.:. Informativo nº 102 :: 11 de Junho / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Fisenge apoia o fim do fator previdenciário  

 

Após a derrubada do fim do fator previdenciário na Câmara dos Deputados, a medida ainda poderá sofrer alterações até seguir para o governo federal. O fator previdenciário entrou em vigor no mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999. Tal medida proporcionou perdas irreparáveis aos trabalhadores aposentados. Isso porque com o cálculo proposto, as perdas de remuneração chegaram a 40% por contribuinte. Este cenário de perdas ainda é pior para as mulheres, que se aposentam mais cedo. Homens e mulheres têm sua força de trabalho espoliada por décadas e na aposentadoria sofrem com perdas irremediáveis, justamente na idade em que mais necessitam da contribuição, por conta dos cuidados com a saúde. O governo federal tem a oportunidade ímpar de corrigir uma distorção e uma das maiores injustiças com a classe trabalhadora brasileira. Nesse sentido, nós, da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) defendemos o fim do fator previdenciário e contamos com a sensibilidade do governo federal, no sentido de sancionar essa medida.

 

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, 11 de junho de 2015

 

 


Greve no setor elétrico: Trabalhadores do Rio se reúnem em assembléia

A greve no sistema Eletrobrás entrou nesta segunda-feira, 8, em seu oitavo dia. Os trabalhadores e trabalhadoras querem a definição do pagamento da PLR (participação nos lucros e resultados) relativa a 2014. As empresas que compõem o grupo, que somam 22 mil trabalhadores, tiveram resultados operacionais positivos no ano passado. Resultados operacionais referem-se ao aumento da produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. Porém, o conjunto dos resultados financeiros (lucros e dividendos) foi negativo, em grande parte, segundo a FNU-CUT (Federação Nacional dos Urbanitários), que representa a categoria, por causa da redução das tarifas decidida em 2012 e a posterior diminuição da quantidade de águas nas represas. “A diminuição dos resultados financeiros não é responsabilidade dos trabalhadores. A produtividade cresceu, então precisamos discutir uma forma de remuneração extra pelo nosso trabalho”, explica Fernando Pereira, coordenador de Energia na FNU.

Leia mais AQUI


Fisenge lança quadrinhos sobre o Estatuto da Família

 

No dia dos namorados (12/6), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lança uma história em quadrinhos sobre o Estatuto da Família, que tramita no Congresso Nacional. De acordo com a propositura, “define-se entidade familiar como o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”. Atenta a esse projeto, a engenheira Eugênia, na história, dialoga com seu colega José sobre a importância da mobilização pelo respeito à diversidade. “Esta tirinha em quadrinhos tem o objetivo de alertar sobre o retrocesso desse projeto, que atinge casais homoafetivos e a diversidade das famílias. Além disso, o PL promove uma perigosa institucionalização do preconceito e da opressão”, disse a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía. 


Reforma política: entenda as mudanças

 

A reforma política que está sendo votada na Câmara é resultado do ativismo legislativo do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Uma comissão especial sobre o tema funcionou por quatro meses, mas seus trabalhos foram descartados após o relator do colegiado, Marcelo Castro (PMDB-PI), não seguir as diretrizes demandadas por Cunha. Agora, o plenário da Câmara vota a reforma “fatiada”, isto é, ponto a ponto.

Como as mudanças tramitam como uma PEC, proposta que altera a Constituição, tudo o que foi aprovado até aqui ainda precisa ser referendado pela Câmara em segundo turno. Também é necessário que as mudanças sejam aprovadas pelo Senado em dois turnos, por três quintos dos senadores. Em nenhuma hipótese, cabe veto da Presidência da República.

Leia mais AQUI


“Impunidade cultiva tolerância social para a violência”

 

Tracy Robinson, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (IACHR, na sigla em inglês) e relatora sobre os Direitos das Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), afirma que, para coibir a violência contra as mulheres no mundo “o acesso à Justiça é crucial”.

