Governo cancela mais uma reunião com professores grevistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O governo federal cancelou a reunião que faria hoje (19) com o Sindicato dos Professores Universitários (Andes-SN) para discutir as reivindicações da categoria, que se encontra greve desde o dia 17 de maio. Já são 55 universidades paradas no país.

Esta não é a primeira vez que o governo desmarca uma reunião para negociar com os professores. O encontro que estava marcado para a semana passada também foi desmarcado. Segundo declarou a presidenta do Andes, Marina Barbosa, essa postura demonstra uma incapacidade por parte do governo em lidar com o conflito.

A Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP) argumentou que não houve condições de organizar a reunião com toda a equipe do governo para que fossem discutidas as propostas e os impactos financeiros dela para 2013. A dificuldade, segundo informou a SRT, se deu por conta da Rio +20.

A presidenta do Andes disse que esta postura irá gerar uma reação na base já que “mais uma vez o governo não cumpre os prazos por ele mesmo estipulados”. Para ela, o fato de o governo ainda não ter uma proposta para apresentar ao movimento é um absurdo tendo em vista que o movimento já vem colocando esta discussão antes mesmo de a greve começar.

A principal reivindicação dos professores é a reestruturação da carreira docente e a questão da infraestrutura das universidades. Além de professores, técnicos administrativos também entraram em greve.

Fonte: Agência Pulsar