.:. Informativo nº 110 :: 10 de Setembro / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Fisenge reafirma posicionamento sobre ensino à distância

 

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) em seu 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, realizado em Búzios, estado do Rio de Janeiro, em agosto de 2014 reafirmou seu posicionamento contrário ao ensino à distância para cursos de graduação em engenharia, a não ser como ferramenta e metodologia complementar. As razões mais profundas para este posicionamento repousam no próprio entendimento da questão entre teoria e prática no aprendizado e na educação científica, em especial na engenharia que possui suas especificidades. A questão mais delicada é que o aprendizado da engenharia está indissoluvelmente ligado a uma prática que não é somente laboratorial e que o ensino à distância jamais poderá suprir. Os estudantes de engenharia devem ser formados e educados para adquirirem habilidades e competências (savoir faire) que, na nossa avaliação, têm suas formas específicas e que não podem ser supridas com um conjunto de informações transmitidas à distância. É necessário para o futuro engenheiro um conjunto de práticas orientadas para que ele obtenha essas habilidades.

 

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2015
Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

 


 

Fisenge promove “Ponto de Encontro do Engenheiro” durante a 72ª SOEA

Com início no dia 15/9, a 72ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) irá debater o tema “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”, em Fortaleza. A diretoria da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) estará no evento com o “Ponto de Encontro do Engenheiro”, localizado no estande 46. Estarão disponíveis publicações como cartilhas sobre terceirizações, política energética nacional, salário mínimo profissional e a atual edição da revista da Fisenge. A expectativa de público é de cerca de quatro mil participantes. Também será realizado, pela segunda vez, o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

 


 

Presidente da Fisenge participa de lançamento da Frente Brasil Popular

“Tenho absoluta certeza de que o Brasil irá virar essa página. A Frente Brasil Popular representa a defesa da liberdade, da democracia e principalmente da esperança de que vamos avançar pelo Brasil”, conclamou o presidente da Fisenge e engenheiro civil, Clovis Nascimento, que esteve no lançamento no dia 5/9, em Belo Horizonte. Também estiveram presentes o ex-presidente da Fisenge, Carlos Roberto Aguiar de Brito, o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos, os diretores do Senge-RJ Marco Antonio Barbosa e Paulo Granja, o ex-diretor Sergio Almeida e o presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (Sintec-RJ), Osíris Barbosa.

 

Reunidos na área externa da Assembleia Legislativa, mais de três mil pessoas participaram da Conferência Nacional Popular. Segundo os organizadores, o objetivo da Frente é a defesa da democracia e a proposição de uma nova política econômica, voltada para os trabalhadores. O ato político e cultural do lançamento da Frente Brasil Popular teve a presença de representantes de movimentos sociais, centrais sindicais, movimentos de negritude, LGBT e de mulheres, ao lado de lideranças políticas, parlamentares e intelectuais, que criticaram tanto o golpismo como a atual política econômica do governo. 21 estados, mais o Distrito Federal, enviaram delegações. Pela manhã, a Frente foi apresentada por João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Carina Vitral, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE). Carina afirmou que “uma saída que defenda a democracia e não retira direitos dos trabalhadores depende da unidade entre os movimentos sociais”.

 

“A gente acha que essa Frente pode reaglutinar os movimentos sociais para pautar uma agenda popular para o Brasil. A gente quer discutir os rumos do ajuste fiscal, pois não concordamos com um ajuste que aprofunda a recessão e retira dinheiro de programas sociais. A gente quer um ajuste que taxe os ricos”, disse. Stedile relembrou que a criação significa uma novidade no cenário nacional, ao apontar uma agenda positiva, “já que, até esse momento, as mobilizações eram apenas de reação às ofensivas do capital”. “A Frente Brasil Popular tem que articular as mais diferentes organizações para cumprir uma missão necessária nessa conjuntura de crise política e econômica: construir um programa da classe trabalhadora, com unidade entre nós, e um calendário de mobilização, na luta concreta das ruas”, apontou.

 


 

Abertas inscrições para seminário sobre ensino da engenharia

Entre os dias 25 e 26/9, acontecerá o seminário “A engenharia do século XXI”, no Rio de Janeiro. Promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Escola Politécnica da UFRJ, o seminário tem o objetivo de analisar o novo cenário no qual a engenharia se insere, detectar os principais problemas e os desafios para o ensino atual. “Estamos vivendo o crescente processo de globalização, desencadeado algumas décadas atrás, com uma interdependência maior entre as economias, a criação de blocos de nações com a finalidade de se fortalecerem para obterem melhores resultados neste novo contexto e principalmente o grande desenvolvimento verificado no campo das ciências e da tecnologia, que impacta diretamente o trabalho dos engenheiros”, disse o diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Agamenon Oliveira.

