Imprensa internacional destaca remoções provocadas pela Copa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O jornal The New York Times destacou em matéria de capa da edição dessa segunda-feira (5) a situação das 170 mil pessoas ameaçadas de remoção forçada de suas casas em todo o Brasil por causa das obras ligadas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Os Comitês Populares da Copa já haviam alertado para essa situação no Dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Brasil. De acordo com essas organizações, que reúnem diversos movimentos sociais nas cidades-sede dos megaeventos esportivos, “as remoções representam um flagrante desrespeito à legislação e aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para a defesa dos direitos humanos no país”.

Nos últimos 16 meses, somente no Rio de Janeiro, que receberá tanto a Copa quanto as Olimpíadas, milhares de famílias já foram arbitrariamente removidas de suas casas.  Nesta terça-feira (6), membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) estão no Rio de Janeiro para monitorar as obras e realizaram uma reunião com o prefeito Eduardo Paes pela manhã. Na última visita do COI, em novembro de 2011, foi entregue pelo Comitê Popular Rio uma carta e um DVD com diversas denúncias, mas até agora não houve resposta adequada.

Outros órgãos da imprensa internacional, como o The Guardia, The Huffington Post, Al-Jazeera e El País, já denunciaram as remoções, assim como a Anistia Internacional e a própria relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik.

Fonte: Pulsar