Cada vez mais, a participação das mulheres na engenharia tem aumentado, quebrando paradigmas e a hegemonia, numa profissão que historicamente foi predominantemente masculina. O protagonismo da mulher na engenharia tem tido destaque em todas as áreas, dando visibilidade à participação da mulher engenheira, como a Diretora Nacional da Mutua, única mulher na direção, a engenheira Giucelia Figueiredo. Ela ressalta a importância desse recorte de gênero, pois mostra que lugar de mulher é onde ela quiser.
“A mulher engenheira já não precisa mostrar que tem competência, isso já está comprovado e essa etapa já está superada. A ocupação nos espaços de decisão nas áreas tecnológicas pelas mulheres é um fato, mas vários desafios ainda temos pela frente, porque a cultura machista ainda predomina no ambiente e no mercado de trabalho. Precisamos de mais ocupação dos espaços de decisão, enfim, muitas conquistas, mas também, muito desafios a serem enfrentados. O processo de conscientização da sociedade é fundamental para que a equidade de gênero seja alcançada”, ressalta Giucelia Figueiredo.
O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado nesta sexta-feira (23), foi criado no ano de 2014 pela organização britânica Women’s Engineering Society. A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.
Fonte: ParlamentoPB