Robinson esteve no Brasil para realizar uma palestra sobre a promoção dos direitos humanos das mulheres durante o 1.º Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres, realizado nos dias 20 e 21 de maio, em São Paulo e organizado pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Vladimir Herzog.

Leia mais AQUI


“Motor quebrou e Levy quer arrumar a lataria” diz Belluzo

 

Para Luiz Gonzaga Belluzzo, os ajustes fiscais do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, erram na forma e no conteúdo. Na forma, porque não foram discutidos com as bases sociais. E no conteúdo, porque focam no desequilíbrio fiscal, quando a preocupação deveria ser investir na infraestrutura para puxar a aceleração da indústria. Em entrevista ao Portal da CUT, o economista e professor destaca que os ajustes sobre o emprego e a renda dos trabalhadores devem ter como resposta dos movimentos sindical e sociais a cobrança da taxação dos bancos, do patrimônio e da riqueza.

Leia mais AQUI


Jovens conseguem impedir a votação da maioridade penal

 

Cerca de 300 jovens de movimentos sociais e a sociedade civil organizada contrários a redução da maioridade penal ocuparam o plenário da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Aos gritos “Não, não, não à redução” os jovens foram impedidos de continuar fazendo a pressão, pois com a manifestação os deputados decidiram deslocar a reunião da comissão para outro plenário.

Leia Mais AQUI


CUT leva luta contra a terceirização total para a OIT

 

A CUT realizou um ato de denúncia e protesto contra o projeto de terceirização total, ontem, durante a 104ª Conferência Internacional da OIT, em Genebra, Suíça. A manifestação foi acompanhada e apoiada por 30 centrais sindicais de diferentes países. “Nosso objetivo era mostrar à comunidade internacional a tentativa em curso no Brasil de liberar a terceirização em todos os setores e atividades da economia”, relata o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, que coordenou a manifestação.

Leia Mais AQUI


Senge-VR: Presidente recorda em entrevista sobre os 50 anos de fundação da entidade

 

 

50 anos de luta e história. Em cinco décadas, o Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) demonstrou força e combatividade em defesa dos profissionais e da sociedade. Nessa entrevista, o presidente do Senge-VR, João Thomaz conta sobre essa trajetória, o período histórico, a luta contra a privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e as atuais lutas em defesa dos engenheiros.

Leia mais AQUI

 


Senge-PR: Funcionários do Crea-PR aprovam proposta do ACT

Acordo prevê aumento real em algumas faixas salariais do plano de cargos e salários do conselho, além de reajuste de benefícios. Esta foi a primeira vez que o Senge-PR participou de negociação do ACT com o Crea, que emprega cerca de 70 profissionais de engenharia que atuam na fiscalização profissional em todo o estado.  Cerca de 74% dos 321 funcionários do Crea-PR que participaram das votações promovidas pelo Senge-PR e pelo Sindifisc, sindicato majoritário, nesta terça-feira (9) em todo o Paraná aprovaram a proposta do Conselho para o Acordo Coletivo de Trabalho 2015/16.

Leia Mais AQUI


Senge-ES: Acordo com Cesan homologado em decisão histórica

 

O processo que visou assegurar o pagamento de piso salarial para engenheiros da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi homologado em audiência da Semana Regional da Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) realizada na quinta-feira (28/05). Oportunamente o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) realizou uma assembleia com os profissionais que aderiram ao processo para passar mais informações.

Ao todo, 108 engenheiros e engenheiras foram beneficiados pelo processo ajuizado em 2010. O acordo garante o piso salarial para os profissionais de engenharia, incluindo o pagamento dos retroativos dos últimos 10 anos.

Leia Mais AQUI


Senge-MG: Assembleia informa a servidores andamento da campanha salarial

 

O Senge-MG, O Sinarq-MG o Sindibel, juntamente com as associações que representam os trabalhadores, realizaram nesta quinta-feira, 11 de junho, Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com os servidores da Sudecap. Durante a AGE, as entidades informaram aos trabalhadores o andamento da campanha salarial com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A PBH informou às entidades sindicais que aguardará o resultado da arrecadação dos próximos meses para então fazer uma proposta de reajuste salarial compatível com a realidade financeira do Município. Em setembro deste ano o governo municipal disse que voltará ás negociações das demandas dos servidores, para definir o índice de reajuste salarial.

