Informativo n. 1 | 22 de Julho de 2014

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Fisenge realiza última reunião do Conselho Deliberativo antes do 10º Congresso Nacional

de Sindicatos de Engenheiros

 

 

 

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) realizou, nos dias 18 e 19/7, a reunião do Conselho Deliberativo. Esta foi o último encontro antes do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que irá eleger a nova diretoria. O atual presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt foi saudado por presidentes de sindicatos e diretores pela gestão. “A nossa Federação tem 20 anos de história forjada na luta e o companheiro Bittencourt exerceu um mandato honrando essa história”, disse o secretário-geral da Fisenge, Clovis Nascimento. “Agradeço o apoio e o empenho de todas e todos na construção de mais um mandato, que teve como princípios o respeito à democracia interna, à transparência e à luta pelos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores”, destacou Bittencourt.  Leia mais.

 

 

Eletrobras e CNE se reúnem no Rio

 

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) irá se reunir, no dia 25/7, com a direção da Eletrobras para discutir um novo modelo de Participação de Lucros e Resultados (PLR). Um dia antes, o CNE se reúne com os dirigentes sindicais. A mudança na PLR entrou em pauta depois da extensa negociação que ocorreu este ano. A Eletrobras tinha afirmado que não tinha possibilidades de pagar o benefício diante do prejuízo gerado pela Lei 12.783/13. No entanto, os trabalhadores se mobilizaram para que o pagamento fosse realizado levando em conta metas operacionais e não financeiras. Após o pagamento, a Eletrobras se comprometeu a elaborar uma proposta que mude a maneira como a PLR é calculada. Essa proposta será apresentada no dia 25. Depois de inúmeras reuniões em Brasília e de uma audiência pública, os trabalhadores fizeram duas paralisações: uma de 24 horas, nos dias 24 e 25, e uma de 72 horas, nos dias 28, 29 e 30. Somente depois da mobilização dos trabalhadores é que a empresa se comprometeu a pagar o benefício.

 

 

Confira o jornal do Plebiscito Popular por uma Constituinte do Sistema Político

 

 

 

O Plebiscito Constituinte é um movimento que propõe uma consulta popular para a criação de uma assembleia constituinte para reforma do sistema político brasileiro. Algumas das críticas ao atual modelo, especialmente ao financiamento das campanhas eleitorais estão no site do movimento e no seu jornal online.  Clique aqui