GRUPO ELETROBRÁS – SETOR ELÉTRICO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 25 de outubro, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) assinou o Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008, nas instalações da Eletronuclear, em Angra dos Reis (RJ). O acordo foi considerado pelo Coletivo um avanço nas reivindicações dos trabalhadores, especialmente na área econômica.

 

No dia anterior à assinatura do ACT, o CNE reuniu-se com a direção da Eletrobrás e apresentou suas posições sobre os temas PLR 2007, CCE-09 e 10, dentre outros. Sobre a PLR, o Coletivo afirmou a necessidade de distribuição igualitária em todas as empresas, sem limitações por parte do DEST, e criticaram o fato de que a discussão sempre acontece no final de ano, o que inviabiliza um debate mais aprofundado.

 

A discussão sobre a CCE-09 e 10 evidenciou que a direção da Eletrobrás não quer sua extinção. Sendo assim, o movimento deverá fortalecer as articulações junto aos deputados e senadores a fim de realizar uma audiência pública no Congresso. Também foi colocada a necessidade de intensificar a campanha pela extinção destas resoluções dentro das empresas.

 

Também foram discutidas a participação dos trabalhadores no Conselho de Administração, que está dependendo da resolução de uma pendência jurídica, a manutenção dos planos de saúde para os aposentados, que será debatida em grupos de trabalhos, e a reestruturação da gestão do Grupo Eletrobrás, que preocupa o CNE por conta da resolução 729/2007. A questão dos anistiados está dependendo do envio dos relatórios para a CEI por parte das comissões de cada empresa.