Leia Mais AQUI


Senge-PB participa de seminário sobre segurança do trabalho

O Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba (Senge-PB) participou do seminário técnico “Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção”, no dia 11/6, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-PB). De acordo com o presidente do Senge-PB, Rubens Tadeu, o evento abordou normas de segurança e teve o objetivo de esclarecer pedagogicamente a fim de evitar acidentes de trabalho.

 


Senge-RO mobiliza trabalhadores do setor elétrico

Em adesão massiva, os trabalhadores da CERON e  Eletronorte [Grupo Eletrobrás]  aderiram à greve nacional pelo pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) de 2014. O secretário-geral do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Rondônia (Senge-RO), José Ezequiel Ramos informou que, até o momento, os trabalhadores não receberam uma proposta formal da empresa. “Iremos manter a mobilização até que seja apresentada uma proposta justa aos trabalhadores. O grupo Eletrobrás é formado por empresas públicas, que deveriam usar a lógica do resultado, e não do índice meramente econômico pautado pelo lucro. O princípio de uma empresa pública é a contrapartida social”, disse o engenheiro Ezequiel.

 


Senge-RJ: Diretoria recebe estudantes que participaram de concurso cultural

 

A diretoria do Senge-RJ recebeu, na noite desta terça-feira (10), os alunos da Escola Estadual Jornalista Rodolfo Fernandes para uma apresentação. Os estudantes foram vencedores do concurso de redação promovido pelo Sindicato durante o período em que a exposição itinerante Engenheiro Rubens Paiva, presente! foi apresentada na escola, que fica na comunidade Pedreira, nos arredores do conjunto habitacional projetado pelo engenheiro e que leva o seu nome.

A aluna Juliana Victoria Soares de Souza, do 2º ano, escreveu um poema sobre o engenheiro. Vitória Cristina, Eric Douglas e Luan Oriente, também do 2º ano, contaram a história de Rubens Paiva em forma de música. Também estiveram presentes os alunos que realizaram uma apresentação de hip hop durante o encerramento da exposição, realizado na escola no dia 28 de maio. Os estudantes disseram estar ansiosos, mas bastante felizes em se apresentar no Sindicato.

Leia Mais AQUI


Artigo: Novo desvio de riqueza da Petrobras

 

Deparo-me com a notícia do jornal Folha de S. Paulo, de 26/5/2015, pertencente à mídia do capital: a Petrobras vai se desfazer de cinco áreas do Pré-Sal e uma do Pós-Sal. Sendo verdadeira a notícia, a Petrobras está claramente trabalhando com conceitos ultrapassados e, o que é pior, prejudiciais à nossa sociedade. A parcela da sociedade que conseguiu se desvencilhar dos canais tortos de informação, nossa mídia tradicional, sabe que o neoliberalismo leva à concentração de riqueza a quem já é rico, diminui a qualidade de vida da população e permite nossa exploração por forças externas, nos colocando como supridores de grãos e minérios para o mundo opulento.

Temos que reconhecer que estes grupos econômicos estrangeiros do petróleo nunca desistem. Levaram Getúlio ao suicídio, tentaram, junto a JK, financiar a construção de Brasília em troca do término do monopólio, conseguiram uma vitória parcial com os contratos de risco do Geisel, foram à vitória completa com FHC, sofreram um baque com os contratos de partilha de Lula e, agora, atuam na dubiedade do governo Dilma para, pelo menos, minimizarem o baque.

Continue lendo AQUI


Dica Cultural: Festival Varilux de Cinema Francês chega a 80 salas em todo o Brasil

 

A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014. Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público.

Confira as cidades e a programação AQUI