Greve dos trabalhadores da Companhia Energética de Brasília começa nesta terça

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Diante da inflexibilidade da direção da CEB, as/os trabalhadoras/es da Companhia Energética de Brasília paralisarão as atividades a partir da zero hora desta terça-feira (3/12). O movimento paredista, deflagrado no último dia 27 de novembro, iniciará com uma assembleia, às 9h, em frente à sede da empresa, no SIA.

Na última sexta-feira (29/11), os representantes da categoria chegaram a se reunir novamente com diretores da CEB, no intuito de solucionar o impasse entre as partes. Entretanto, segundo o diretor do STIU-DF – sindicato que representa a categoria – João Carlos Ferreira, que é funcionário da empresa, a conversa não avançou.

“A empresa não garantiu a permanência da cláusula que inibe demissão arbitrária, por exemplo. Isso já deixa todo mundo com ‘um pé atrás’, pois o que adianta fechar entendimento em outros pontos e depois poder realizar demissão em massa”, afirma João Carlos. Segundo ele, mesmo com a deflagração da greve, a categoria manteve a tentativa de construir entendimento, mas sem sucesso, já que a empresa insistiu na suposta justificativa de dificuldades financeiras.

“Entendemos o contexto de dificuldades geral, e a categoria tem mostrado maturidade quanto a isso, e por isso mesmo buscamos incessantemente negociar. Mas tudo tem limite. Vimos que a empresa não quis avançar nem mesmo em questões que não atingem o orçamento, como a da estabilidade do trabalhador, por exemplo”, explica João Carlos.

Para a diretora estadual da CUT Brasília e também dirigente do STIU-DF Fabíola Antezana, a unidade e a mobilização da categoria é essencial para garantir algum tipo de avanço. “Precisamos da luta conjunta e forte para não perdermos direitos históricos. É importante não só cruzarmos os braços, mas nos somarmos a todas as atividades que integrarão o calendário de greve dos funcionários da CEB”, diz a sindicalista.

O prazo de vigência do Acordo Coletivo de Trabalho dos funcionários da CEB encerrou no dia 30 de novembro, incluindo a prorrogação de 30 dias garantida pela categoria. Com a reforma trabalhista e o fim da ultratividade, que garantia a manutenção do acordo até a assinatura de um novo, os funcionários da CEB estão ainda mais vulneráveis aos ataques que visam à retirada de direitos.

Ataques

Durante o processo de negociação entre a CEB e os representantes da categoria, a empresa não só se contrapôs a garantir qualquer índice de reajuste salarial para a categoria como também retrocedeu em conquistas garantidas pelos trabalhadores há mais de uma década.

Um exemplo é o adicional de férias, que corresponde a 60% do salário do funcionário. Para a empresa, este adicional deverá ser reduzido a 1/3 do salário.

Entre os ataques, a empresa também quer retirar o tíquete natalino dos funcionários (R$ 1.300), acabar com o quinquênio (adicional de 5% sobre o salário a cada 5 anos trabalhados) e reduzir o valor do adicional de condutor.

Além disso, a empresa também impõe mudanças drásticas na liberação de dirigentes sindicais. “Atualmente, temos a garantia de 7 dirigentes liberados. A empresa quer que sejam apenas 3. E isso mostra que a intenção é também de inviabilizar a luta sindical”, avalia João Carlos Ferreira, dirigente do STIU-DF e funcionário da CEB.

Fonte: CUT Brasília