 

A programação conta com a participação do professor de sociologia da Universidade de Paris, François Vatin e também com professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Militar de Engenheira (IME), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de representantes da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 

O seminário será realizado no Hotel Windsor Guanabara, localizado na avenida Presidente Vargas, 392, Centro. As inscrições são gratuitas e limitadas. Mais informações no site: www.fisenge.org.br

 


 

Em entrevista, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda fala sobre movimento em defesa da Floresta da Cicuta

Fechada desde 2011 pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Floresta da Cicuta, em Volta Redonda (RJ), corresponde a 125 hectares de Mata Atlântica preservada com espécies nativas e raras da fauna e flora. Movimentos sociais reunidos conseguiram na Justiça Federal a determinação de abertura em um prazo de até 90 dias. De acordo com o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR), João Thomaz, a empresa quer privatizar o gerenciamento da floresta. “A CSN quer transformação em área privada e acabar com a participação da sociedade. A Floresta da Cicuta é um patrimônio da cidade, que quando aberta era usada para caminhadas e pesquisas”, disse. Se a empresa não promover a reabertura estará sujeita à multa diária.

 


 

 

Senge-BA: seminário discute soluções para integração de transportes em Salvador

 

Iniciativa do Senge-BA e da Fisenge, o “Seminário Integração Física-Tarifária do Trasporte Urbano de Salvador” foi realizado no dia 25 de agosto na Assembleia Legislativa da Bahia, reunindo especialistas da área de transportes, os deputados estaduais e engenheiros Maria del Carmen e Marcelino Galo, e o chefe da Casa Civil do Estado, o economista Bruno Dauster. O presidente do Senge-BA, Ubiratan Félix, destacou que a integração física e tarifária com outros modais é um dos principais desafios do metrô da capital, que completou um ano de funcionamento em junho, depois de 14 anos de obras atrasadas. Para Dauster, as ações de integração buscam reduzir o tempo de viagem, citando a futura implementação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, além de bicicletários nas estações de metrô, como iniciativas do Governo do Estado. A integração tarifária, que ainda não tem valor determinado, será definida através de estudos técnicos.

 


 

Senge-RJ: Impeachment e golpismo foram temas de debate

O Senge-RJ realizou no dia 21 de agosto de 2015 a primeira edição do projeto “Café e Política” com o tema “Impeachment ou Golpe?”. O debate contou com a presença do deputado federal Wadih Damous, do ex-presidente do PSB Roberto Amaral e do ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

 


 

Senge-PR: Acessibilidade é tema de mini-curso

 

No próximo dia 21 de setembro, o Senge-PR promoverá um mini-curso sobre acessibilidade. Ministrado pelo engenheiro mecânico e especialista em gerenciamento de projetos, Sergio Yassuo Yamawaki, o curso busca alertar os profissionais de engenharia sobre a importância da acessibilidade e a necessidade do atendimento ás legislações vigentes, em especial a NBR 9050. Os associados do Senge-PR terão desconto de 50% no valor da inscrição. O curso será dividido em dois horários. A primeira turma será das 14 horas às 16 horas, e a segunda turma das 19 horas às 21 horas. As inscrições vão até o dia 17 de setembro. O evento será no auditório do Senge-PR em Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, 630, 22.º andar, sala 2201.

 


 

Estudante de engenharia é a primeira vice-presidente negra da UNE desde a ditadura

Aos 25 anos, a estudante de Engenharia Civil da UFMG Moara Correa Sabóia foi eleita vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no último congresso da entidade, realizado em julho. Ela é a primeira mulher negra que ocupa este cargo desde o período da ditadura militar (1964-1985). Filha de um eletricista e uma inspetora escolar, Moara milita desde os 15 anos, quando começou a participar de movimentos feministas, negros e operários. A trajetória que culminou na sua identificação enquanto mulher negra, entretanto, não foi fácil: por não aceitar a aparência e o cabelo crespo, a estudante conta que chegou a ficar um ano sem se olhar no espelho.

 


Senge-MG: Senge Jovem lança Cartilha de Eficiência Energética

A publicação tem como objetivo apresentar, de forma clara e objetiva, o conceito de eficiência energética, além de apontar as melhores práticas para estimular o uso consciente da energia elétrica. “Eficiência energética, também conhecida como gestão eficiente da energia, de forma objetiva pode ser entendida como o ato de realizar mais com menor quantidade de energia, utilizar a energia de forma adequada às necessidades e evitar desperdícios”, explica um dos autores da cartilha, o engenheiro Mauro César Maggioti Costa. Lançada em formato digital, o material será em breve distribuído na sede do Sindicato, gratuitamente, em formato impresso.

