História do Senge-ES celebrada no marco dos 35 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Fundado em 25/05/1981, o aniversário do Sindicato dos Engenheiros foi celebrado em todo o mês de maio. No dia 02 os engenheiro(a)s foram homenageados na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Já no dia 16, a trajetória e atuação do Sindicato dos Engenheiros foram apresentadas na Câmara de Cariacica (Grande Vitória). A cerimônia que marcou o fechamento das ações que celebram a trajetória sindical dos engenheiros e engenheiras foi realizada no dia 20/5 no Auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do ES –Santa Luiza (Vitória).

A solenidade foi marcada pela homenagem a lideranças do movimento sindical dos profissionais de engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia do Estado, pelo lançamento da revista que resgata a história do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo, bem como pela palestra “Inovação – O futuro Agora”.  A cerimônia foi pautada ainda por discursos de entidades educacionais e sindicais que possuem relação histórica com o Senge-ES.

Discursos

Em seu discurso, o presidente do Senge-ES, Ary Medina Sobrinho, frisou a necessidade de transparência e diálogo nas ações sindicais e deu destaque para bandeiras históricas da categoria, como a defesa de equidade de direitos entre profissionais do setor privado e público, que inclui o cumprimento do Salário Mínimo Profissional (Lei 4950-A).

 

Ary Medina ressaltou ainda a necessidade de renovação da união das forças sindicais em defesa dos trabalhadores. “Não poderíamos deixar passar em branco essa data dos 35 anos. Mas, não vemos o marco como uma festividade, tendo em vista as condições políticas que atravessamos hoje no Brasil. Teremos novamente que unir forças para buscar os empregos que perdemos. Uma luta que deve ter adesão dos sindicatos em favor das conquistas que já tivemos”, defendeu.

O ex-presidente da Fisenge, Crea-ES e Senge-ES, engenheiro Paulo Bubach, representou o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, Clovis Nascimento, na solenidade dos 35 anos do Sindicato dos Engenheiros. Bubach fez um apanhado da trajetória do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo, bem como da relação institucional histórica do Senge-ES com a Fisenge. Além disso, falou sobre a renovação de lutas dos trabalhadores ao longo das últimas décadas e nos tempos atuais. “Temos muito a desenvolver por condições justas de trabalho. O Sindicato tem papel importante. A organização sindical não tem período para acabar. Vai permanentemente se reciclar, mas é eterna”, avalia.

Já o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo, Helder Carnielli, elencou a importância do Sindicato dos Engenheiros na retomada da democratização brasileira e na história sindical do Estado do Espírito Santo. “O nascimento do Sindicato foi muito importante para traçar o rumo de democratização que avançou. Esses 35 anos não são pouca história. Quero parabenizar a todos”, falou.

O coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa também participou do marco dos 35 anos. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo falou da necessidade de aprimorar a engenharia de incêndio nos cursos de graduação tecnológica. “Quero dar os parabéns aos engenheiros e engenheiras. Que venham mais 35 anos pela frente”, disse.

Em sua fala, o reitor da Ufes, professor Reinaldo Centoducatte, destacou que as entidades sindicais são primordiais para regulação e discussão de pontos fundamentais ao mundo do trabalho e da democracia. “Nós que militamos na busca do conhecimento como forma de retornar para sociedade melhores condições para seu desenvolvimento, entendemos que a organização sindical é importante parte do caráter e formação de categorias”, avalia.

Após o lançamento da Revista dos 35 anos do Sindicato dos Engenheiros e da palestra “Inovação – O futuro Agora”, o Secretário Geral do Senge-ES, Rogério do Nascimento Ramos, fez a fala de encerramento. Rogério destacou a importância dos profissionais na construção da história do movimento sindical da área tecnológica. Reforçou que a trajetória do Senge-ES deixou legado tanto na formação de lideranças, quanto no amadurecimento de direitos da categoria. “Agradecemos aos companheiros que colaboraram com a história do Sindicato dos Engenheiros”, concluiu.

Fonte: Senge-ES