.:. Informativo Fisenge nº 34 :: 10 de Julho / 2013 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo Fisenge nº 34 :: 10 de Julho / 2013 .:.

Ministro Gilberto Carvalho recebe Plataforma Operária e Camponesa

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 8, uma reunião entre a Plataforma Operária e Camponesa para Energia, os integrantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em Brasília. Os principais pontos da pauta foram: a anulação dos leilões de petróleo e hidrelétricas e a questão das terceirizações. A preocupação imediata é a Usina Três Irmãos, da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), cujo contrato está vencido desde novembro de 2011. A Cesp terá de entregar também à União as usinas localizadas no rio Paraná: Ilha Solteira e Jupiá, cujas concessões terminam em julho de 2015. De acordo com o integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Gilberto Cervinski mais de 11 hidrelétricas terão as concessões vencidas até 2015. “Muitas dessas hidrelétricas são antigas e já amortizadas, ou seja, têm capacidade de produzir energia com custo muito baixo. Por isso, é fundamental que não sejam entregues ao capital privado”, ressaltou. O representante da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Ulisses Kaniak também apontou que é imprescindível o debate sobre o modelo de concessões instaurado no Brasil. “Desde a década de 1990, com a sanção da lei das concessões, setores estratégicos da nação têm sido entregues e precisamos pautar na sociedade o modelo de concessão que queremos”, destacou.

Leia mais AQUI


 

Diretora da mulher participa da reunião nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas

Entre os dias 17 e 19 de junho, aconteceu a 2ª Reunião de Coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Química, no Crea-ES. A diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, coordenadora-adjunta do Espírito Santo na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas, esteve presente e comentou que foi um momento de discussão importante acerca do fortalecimento das modalidades. “Debatemos sobre o Manual de Engenharia Química e apontamento de Diretrizes para as Cartilhas de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Materiais; a revisão da Lei 5.194/66 para explicitar a inclusão da modalidade Engenharia Química junto ao Sistema Confea/Crea; e o sombreamento com outras áreas externas ao Sistema”, afirmou.

 

Leia a nota completa AQUI

 


 

Centrais sindicais e movimentos sociais dão coletiva de imprensa sobre ato unificado de hoje

 

Na segunda-feira, dia 9, aconteceu na sede da Fisenge, uma coletiva de imprensa  com as principais centrais sindicais e os movimentos sociais sobre o ato unificado de hoje, dia 11 em todo o Brasil. Estiveram presentes o jornal O Globo, rádio Tupi, Brasil de Fato, entre outros.  Promovido pelas principais centrais sindicais do país (CUT, CTB, Força, UGT, CSP/Conlutas, CGTB, CSB e NCST), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Dia Nacional de Lutas fará paralisações e manifestações em todo o país. O objetivo é pressionar o governo a destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos gabinetes dos ministérios e também construir e impulsionar a pauta que veio das ruas nas manifestações realizadas em todo o país dos últimos dias. “Este é um momento importante para contribuirmos na construção de um projeto político capaz de levar adiante reformas estruturais necessárias para as transformações da realidade brasileira. O exercício da democracia se dá nas ruas com participação ativa da população nas decisões”, destacou o presidente do Senge-RJ, Olímpio Santos.

 

Principais pautas:

 

  • Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
  • Fim do fator previdenciário;
  • 10% do PIB para a Educação;
  • 10% do Orçamento da União para a Saúde;
  • Transporte público e de qualidade;
  • Valorização das Aposentadorias;
  • Reforma Agrária;
  • Suspensão dos Leilões de Petróleo;
  • Contra o PL 4330, sobre Terceirização.
  • Reforma política e realização de plebiscito popular;
  • Reforma urbana;
  • Democratização dos meios de comunicação;
  • Pelos Direitos Humanos:
  • Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas;
  • Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
  • Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro;
  • Pela punição dos torturadores da ditadura.

 

 


Senge-RO promove 10º Congresso Estadual de Sindicatos de Engenheiros

 

Aconteceu, entre os dias 27 e 29 de junho, o 10º Congresso Estadual de Sindicatos de Engenheiros (Coesenge), em Rondônia. Como parte do encontro, foi realizado o Seminário de Formação Política e Sindical, com o professor Helder Molina.  De acordo com o diretor da Fisenge e do Senge-RO, José Ezequiel Ramos, este foi um momento importante de formação política e de interlocução com a categoria. “Discutimos o movimento sindical na engenharia com um recorte da atual conjuntura de mobilizações populares. Dentre as moções e propostas, destaco o setor elétrico, que vem sendo paulatinamente desmontado”, afirmou. Na abertura do encontro, dia 27, o diretor da Fisenge, Roberto Freire palestrou sobre “Engenharia e sindicalismo”. Freire fez uma reconstrução histórica do movimento sindical e da engenharia.  “Iniciei a palestra falando sobre a história e concepções da organização sindical dos engenheiros no Brasil, bem como sua estruturação e sua atuação atual”, destacou.  Durante o Coesenge, também foi realizada a palestra do professor Helder Molina, que fez uma análise histórico-política do contexto em que surgiu o capitalismo, para compreender o surgimento das lutas organizada dos trabalhadores, e delas o movimento operário, e depois os sindicatos. “Discutimos as concepções ideológicas que fundaram o movimento sindical, o papel dos anarco-sindicalistas, dos comunistas, dos socialistas e de outras correntes. Por fim, discutimos o surgimento dos novos movimentos sociais, do novo sindicalismo, das oposições vindas das ruas, das fábricas, das universidades, dos profissionais liberais, do mundo das artes e da música, e da juventude”, pontuou.

