Greve na EPE: trabalhadores se manifestam em 3º dia de greve

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Categoria divulgará carta aberta hoje e fará mutirão de doação de sangue na quarta

Veja também: EPE contrata 27 em meio a greve dos trabalhadores

Os trabalhadores da EPE – Empresa de Pesquisa Energética se reuniram novamente na porta da empresa na manhã de hoje (06). Essa foi a terceira atividade realizada pela categoria desde a deflagração de greve por tempo indeterminado, que começou no dia 4 de novembro (quarta-feira). A mobilização de hoje contou com cerca de 150 pessoas. A partir das 10h, o grupo iniciou a discussão sobre os rumos do movimento grevista, as estratégias de diálogo com a sociedade e também a agenda de atividades para a semana seguinte.

Agamenon Oliveira, diretor do SENGE-RJ, avalia que a ampla adesão da categoria é um reflexo da forma com que ela vem sido tratada pela empresa ao longo de todo processo de negociação. A pauta de reivindicações foi entregue em abril, mas a EPE só começou a negociar em outubro. “O modo como a EPE está tratando o acordo é uma forma de desvalorização dos seus empregados. Querem empurrar um reajuste de 5%, sabendo que a inflação beira os 10% e só tende a crescer. A insatisfação leva ao estado de greve, com coesão e consciência dos trabalhadores de que não tem outra saída. A única forma que temos de obter um acordo satisfatório é através do nosso movimento. Todas as outras tentativas foram esgotadas.”

Durante a manifestação, uma comissão de trabalhadores apresentou uma proposta de carta aberta à sociedade. No texto, eles ressaltam a importância da EPE para a produção de conhecimento sobre energia a nível nacional e a importância da valorização dos profissionais nesse contexto. O documento será divulgado hoje, a partir das 18h, através da página do movimento no facebook.

Na próxima quarta-feira (11), 40 trabalhadores participarão de um mutirão de doação de sangue, em parceria com a Hemorio. Além de contribuir com os bancos de sangue da cidade, que precisam de muitas doações especialmente no final do ano, a ação tem como objetivo dar visibilidade à greve e às reivindicações da categoria.

O movimento já começa a repercutir na grande imprensa. Ontem, Agamenon Oliveira foi entrevistado pelo Canal da Energia e pelo jornal Estado de São Paulo.

Fonte: Senge-RJ