Governo do Paraná adianta reforma da previdência dos servidores

Fachada Assembleia Legislativa do Paraná.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Fórum das Entidades Sindicais (FES) prepara resposta à Reforma da Previdência de Ratinho

Fachada Assembleia Legislativa do Paraná.

Foto: Josette Leprevost / Alep

Por Manoel Ramires/Senge-PR

A PEC Paralela que inclui estados e municípios na Reforma da Previdência nem havia sido aprovada no Senado e o governo do Paraná  já havia enviado proposta à Assembleia Legislativa do estado para incluir o funcionalismo nas novas regras. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019 e os projetos de lei 855 e 856 aumenta alíquotas, não prevê reajuste das aposentadorias e benefícios, e limita o valor da aposentadoria complementar. A medida é criticada pela oposição e sindicatos.

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) pediu vistas da proposta na CCJ e criticou o tratoraço. “Não existe regime de urgência para Proposta de Emenda à Constituição”, criticou. De relatoria do governista Hussein Brakri (PSD), o projeto passou na CCJ. O próximo passo é a criação de uma Comissão Especial para analisar a Reforma da Previdência estadual.

A previsão é de que após apresentadas emendas, a medida chegue a plenário no começo de dezembro com prazo de dez sessões para ser debatida. No entanto, o governo está querendo atropelar os prazos, segundo Veneri. “Se aprovada em plenário, deveria aguardar cinco sessões ordinárias para novo voto e o governo quer retirar, o que não é constitucional. Eu vejo que é muito difícil votar neste ano pelas regras normais”, enfatizou.

Na avaliação dos sindicatos, a Reforma de Ratinho é muito pior do que a de Bolsonaro. Além de taxar todo mundo com a mesma alíquota de 14%, ela não possui estudo dos impactos financeiros.

Indicativo de greve 

Os sindicatos organizados em torno do Fórum das Entidades Sindicais (FES) está organizando a possibilidade de greve contra a Reforma da Previdência de Ratinho. Os sindicatos devem marcar assembleias para autorizar a paralisação. Na avaliação das entidades, o Paraná não precisa desta reforma. Eles querem uma reunião com o governo, uma vez que não foram ouvidos. Também questionam as isenções fiscais de R$ 11 bilhões dadas pelo estado. Na avaliação do FES, um estado em dificuldade financeira não pode ficar abrindo mão de arrecadação. O Fórum quer saber quem são os beneficiados pelas isenções.