O material didático com textos de subsídios para estudo do tema pode ser baixado AQUI.


 

Senge-MG: Chapa única com 78 nomes é inscrita para disputar o pleito

Encerrado o prazo de inscrição no dia 2 de julho de 2013, apenas uma chapa foi inscrita para a eleição da nova Diretoria Executiva, Diretorias Regionais e Conselho Fiscal do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais. A chapa conta com 78 nomes e é liderada pelo atual presidente, engenheiro Raul Otávio da Silva Pereira. O edital com todos os nomes da chapa foi publicado hoje no jornal “Hoje em Dia” e o prazo para impugnações é de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da publicação do edital. As eleições serão realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de outubro de 2013, tendo início às 8h do dia 1º e terminando às 17h do dia 3 de outubro. O processo eleitoral será realizado pela internet.

Clique AQUI e veja o edital de composição da chapa.


 

 

Senge-VR: Engenheiros aceitam proposta de Acordo Coletivo 2013-2014  

O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (SENGE-VR) realizou nesta segunda-feira, dia 8, uma assembleia extraordinária com os trabalhadores da classe para votação do Acordo Coletivo 2013-2014. Após os esclarecimentos da diretoria, os funcionários aprovaram a proposta da CSN. A reunião aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) e mais de 100 engenheiros participaram do encontro.  

Leia mais AQUI


Seagro-SC: Seminário Unificado de Imprensa Sindical

A assessoria de comunicação e imprensa do SEAGRO-SC participou do 1º Seminário Unificado de Imprensa Sindical de Santa Catarina, realizado nos dias 04 e 05 de julho, em Florianópolis, uma realização conjunta do Sindprevs/SC, Sinasefe/SC, Sindaspi/SC, Sintrajusc e SEEB/Florianópolis. Júlio Rudman, da Rádio Nacional da República Argentina, expôs sua experiência na criação da Lei dos Meios. Os desafios do Sindicalismo e seus reflexos na comunicação sindical foi uma temática amplamente debatida nas mesas redondas. Narrativas de sucesso também foram apresentadas, como troca de experiências no intuito de esclarecer e apresentar alternativas para o êxito de inserções na mídia espontânea.

Leia mais AQUI


Metrô de Curitiba, uma questão de engenharia

Seminário promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) apresentou as contribuições do setor ao processo de discussão do projeto do metrô de Curitiba. O evento Metrô em Curitiba – Contribuições da Engenharia”, realizado em 26 de junho, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), reuniu especialistas que trataram de questões técnicas, sociais e políticas que impactam na implantação do modal de transporte de alta capacidade na capital paranaense. No link a seguir, acesse o vídeo e confira as entrevistas com os palestrantes e as avaliações do que se espera do projeto do metrô curitibano.

Acesse AQUI


Senge-BA promove palestra sobre Tarifa Zero e Mobilidade Sustentável

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia, em parceria com o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público e de Qualidade, realiza a palestra Tarifa Zero e Mobilidade Urbana Sustentável, no dia 12 de julho de 2013, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A palestra será ministrada pela deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP), ex-prefeita da cidade de São Paulo (1989 – 1993). Como prefeita, um dos carros-chefes da sua gestão foi a política de transporte coletivo da capital paulista, marcado pelo inovador projeto Tarifa Zero. Já como deputada, apresentou a Proposta de Emenda Constitucional – PEC na Câmara Federal para que o transporte público seja reconhecido como “direito social”. O evento vai contar ainda com a participação do Coordenador Nacional do MDT, arquiteto Nazareno Affonso Stanislau, do presidente do Senge BA, engº civil Ubiratan Félix, e do presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Civil da UFBA (D.A) e representante do Senge BA Estudante, Marcos Botelho.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site http://www.sengeba.org.br/

Total de Vagas: 240.

 


 

Brasil cobra esclarecimentos dos EUA sobre espionagem

O governo brasileiro pediu, nesse domingo (07), explicações dos EUA sobre a espionagem de cidadãos e empresas do país revelada no sábado (06) pelo jornal O Globo, com base em documentos vazados pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden, responsável por ceder informações sigilosas de programas de espionagem dos Estados Unidos à imprensa. O Ministério das Relações Exteriores já entrou em contato com o embaixador estadunidense no Brasil, Thomas Shannon, para cobrar esclarecimentos sobre o assunto e também pediu à embaixada brasileira em Washington para que fizesse o mesmo com o governo de Barack Obama. O governo federal também vai enviar uma moção à ONU pedindo por mais segurança cibernética, para evitar esse tipo de comportamento por parte de outros países.

Leia mais AQUI


 

20 anos de Fundação da Fisenge


 

 

Em 2002, Jornal da Fisenge: Não à Alca! Outro Brasil é possível.

 

Em 2002, mais de 10 milhões de pessoas disseram não à Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e os sindicatos filiados participaram ativamente contra a assinatura do tratado e pela construção do Plebiscito Nacional, que  aconteceu, entre os dias 1º e 7 de setembro, em todo o Brasil. A Área de Livre Comércio das Américas foi uma ideia lançada pelos Estados Unidos, em 1994, durante a realização da Cúpula das Américas, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, e assim formar uma área de livre de comércio para as Américas, até o final de 2005. Na prática, a Alca significaria o enfraquecimento da soberania nacional.