Governo do Rio de Janeiro homenageia engenheiro José Chacon de Assis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, homenagem a um de seus criadores

O engenheiro eletricista e ex-conselheiro federal José Chacon de Assis, falecido em julho, recebeu uma homenagem do governo do Estado do Rio de Janeiro. Desde o último dia 17 de outubro, seu nome passa a denominar a sede do Parque Estadual da Serra da Tiririca, no município de Niterói, sua cidade natal.

José Chacon de Assis era ambientalista com reconhecido trabalho em todo o estado do Rio de Janeiro, onde chegou, inclusive, a colaborar com a constituição estadual, no capítulo mio ambiente. Entre suas lutas nessa seara, esteve justamente a campanha pela criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, além da criação e implantação do Parque Municipal da Serra Grande. Também desenvolveu a campanha pelo tratamento de esgotos sanitários, denominada Amar o Mar e atuou na coordenação dos trabalhos sobre a Leio Orgânica e o Plano Diretor de Niterói e de São Gonçalo. Foi também coordenador nacional do Movimento da Cidadania pelas Águas. José Chacon de Asssis atuou em questões sociais, desde a Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, onde foi presidente do Diretório Acadêmico. 

Profissionalmente, atuou na Light Rio, na Companhia Siderúrgica Nacional, nas Centrais Elétricas do Sul do Brasil (Eletrosul) e ainda nas seguintes empresas e empreendimentos: Amazônia Mineração (Amza), Alumínio Brasileiro S.A (Albras), Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Bahia Sul – Celulose e Papel, Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira S.A e Companhia de Cervejaria. Nos últimos anos, atuava na área de perícias e avaliações, principalmente na área ambiental. Era vice-presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – Ibec.

Conselheiro Federal José Chacon de Assis: reconhecimento pela luta ambiental

Conselheiro Federal José Chacon de Assis: reconhecimento pela luta ambiental

No Sistema Confea/Crea, Chacon foi diretor e conselheiro do Crea-RJ, de 1994 a 1997, sendo eleito e reeleito presidente do Crea-RJ para mandatos entre 1997 a 2002.  Presidiu também a Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro. Foi conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro por vários mandatos, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro de 1980 a 1988, diretor e presidente da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos. Em 1º de janeiro de 2018, assumiu o mandato de conselheiro federal, tendo se destacado pela luta contra a privatização da Eletrobras, além de atuado junto ao Conselho de Comunicação e Marketing do Confea, Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e como coordenador da Comissão Temática de Estudos Socioambientais. Em agosto, durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Maceió, José Chacon de Assis foi homenageado pelo Sistema Confea/Crea.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea