Governo pressiona pela privatização do saneamento e movimentos realizam Dia Nacional de Luta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O governo federal e os senadores da “ala privatista” articulam para a semana que vem a votação em plenário do PL 4162/2019. Na sessão do plenário virtual do Senado desta quinta-feira (18/6), o PL foi tema de debate, após anunciado pelo presidente Davi Alcolumbre que será pautado para 24 de junho (quarta-feira). Alcolumbre, ainda, informou que haverá reunião de líderes na segunda-feira (22/6), para definir o roteiro da votação. O Senador Tasso Jereissati (PSDB -CE) tem sido o porta-voz dos setores privados e tem pressionado de forma intensa a aprovação do PL.

Em defesa do saneamento público, 28 entidades de representação nacional e internacional se unem em Plenária Virtual, com objetivo de fortalecer a luta contra o PL 4162/19, que tramita no Senado.

A atividade marca o Dia Nacional de Lutas em Defesa do Saneamento Público, que acontece na próxima segunda-feira (22/6), e contará com a participação de trabalhadores(as), parlamentares, ativistas, acadêmicos e artistas. Parlamentares como Paulo Paim, Jacques Wagner, Joseildo Ramos, Afonso Florence e Gervásio Maia já confirmaram presença.

As entidades defendem que um projeto tão polêmico como esse não pode ser votado sem o devido debate junto à sociedade.

A Plenária Virtual será na segunda-feira (22 de junho), entre 15h e 18h, com transmissão pelo Facebook e Youtube: @fnucut, e com retransmissão pelo Facebook do ONDAS: ondas.observatorio.

CONFIRA AS ENTIDADES PARTICIPANTES:
FNU – Federação Nacional dos Urbanitários (organizadora); FENATEMA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (organizadora);. ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (organizadora); ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; ABM – Associação Brasileira de Municípios; AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento; ASA – Articulação Semiárido Brasileiro; ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento; APU  Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp; CMP – Central de Movimentos Populares; CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; CNM – Confederação Nacional de Municípios; CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários; CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores; CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil; CONSÓRCIO NORDESTE; CONTANGUAS – Confederación de Trabajadores y Trabajadoras de Agua, Saneamiento y Ambiente de las Américas; CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional; FISENGE – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros; FNP – Frente Nacional de Prefeitos; FNSA – Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental; ISP – Internacional de Serviços Públicos; MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens; MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: FNU