 


 

Senge-PR: Senge Jovem faz visita técnica à comunidade do Ribeirão dos Padilhas, em Curitiba

A coordenação do Senge Jovem do Senge-PR foi ao bairro do Xaxim, em Curitiba, para uma visita à comunidade do Ribeirão dos Padilhas, ocupação de mais de 30 anos localizada às margens do rio que corta a região. O encontro, realizado no dia 29 de agosto, marcou o início do projeto de extensão universitária socioambiental que envolve comunidades carentes e moradores de áreas de ocupação na capital paranaense. O projeto integra o convênio firmado entre o Senge Jovem e o Instituto Democracia Popular (IDP), que já desenvolve ações sociais na comunidade. De acordo com o acadêmico de engenharia florestal e integrante do Senge Jovem, Anderson Mendes Souza, essa primeira visita técnica à área já proporcionou subsídios para definição de ações para o projeto de extensão. “Um dos pontos que identificamos nessa aproximação com a área e que buscaremos tratar junto ao projeto de extensão é da necessidade de fazer um diagnóstico da qualidade da água do rio que beira a comunidade, bem como analisar o histórico de cheias e apresentar tecnologias sociais que possam levar melhorias para os moradores da região”. No próximo dia 26 de setembro, os integrantes do Senge Jovem retornarão à comunidade para reunião com os moradores do Ribeirão dos Padilhas. A história da comunidade foi retratada no documentário “Ribeirão dos Padilhas: histórias de resistência”, dirigido por Gustavo Castro. Para assistir, clique AQUI.

 


 

Estão abertas as inscrições para o 21º Curso Anual do NPC

Entre os dias 18 e 22 de novembro será realizado, no Centro do Rio, o tradicional Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, que está em sua 21ª edição. O tema geral é A MÍDIA DE ESQUERDA NO COMBATE AO CONSERVADORISMO NO BRASIL. A ideia é propor diferentes debates que permitam pensar e entender o avanço do pensamento de direita e sua relação com a comunicação e as diversas questões presentes na sociedade brasileira hoje.

O evento é voltado para dirigentes sindicais, jornalistas, estudantes e pesquisadores do país inteiro que tenham interesse em debater o papel da comunicação na disputa de ideias na sociedade. A atividade já se tornou uma referência nacional na formação das cerca de 300 pessoas que têm participado nos últimos anos e, neste ano, é também uma homenagem à memória do militante Vito Gianotti, coordenador do curso falecido em julho.

 


 

BNDES projeta crescimento de 20% nos investimentos em infraestrutura até 2018

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou, pelo décimo ano consecutivo, sua pesquisa sobre perspectivas do investimento para a economia brasileira. Os dados foram atualizados em julho de 2015 e consolidados pela Área de Pesquisa e Acompanhamento Econômico (APE) do Banco. Dos 20 setores da pesquisa em que a comparação é possível, 11 apresentam variação positiva entre os quadriênios, com média de crescimento de 45%, ao passo que nos 9 setores onde ocorre decréscimo, a média de declínio é de 24%. O estudo atualizado já capta as projeções do plano de investimentos da Petrobras, anunciado neste mês de julho.

 


Giucélia Figueiredo entrega camiseta da Marcha das Mulheres Negras para presidenta Dilma

A Secretária de Políticas para as Mulheres de João Pessoa e diretora da Fisenge, Giucélia Figueiredo entregou para a presidenta Dilma a camiseta da Marcha das Mulheres Negras.


Morre o escritor, professor e historiador Joel Rufino dos Santos

O historiador, escritor e professor Joel Rufino dos Santos faleceu na manhã do dia 04 de setembro, no Rio de Janeiro, aos 74 anos. Ele teve complicações após uma cirurgia cardíaca no dia 1º e não resistiu. Autor de mais de 50 livros de ficção e não-ficção, Rufino escrevia para adultos, jovens e crianças, ganhou alguns prêmios por sua literatura e foi indicado mais de uma vez ao Prêmio Hans Christian Andersen, o nobel da literatura infantil. O ativismo de Rufino no movimento negro foi destacado pela presidenta da Ong Crioula e membro Conselho Nacional de Igualdade Racial), Lucia Xavier. “O papel que ele exerceu, tanto do ponto de vista intelectual como político, nos últimos trinta anos, foi muito importante. Construiu novos instrumentos para trabalhar as culturas afro-brasileiras, e marcou sua vida política contra o racismo, apresentando novos estudos, mas também trazendo à tona temas do nosso interesse, e que modificavam o modo de pensar da sociedade brasileira” comentou. “Acima de tudo, ele era um ativista das causas humanas, fará muita falta na nossa vida”.


 

Refugiados: Acolher ou não a miséria do mundo? A resposta de uma africana 

Transcrição e tradução da fala de Fatou Diome, escritora senegalesa, no programa francês “Ce soir (ou jamais!)” em 24/04/2015, num debate sobre imigração e racismo em que a pergunta a ser respondida era: Acolher ou não a miséria do mundo?  Fatou Diome, respondeu a questões levantadas pelo escritor holandês Thierry Baudet, que como os outros convidados, manteve-se bastante impressionado com essa intervenção. Ela é a autora do romance “O Ventre do Atlântico”, que possui inspiração autobiográfica e fala sobre as esperanças, desafios e riscos da imigração.

 


 

CUT e Dieese lançam livro que traça diagnóstico da indústria metalúrgica brasileira

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançaram, no dia 26 de agosto, o livro “As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”. Organizado pelo economista André Cardoso, da Subseção do Dieese da CNM/CUT, o livro apresenta um diagnóstico completo dos seis segmentos que compõem o ramo metalúrgico: automotivo, aeroespacial e de defesa, bens de capital mecânico, eletroeletrônico, construção naval e siderurgia e metalúrgica básica.