação de desempenho realizada em 2014.

 


 

Senge-RO: Engenheiro Edison Rigoli assume a presidência

 

No dia 9/9, o engenheiro mecânico Edison Rigoli assumiu a presidência do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Rondônia (Senge-RO), conforme política de alternância. “No início de nossa campanha, nos propusemos a dividir a presidência pela complexidade das tarefas na representação do conjunto da categoria e temos visto muitos avanços. Conquistamos melhores condições e salários para os engenheiros nas esferas federal, estadual, municipal e pelos autônomos”, disse Rigoli. O engenheiro eletricista José Ezequiel Ramos passa ocupar a Secretaria Geral e o engenheiro Inaldo de Melo Gomes passa ocupar a suplência da Secretaria Geral, conforme definido antes da Eleição de Diretoria gestão 2013/2016. Edison Rigoli Gonçalves é formado em Engenharia Industrial Mecânica, pela Universidade Regional Integrada – Campus Santo Ângelo/RS, sua cidade natal.

 


 

Senge-VR: Engenheiros rejeitam a Proposta da CSN

 

Em assembleia realizada, no dia 22/09, a categoria dos engenheiros recusou a proposta oferecida pela empresa. O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) decidiu colocar a proposta em votação para saber a opinião dos trabalhadores. A diretoria já havia se manifestado contra a proposta em mesa de reunião com a CSN, no dia 21/09. A assembleia foi conduzida pelo vice-presidente do Senge-VR e secretário-geral da Fisenge, Fernando Jogaib.

 

Resumo da Proposta

•        Reajuste de 4% a partir de 1° de setembro de 2015

•        Reajuste de 4% no cartão alimentação + carga extra de R$ 500,00 em dezembro

•        Reajuste de 4% a partir de 1° de setembro no Auxilio Creche

 

O SENGE-VR já comunicou à CSN o resultado.

 


 

Senge-PE publica nova edição de jornal

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) lançou mais uma edição do jornal “InfoSenge”. Entre as matérias estão: entrevista com o professor aposentado da UFPE, Waldir Duarte, sobre o funcionamento de barragens subterrâneas; exportação de bens e serviços; mulheres na engenharia e assédio moral na administração pública.

 


 

Reforma do sistema político: Onde estamos?

“Os diferentes movimentos e campanhas da sociedade civil brasileira que interagem nos debates sobre a reforma do sistema político identificaram três questões centrais a serem enfrentadas inicialmente: a influência do poder econômico nos processos decisórios (processos eleitorais, partidos, políticas publicas, decisões de Estado etc), a sub-representação de vários segmentos nos espaços de poder (mulheres, população negra, povos indígenas, juventude, camponeses/as, homoafetivos, trabalhadores/as em geral) e ausência de povo nos processos decisórios (democracia sem povo)”. (Fonte: INESC)

 


 

54% das prisões em flagrante no Rio em 2013 foram feitas indevidamente

Provisório só no nome. O Instituto Sou da Paz em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESEC) após analisar mais de sete mil casos de presos em flagrante em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, constatou que o judiciário tem mantido na cadeia parcela significativa destes presos. São os chamados presos provisórios, pessoas mantidas encarceradas antes que sejam submetidos a julgamento.

 


 

Acidentes de trabalho: mais de 450 trabalhadores da construção civil morrem a cada ano no Brasil

A construção civil é o setor com maior número de mortes de trabalhadores no Brasil, indicam os dados oficiais dos últimos anos, ainda que muito subestimados. Diante disso, é preciso identificar e problematizar fatores que explicam a perpetuação desses óbitos. (Fonte: Brasil de Fato)

 


 

Abertas as inscrições para o 21º Curso Anual do NPC

Entre os dias 18 e 22 de novembro será realizado, no Centro do Rio, o tradicional Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, que está em sua 21ª edição. O tema geral é A MÍDIA DE ESQUERDA NO COMBATE AO CONSERVADORISMO NO BRASIL. A ideia é propor diferentes debates que permitam pensar e entender o avanço do pensamento de direita e sua relação com a comunicação e as diversas questões presentes na sociedade brasileira hoje.

O evento é voltado para dirigentes sindicais, jornalistas, estudantes e pesquisadores do país inteiro que tenham interesse em debater o papel da comunicação na disputa de ideias na sociedade. A atividade já se tornou uma referência nacional na formação das cerca de 300 pessoas que têm participado nos últimos anos e, neste ano, é também uma homenagem à memória do militante Vito Gianotti, coordenador do curso falecido em julho.

 


 

Prefeitura de SP lança site com vagas de emprego exclusivas para população negra

 

Profissionais negros de diversas áreas contam agora com o site São Paulo Diverso, lançado pela prefeitura para divulgar vagas de trabalho exclusivas para essa população. Na capital paulista, os negros recebem, em média, 2,5 vezes menos que os brancos e ocupam apenas 3% dos cargos de liderança, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).Os interessados nas vagas de trabalho deverão se cadastrar no endereço eletrônicosaopaulodiverso.org.br. O sistema irá direcionar os profissionais para um grupo chamado São Paulo Diverso, presente em redes eletrônicas de busca de emprego, como o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAT), o LinkedIn e a Catho. Pessoas de fora de São Paulo também poderão se candidatar, mas as vagas são somente na capital. No portal, as empresas poderão cadastrar os postos de trabalho disponíveis. (Fonte: Rede Brasil Atual)

 


 

Petróleo continua estratégico e explica interesse sobre o pré-sal

A alta densidade energética do petróleo, que excede a de todas as outras fontes disponíveis, faz com que ele continue a ser uma mercadoria de enorme valor estratégico. E o pré-sal interessa, sim, ao capital monopolista, controlado pelas oligarquias financeiras, bem como as demais reservas distribuídas desigualmente pelo mundo. A conclusão é da palestra “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás”, proferida pelo presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Felipe Coutinho, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, no início de setembro. (Fonte: Carta Capital)

 

 


 

Senado aprova cota mínima para mulheres no Legislativo

O Plenário do Senado aprovou em segundo turno, no dia 08 de setembro, a proposta de emenda à Constituição (PEC 98/2015) que reserva a cada gênero um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos. Assim, a medida abrange a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais. Foram 53 votos a favor e apenas quatro contrários. A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno no Senado em 25 de agosto e seguiu para análise da Câmara dos Deputados. (Fonte: Agência Senado)